.
Santo do dia 04 de dezembro: São João Damasceno

Santo do dia 04 de dezembro: São João Damasceno

O Santo do Dia 04 de dezembro atuou com seus escritos na defesa da Igreja, principalmente contra os iconoclastas, que condenavam o uso de imagens nas Igrejas. Hoje nos voltamos para a história de São João Damasceno e sua poderosa oração.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 04 de dezembro

santo do dia 04 de dezembro

São João Damasceno foi um santo Padre e Doutor da Igreja de Cristo. Santo do dia de hoje, ele nasceu em Damasco, na Síria, no ano de 675 d.C., um período da história em que o Cristianismo tinha uma certa liberdade. Tanto era assim que o pai deste santo era muito cristão, além de amigo dos Sarracenos, que naquele período eram considerados senhores do país.

A estima pelo pai se estendia também ao filho, santo do dia 04 de dezembro.Os raros talentos de São João Damascenos e merecimentos que ele possuía fizeram com que Califa o distinguisse com sua confiança a ponto de chegar a nomeá-lo prefeito (mansur) de sua cidade, Damasco.

Ainda jovem, São João Damasceno era ajudante de seu pai e assim tinha muitos privilégios financeiros. Ainda assim, nele cresceu o amor ao Cristo pobre e o santo passou a dar atenção a Palavra que mostra a dificuldade dos ricos (apegados ao dinheiro) de entrar no Reino dos Céus. Foi por isso, em um impulso de santidade, que o santo do dia de hoje renunciou a suas riquezas materiais dando seus bens aos pobres. Ele preferiu a partir dali ter uma vida de maus tratos do que se entregar às “delícias venenosas” do pecado.

Então São João Damasceno decidiu se retirar para um convento próximo de Jerusalém. Ele foi para São Sabas e no convento passou a viver na humildade, alegria e na caridade.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

São João Damasceno deixou inúmeras obras escritas nas quais tratou diversos assuntos sobre teologia, apologética, dogmática e outros campos. Por meio de seu legado tornou-se digno do título de Doutor da Igreja.

Certa vez, os hereges prenderam o santo e cortaram sua mão direita para que ele não pudesse mais escrever. Mas isso não parou o santo, que foi curado por intervenção de Nossa Senhora. O amor de São João Damasceno pela Mãe de Jesus era tão concreto que foi ele quem tornou presente a doutrina sobre a Imaculada Conceição, Virgindade perpétua, Maternidade divina e Assunção de corpo e alma de Maria.

Quase centenário, o santo faleceu no ano de 749 e foi declarado Doutor da Igreja em 1890 pelo Papa Leão XIII.


Leia também: Santo do dia 05 de dezembro: São Martinho de Dume


Oração para o santo do dia

Com fé hoje repetimos a oração para São João Damasceno:

Meu Senhor, por intercessão de São João Damasceno, eu Vos peço maior zelo à Vossa Doutrina, à Vossa Igreja, aos Vossos Mandamentos, enfim a tudo que é sagrado para os cristãos. Concedei-me o dom da piedade, para que eu possa adorar-Vos com devoção e aos Vossos Santos e Santas honrar e imitá-los em seus testemunhos de vida. Amém


Leia também: Santo do dia 06 de dezembro: São Nicolau


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: