.
Santo do dia 09 de agosto: Santa Teresa Benedita da Cruz

Santo do dia 09 de agosto: Santa Teresa Benedita da Cruz

Também conhecida como Edith Stein, Santa Teresa Benedeita da Cruz é quem representa o Santo do Dia 09 de agosto. Assim como Santa Catarina de Sena e Santa Brígida, ela é considerada uma das “Patronas da Europa”.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 09 de agosto

santo do dia 09 de agosto

A santa que representa o santo do dia de hoje foi a última em uma família de 11 filhos. Santa Teresa Benedita da Cruz nasceu em 12 de outubro de 1891 em Breslau, na Alemanha, em um dia em que sua família celebrava o Dia da Expiação, que é uma grande festa judaica. Foi por este motivo que ela sempre foi a filha predileta de sua mãe.

O pai de Santa Teresa Benedita da Cruz era comerciante de madeiras. Ele faleceu quando ela não tinha completado nem ao menos 2 anos de idade. Sua mãe, uma mulher muito religiosa, voluntariosa e solícita, foi quem teve que assumir o cuidado de toda a família. Infelizmente, ela não conseguiu com que todos os seus filhos tivessem a fé viva. Stein, representante do santo do dia 09 de agosto, perdeu a fé “Com plena consciência e por livre eleição”, como ela afirmou depois.

Santa Teresa Benedita da Cruz dedicou-se a uma vida de estudos de Filosofia na Universidade de Breslau. Fez isso até o ano de 1921, quando a santa visitou um casal convertido ao Evangelho. Foi na biblioteca deles que ela encontrou a autobiografia de Santa Teresa de Ávila, livro que leu durante toda a noite. Segundo ela, quando fechou o livro disse a si própria que aquela era a verdade.

Em janeiro de 1922 Edith Stein foi batizada. Em 02 de fevereiro do mesmo ano, a santa que representa o santo do dia de hoje foi crismada pelo Bispo de Espira. Já no ano de 1932 a ela foi atribuída uma cátedra em uma instituição católica, na qual desenvolveu sua própria antropologia, encontrando assim um modo de unir fé e ciência.

No ano de 1933 a noite se fechou sobre a Alemanha. Santa Teresa Benedita da Cru teve de deixar a docência e declarou que ela tinha se tornado uma estrangeira em seu mundo. No dia 14 de outubro do mesmo ano, a santa entrou no Mosteiro das Carmelitas de Colônia. Foi lá que adotou o nome de Teresa Benedita da Cruz e deixou de ser chamada de Edith Stein.

Após cinco anos, ela fez sua profissão perpétua. Da Alemanha, a santa foi transferida para a Holanda, junto de sua irmã Rosa, que também foi batizada na Igreja Católica e prestava serviço no mesmo convento.

Durante este período do regime nazista, os Bispos católicos dos Países Baixos fizeram um comunicado contra as deportações dos judeus. Mas em represália a este comunicado, a Gestapo invadiu o convento e prendeu Santa Teresa e sua irmã. Elas foram levadas para o campo de concentração de Westerbok.

Em 07 de agosto, ao lado de sua irmã e de um grupo formado por 985 judeus, ela partiu para Auschwitz. No dia 09 de agosto ela morreu em uma das câmaras de gás e depois teve seu corpo queimado. Foi por meio do martírio que ela recebeu a coroa da glória eterna no Céu.

Santa Teresa Benedita da Cruz foi beatificada em maio de 1987 e canonizada 11 anos depois, no dia 11 de outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II.


Leia também: Santo do dia 10 de agosto: São Lourenço


Oração para o santo do dia

Existem três orações feitas para Santa Teresa Benedita da Cruz, que representa o santo do dia. Escolha a que mais representa suas preces para hoje e repita com fé:

Oração nº 1

Amada Santa Teresa Benedita da Cruz

Filha do Dia do Perdão

Mártir de Auschiwitz

Mestra da Igreja.

Abraçadora da Cruz com um amor como o de Cristo,

Descendente de Abraão,

Filha de Nossa Senhora do Monte Carmelo,

Tu que profundamente goza nos corações do Messias e de sua Mãe,

Por favor intercede por mim.

Oração nº 2

Oh Deus, se é tua Vontade,

Permite que Santa Teresa Benedita da Cruz,

Que acreditou em seu Filho em vida e o seguiu até a morte por martírio,

Intercede por mim nesta petição

(mencionar aqui a petição).

Te pedimos em nome de Jesus Cristo Nosso Senhor,

Amém!

Oração nº 3

Senhor, Deus de nossos pais,

Tu conduziste a Santa Teresa Benedita

à plenitude da ciência da Cruz

ao momento de seu martírio.

Enche-nos com o mesmo conhecimento;

e, por sua intercessão,

permite-nos sempre seguir em busca de ti, que és a suprema Verdade,

e permanecer fiéis até a morte

à aliança de amor ratificada pelo sangue de teu Filho

pela salvação de todos os homens e mulheres.

Te pedimos por nosso Senhor, Amém!


Leia também: Santo do dia 11 de agosto: Santa Clara


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!