.
Santo do dia 02 de novembro: Comemoração dos Fiéis Defuntos

Santo do dia 02 de novembro: Comemoração dos Fiéis Defuntos

Esta não é uma data de tristeza e nem mesmo de lamúrias. Ao falarmos do Santo do Dia 02 de novembro não nos voltamos a imagem de um único fiel, mas voltamos nossas energias para transformar a saudade que sentimos em forças de intercessão pelos fiéis defuntos.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 02 de novembro

santo do dia 02 de novembro

Em toda a Igreja católica hoje ressoa o conselho dado por São Paulo para as primeiras comunidades cristãs “Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança” ( 1 Tes 4, 13).

Portanto, neste dia de finados não devemos nos deixar levar por tristezas e lamúrias. É importante nos concentrarmos pela transformação desta saudade e de nossas lágrimas em forças que poderão interceder pelos fiéis que, se estiverem no Purgatório, contam com estas orações.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Quem nos faz este convite para a oração é nossa Mãe Igreja e é fundamentado na realidade da “comunhão dos santos”. Nesta data, pela solidariedade espiritual daqueles que estão inseridos no Corpo Místico, e também pelo Sacramento do Batismo, oferecemos preces, sacrifícios e Missas por todas as almas que estão no Purgatório.

A Igreja Bizantina, no Oriente, escolheu um sábado especial para que fossem realizadas as orações pelos mortos. Já no Ocidente, as orações pelos defuntos eram feitas de forma quase geral nos mosteiros do século VII. Já a partir do Abade de Cluny, Santo Odilon, o costume foi aos poucos se disseminando para o Cristianismo até se tornar então oficial e universal para Igreja por meio do Papa Bento XV, no ano de 1915, pois visava os mortos de guerra, doentes e pobres.

A Tradição é confirmada na Palavra do Senhor, no Evangelho de Marcos: “santo e piedoso o seu pensamento; e foi essa a razão por que mandou que se celebrasse pelos mortos um sacrifício expiatório, para que fossem absolvidos de seu pecado” (2 Mc 2, 45).

Desta forma, lembramos neste dia que “a Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados” (Catecismo da Igreja Católica).

Sendo assim, toda alma que morreu na graça e na amizade de Nosso Senhor, mas tendo necessidade de purificação, se assemelha a um aventureiro que está caminhando em um deserto debaixo do sol escaldante, com pouca água, calor sufocante, e que enxerga para além daquele deserto, a montanha na qual está o tesouro, a montanha na qual sopram brisas frescas e na qual poderá descansar eternamente, ou seja, “o Céu não tem portas” (Santa Catarina de Gênova), mas sim uma providencial ‘antessala’.


Leia também: Santo do dia 03 de novembro: São Martinho de Lima


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia 2 de novembro nos colocamos a falar com Nosso Senhor, que nos revelou o enigma da morte por meio da Ressurreição de Seu Filho. Com fé repetimos:

Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:

Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença.

Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.

Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz. Amém.


Leia também: Santo do dia 04 de novembro: São Carlos Borromeu


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!