.
Santo do dia 04 de janeiro: Santa Ângela de Foligno

Santo do dia 04 de janeiro: Santa Ângela de Foligno

O Santo do Dia 04 de janeiro é na verdade Santa Ângela de Foligno. Italiana, nascida em Foligno, próximo à Roma, em uma família muito abastada, nobre, rica e sem religião, Ângela não vivia o amor de Deus. Ela cresceu em um ambiente indiferente à Igreja e à palavra do Senhor.

Casou-se, teve muitos filhos, mas tanto seu marido quanto seus descendentes faleceram, fazendo que seu coração sofre-se muito. Antes de descobrir o caminho de Deus, ela entregou-se a muitas festas e deixou-se levar pelas vaidades, o que a afastava mais e mais do Senhor e de si mesma.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 04 de janeiro: Santa Ângela

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >
Um dia Santa Ângela sentiu o toque de misericórdia de Deus, o que tocou seu vazio existencial. Foi neste momento que ela decidiu recorrer à Virgem Maria e buscar o sacramento da reconciliação.
A esta altura, ela já tinha 40 anos e então se abriu para começar um processo que se chama conversão.

Santa Ângela, antes de ser o santo do dia (ou santa), fez uma peregrinação a Assis, onde teve uma grande e profunda experiência com o amor do Senhor, nosso Deus. Foi então que ela decidiu doar todos os seus bens materiais aos pobres e entrou para a família franciscana na terceira ordem. Viveu então uma vida reclusa e sempre saía para peregrinações em Assis.

Ela passou então a ser sinônimo de caridade e oração. Santa Ângela, símbolo santo do dia 04 de janeiro, chegou a desenvolver uma mística própria, que era baseada em revelações feitas a si pelo próprio Jesus Cristo. Ela deixou escritos preciosos sobre a mística cristã do sofrimento de Cristo. Em sua imagem é possível se perceber diversos símbolos que conta sua história.

Símbolos

A imagem de Santa Ângela carrega um véu cujo exterior é marrom escuro, o que simboliza sua morte para as coisas mundanas. Isso porque após seu encontro com Deus, ela deixou de lado todas as futilidades e passou a viver para servir ao próximo. Já o interior de seu véu carrega a cor branca, que simboliza a pureza de coração que a Santa buscou com muita sinceridade após sua conversão. Muitas vezes ela foi tentada contra sua pureza, mas aprendeu que sofrer a tentação não é pecado. Pecado é ceder a estas tentações.

Seu manto marrom simboliza humildade. Sua túnica marrom clara é símbolo da pobreza física e espiritual. Já seu cordão (ou cinto), feito de corda, com seus nós, simboliza os votos feitos por ela – de pobreza, obediência e de castidade. A cruz carregada pela imagem na mão direita tem dois significados importantes. Foi aos pés da cruz, rezando em frente à imagem de Jesus Cristo crucificado que ela santificou sua viuvez. Além disso, em alguns dos seus momentos de profunda oração, Santa Ângela sentia em seu corpo as dores da Paixão de Cristo.

Santa Ângela também carrega, na mão esquerda, um livro. Ele simboliza todos os escritos que deixou, que foram capazes de iluminar e orientar a vida de muitas pessoas.
Já seu olhar, dirigido para o chão, é o símbolo de seu desprezo pelas coisas terrenas, pelas futilidades. Além disso, simboliza sua desilusão pelas coisas deste mundo e a descoberta do sentido de sua vida, que é uma caminhada para o céu.

Leia também: Santo do dia 05 de janeiro: São João Nepomuceno Neumann.


Oração para Santa Ângela

Se você quiser rezar para o santo do dia 04 de janeiro, conheça abaixo a prece para Santa Ângela de Foligno. Repita as palavras com fé para pedir sua ajuda.

Ó Deus, Pai e Senhor nosso, a experiência de Santa Ângela nos ensina o quanto é agradável a Vós a conversão sincera dos corações ao evangelho.
Queremos deixar tudo o que em nossa vida é injustiça e egoísmo, a fim de conhecer-Vos melhor e servir-Vos através de nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados.
Santa Ângela, rogai por nós. Que assim seja,
Amém

Leia também: Santo do dia 06 de janeiro: São Carlo de Sezze.
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!