.
Santo do dia 11 de outubro: Santo Alexandre Sauli

Santo do dia 11 de outubro: Santo Alexandre Sauli

O Santo do Dia 11 de outubro foi um homem que se entregou com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação. Hoje conhecemos a história de testemunho de fé de Santo Alexandre Sauli.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 11 de outubro

santo do dia 11 de outubro

Santo Alexandre Sauli nasceu no ano de 1530 na cidade de Milão, na Itália. O santo do dia de hoje foi cumulado desde sua infância com as mais abundantes bênçãos do Senhor. Ele se consagrou sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas.

O santo do dia 11 de outubro mortificou seu corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias. Nem mesmo o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Paiva fez com que o santo abandonasse o ministério da Palavra e do Confessionário.

Sob a direção espiritual de Santo Alexandre Sauli. comunidades inteiras se colocaram. Elas queriam poder aprender com aquele abalizado mestre os meios para se chegar à perfeição.

Santo Alexandre Sauli não chegava a ter 32 anos de idade quando foi escolhido por eleição como Superior Geral da Ordem. Sua capacidade para desempenhar aquele cargo recebido deu novo esplendor para aquele instituto. Então, no ano de 1570, o Papa Pio V nomeou o santo do dia de hoje como Bispo da Igreja de Aléria, no ano de 1570, na Ilha de Córsega.

Apenas sagrado por São Carlos Borromeo, o novo bispo, junto de três padres, partiu de sua Ordem para o rebanho ao qual o Senhor havia lhe confiado. Quando chegaram em Aléria, o santo do dia 11 de outubro encontrou na diocese muitas dificuldades. Ele teve que cortar os abusos, fundar igrejas, abolir costumes escandalosos, e levantar igrejas que estavam em ruínas, além de prover à decência do culto. Santo Alexandre Sauli também precisou estabelecer colégios e fundar seminários nos quais pudesse formar a juventude.

Mesmo com seus constantes trabalhos, Santo Alexandre Sauli não deixou de lado seus jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Além disso, mesmo tendo poucos rendimentos, o Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.

Ele era tão venerado em Córsega que as cidades de Trotona e de Gênova pediram que ele fosse seu pastor, mas o santo do dia não queria deixar sua primeira diocese, pela qual tinha grande afeição. Mas no ano de 1591 Santo Alexandre Sauli precisou obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia.

O santo adoeceu gravemente pouco tempo depois, e veio a falecer no dia 11 de outubro do ano de 1592.


Leia também: Santo do dia 12 de outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida


Oração para o santo do dia

Com fé hoje repetimos a oração para Santo Alexandre Sauli:

Santo Alexandre Sauli, o tempo passou, mas vosso nome permaneceu entre nós, porque tivestes a graça, e a ela correspondestes, de escolher a melhor parte que jamais lhe será tirada. Hoje, mesmo na imensa alegria dos eleitos, sabeis que nosso mundo se encontra decadente e o mal avassala em todos os ambientes. Olhai benignamente os que sofrem a descrença e a desilusão causadas até mesmo por alguns que se dizem cristãos, mas que se comportam como pagãos que não conhecem a Deus. Olhai por todo o clero; pelos nossos sacerdotes, bispos e cardeais; pelo nosso santo Papa e nossos seminaristas. Dispensai vossos cuidados a todos os que se encontram na missão de levar o Evangelho ao mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


Leia também: Santo do dia 13 de outubro: Beata Alexandrina Maria da Costa


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: