.
Santo do dia 03 de outubro: Protomártires do Brasil

Santo do dia 03 de outubro: Protomártires do Brasil

Nesta data, ao falarmos do Santo do Dia 03 de outubro, nos colocamos a relembrar os Protomártires do Brasil. Eles foram missionários e leigos que foram martirizados por sua fé em Cunhaú e Uruaçu.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 03 de outubro

santo do dia 3 de outubro

A história do santo do dia de hoje começa dentro da conturbada invasão dos holandeses no nordeste de nosso país. Ali foram presenciados dois martírios coletivos, o de Cunhaú e o de Uruaçu. Eles aconteceram no ano de 1645 e tiveram também como martíres o Padre André de Soveral e Domingos de Carvalho, em Cunhaú, e o Padre Ambrósio Francisco Ferro e Mateus Moreira, em Uruaçu, entre muitos outros.

Nesta época o Engenho de Cunhaú, que era principal pólo econômico da Capitania do Rio Grande (atual estado do Rio Grande do Norte), contava com uma fervorosa mas pequena comunidade que era composta por setenta pessoas. Elas estavam sob os cuidados de Pe André de Soveral. Então, no dia 15 de julho chegou na cidade Jacó Rabe, que trazia com ele seus liderados, os tapuias, além de alguns potiguares e soldados holandeses.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Jacó Rabe tinha fama por seus saques e desmandos, sempre deixando rastros de destruição pelos locais por onde passava. Ele disse então que estava em uma missão oficial do Supremo Conselho Holandês do Recife e convocou a população para ouvir as ordens do Conselho após a missa do dia seguinte. Então, após a elevação da hóstia e do cálice ele fez um sinal e as portas da Igreja foram fechadas, danos-e início a uma terrível carnificina. Em oração, os fiéis foram tomados de surpresa e estava totalmente indefesos, sendo assim covardemente atacados e mortos.

A notícia sobre o massacre então se espalhou por todo o Rio Grande e também pelas capitanias vizinhas, e mesmo que se suspeitasse da conivência do governo holandês sobre tal ato, alguns moradores influentes chegaram a pedir asilo ao comandante da Fortaleza dos Reis Magos. Pe Ambrósio Francisco Ferro, Antônio Vilela, o Moço, Francisco de Bastos, Diego Pereira e José do Porto foram assim recebidos como hóspedes.

Enquanto isso, o covarde Jacó Rabe prosseguia com seus crimes em várias localidades do Rio Grande e da Paraíba. No dia 02 de outubro chegou ordens para se matar todos os moradores de Uruaçu e isso foi feito.

No dia 05 de março de 2000, no Vaticano, o Papa João Paulo II beatificou 30 prótomartires brasileiros, sendo destes 2 sacerdotes e 28 leigos.


Leia também: Santo do dia 04 de outubro: São Francisco de Assis


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de repetimos com fé:

Senhor Jesus Cristo o vosso sangue derramado na cruz tornou-se a fonte sagrada que regou o testemunho dos mártires Brasileiros, mortos pela fé, nos primórdios de nossa evangelização.

Fazei que os bem-aventurados André de Soveral e Ambrosio Ferro, sacerdotes, Mateus Moreira e seus vinte sete Companheiros.

Sejam reconhecidos como Santos pela Igreja, para vossa maior glória e o fortalecimento de nossa fé.

Por sua intercessão, pedimos esta graça… (pausa) Por Cristo nosso Senhor. Amém!


Leia também: Santo do dia 05 de outubro: Santa Maria Faustina Kowalska


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: