.
Santo do dia 05 de setembro: Santa Teresa de Calcutá

Santo do dia 05 de setembro: Santa Teresa de Calcutá

Muito há para se falar sobre a figura que representa o Santo do Dia 05 de setembro. Santa Teresa de Calcutá, muito conhecida como Madre Teresa de Calcutá, deu testemunho de fé e afirmou que tinha a clareza de sua missão: dedicar toda a sua vida para ajudar aos mais pobres dos pobres.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 05 de setembro

santo do dia 05 de setembro

Santa Teresa de Calcutá, santo do dia de hoje, nasceu no dia 27 de agosto do ano de 1910 em Skopje, na Albânia. Ela foi batizada um dia após seu nascimento.

A santa fazia parte de uma família pertencente à minoria albanesa que morava no sul da antiga Iugoslávia. Seu nome de nascimento era Agnes Gonxha Bojaxhiu.

Não há muita informação sobre a infância, adolescência e juventude de Madre Teresa de Calcutá, pois ela não tinha o costume de falar sobre ela mesma. O que se sabe é que aos dezoito anos de idade ela percebeu o seu chamado para se consagrar totalmente ao Senhor na vida religiosa.

Com o consentimento de seus pais e indicação do sacerdote que a orientava, a santa ingressou no dia 29 de setembro de 1928 na Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, localizada na Irlanda.

O sonho da santa do dia de hoje no entanto era realizar o trabalho missionário com os pobres na Índia. Suas superioras eram cientes disso e assim a enviaram para fazer o noviciado já no campo do apostolado. Foi desta forma que Agnes partiu então para a Índia no dia 24 de maio de 1931. Ela fez então a profissão religiosa e passou a se chamar Teresa, como é lembrada até os dias de hoje.

Santa Teresa foi transferida para Calcutá e lá seguiu a carreira de docente. Ela era cercada pelas meninas vinda das famílias mais tradicionais da região, mas ao se impressionava mesmo era com o que via ao sair às ruas. Eram bairros pobres repletos de crianças, mulheres e idosos que tinham a vida cercada pela miséria, pela fome e pelas diversas doenças da região na época.

Sabe-se que com o auxílio do Arcebispo de Calcutá e de sua madre superiora, a santa saiu de sua antiga congregação para então dar início a seu trabalho missionário na região. Ela começou a reunir um grupo formado por cinco crianças de um bairro pobre e lá os ensinava em uma escola improvisada. Pouca a pouco seu grupo foi crescendo, chegando a cerca de cinquenta crianças.

O início de sua vida missionária foi muito desafiador e exigente, mas Nosso Senhor foi abençoando a obra e aos poucos as vocações começaram a surgir entre as alunas.

No ano de 1979 Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prêmio Nobel da Paz. No mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebeu em audiência privada e a tornou sua melhor “embaixadora” em todas as nações, fóruns e assembleias de todo o mundo.

No dia 05 de setembro de 1997, a santa partiu para o encontro com nosso Senhor. Sua despedida atraiu e comoveu milhares de fiéis em todo o mundo.

No dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões, o Papa João Paulo II a beatificou e no dia 04 de setembro de 2016 ela foi canonizada por Papa Francisco.


Leia também: Santo do dia 06 de setembro: Santo Eleutério


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia, hoje repetimos a oração de Madre Teresa de Calcutá:

Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.

Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água.

Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.

Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo.

Quando minha cruz parecer pesada, deixai-me compartilhar a cruz do outro.

Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado.

Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos.

Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.

Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.

Quando sentir necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha.

Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender.

Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa.

Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje.

Dai-lhes, através de nossas mãos, o pão de cada dia, e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria.


Leia também: Santo do dia 07 de setembro: Beato Vicente de Santo Antônio


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: