.
Santo do dia 11 de dezembro: São Dâmaso

Santo do dia 11 de dezembro: São Dâmaso

O Santo do Dia 11 de dezembro foi um homem paciente, mas que não se permitia a mediocridade. Ele soube ligar todas as Igrejas à Sé apostólica e conseguiu do poder civil o maior respeito.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 11 de dezembro

santo do dia 11 de dezembro

São Dâmaso, santo do dia 11 de dezembro, ocupou a Sé de Roma de 366 a 384. Ele era natural, ou originário apenas, da antiga Hispânica. No Livro Pontifical ele é dado como hispanus.

Tanto o pai e ao menos uma irmã do santo, Santa Irene, também viveram em Roma. Lá o santo do dia de hoje erigiu uma Basílica para São Lourenço, que recebeu o cognome de in Damaso.

A época vivida por São Dâmaso era de grande agitação para a Igreja. Durante o tempo de seu Pontificado, Santo Ambrósio e São Jerônimo dedicaram sua inteligência ao serviço da Igreja.

Santo do dia de hoje, enquanto Papa São Dâmaso quase extinguiu a heresia do Arianismo. Além disso, ele fez tudo que era possível pela unidade da Igreja.

Papa Santo Dâmaso é lembrado também por sua presença no II Concílio Ecumênico, no qual houve a definição dogmática sobre a Divindade do Espírito Santo.

O santo deste dia ficou conhecido como o “Papa das Catacuumbas”, pois ele foi responsável pela zelosa restauração das catacumbas dos mártires.

O mais notável Papa do século IV, São Dâmaso partiu para o céu em 384. Em sua catacumba há uma longa inscrição: “Aqui eu, Dâmaso, desejaria mandar sepultar os meus restos, mas tenho medo de perturbar as piedosas cinzas dos santos”.


Leia também: Santo do dia 12 de dezembro: Nossa Senhora de Guadalupe


Oração para o santo do dia

Hoje voltamos nossas orações ao padroeiro dos arqueologistas, o notável Papa do século IV, São Dâmaso. Com fé celebramos sua memória e seu grande amor pela vossa Igreja. Com fé repetimos a oração para o santo do dia e pedimos que ele interceda por nós:

Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé, de um mesmo sentimento de esperança e de serviço, recebidos como herança de nossos primeiros pais, os apóstolos. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado. Amém.


Leia também: Santo do dia 13 de dezembro: Santa Luzia


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.