.
Santo do dia 08 de agosto: São Domingos de Gusmão

Santo do dia 08 de agosto: São Domingos de Gusmão

Hoje voltamos nossos corações para a história de um santo homem que durante sua vida não fez nada além de iluminar o seu tempo e a Igreja por meio da Luz do Evangelho. Celebramos assim a vida de testemunho do Santo do Dia 08 de agosto, São Domingos de Gusmão.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 08 de agosto

santo do dia 08 de agosto

São Domingos de Gusmão, santo do dia de hoje, marcou o século XIII ao lado de São Francisco de Assis. Sua santidade vivida na mendicância e também no total abandono em Deus e desapego das coisas materiais é lembrada hoje.

O santo do dia 08 de agosto nasceu no ano de 1170 em Caleruega, na Castela Velha, na Espanha. Ele pertencia à alta linhagem da família Gusmão. O pai de São Domingos de Gusmão era Félix de Gusmão, que pretendia levá-lo para o caminho das armas. Mas ele preferia sempre andar com Joana de Aza, sua mãe, uma grande esmoler, assim como com os clérigos e monges.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Certa vez, antes do santo do dia de hoje nascer, sua mãe teve um sonho. Ela via um cão que carregava em uma tocha acesa e esta irradiava uma grande luz sobre o mundo. Aquilo havia sido mais do que um sonho, foi uma profecia. São Domingos de Gusmão era um homem de estatura mediana, rosto bonito e corado, corpo esguio, cabelos e barbas avermelhados, olhos belos e luminosos e o que fez em sua vida foi iluminar o seu tempo e a Igreja com a Luz do Evangelho. Ele fez isso após se desapegar de si e das coisas a ponto de se desfazer de todos os seus ricos livros e usar o dinheiro para comprar comida para os famintos.

O santo do dia 08 de agosto será sempre lembrado como um homem de penitência, oração e de amor à Palavra de Deus. Ele acolheu seu chamado ao sacerdócio e também ao ordenado, e no ano de 1203 em Osma, ele foi nomeado cônego.

No ano de 1204, São Domingos de Gusmão fez uma peregrinação até Roma, onde foi com o objetivo de obter do Papa licença para poder evangelizar os bárbaros da Germânia. Contudo, o Papa Inocêncio III orientou São Domingos para que fizesse a conversão dos Albigenses que infestavam todo o sul do continente francês espalhando suas heresias. Assim sendo, o santo fez daquela região da França o seu principal campo de ação.

Por muitas vezes, os hereges que se deparavam com a verdadeira pobreza evangélica daquele homem santo acabavam por aderir à Verdade.

Aos 51 anos de idade São Domingos de Gusmão entrou no Céu. Em 1234 ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX.


Leia também: Santo do dia 09 de agosto: Santa Teresa Benedita da Cruz


Oração para o santo do dia

Com fé, repetimos:

Ó São Domingos, zeloso pregador do Evangelho, que sempre foste sensível diante das misérias alheias, estende até nós as promessas que fizeste aos que choravam e passavam por dificuldades, de ajudar-nos lá dos céus com tuas preces.

Ó Deus, que fizestes resplandecer a Vossa Igreja com a obra da pregação de vosso servo São Domingos, concedeis a todos os homens os bens necessários para viverem dignamente, mas sobretudo, abundância de bens espirituais.

Amém.


Leia também: Santo do dia 10 de agosto: São Lourenço


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: