.
Santo do dia 02 de maio: Santo Atanásio

Santo do dia 02 de maio: Santo Atanásio

Um grande exemplo de argumentação bíblica, o Santo do Dia 02 de maio é Santo Atanásio. Ele foi um homem de atuação primorosa e exemplo de testemunho.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 02 de maio

O santo do dia de hoje nasceu no ano de 296, em Alexandria, no Egito. Antes dos trinta anos de idade de Santo Atanásio, em 325, ocorreu o I Concílio Ecumênico, em Niceia, para a definição da doutrina autêntica contra a heresia tão capciosas arianos, que fazia com que Jesus fosse uma criatura inferior a Deus Pai. Ele participou do Concílio sendo assessor de seu bispo, ainda que naquela época o santo fosse apenas diácono.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Foi decidida então a condenação do Arianismo e aconteceu a definição solene do Credo, que rezamos até hoje na celebração da Santa Missa e em momentos de oração.

A atuação de São Atanásio, santo do dia 02 de maio,  teve papel primoroso tanto pela lucidez que ele tinha em sua doutrina quanto pela argumentação bíblica apresentada pelo santo. Os erros cometidos pelos arianos foram por ele refutados com muito brilho, evidência e clareza, o que o fez conquistar a admiração de todos.

O santo do dia de hoje foi sucessor do bispo de Alexandria ainda jovem, quando tinha apenas 31 anos. Durante 46 anos ele dirigiu a Igreja de Alexandria, em um período que foi muito marcado por sofrimento e perseguição aos cristãos.

Os arianos não deram descanso a São Atanásio e contando com o apoio do imperador da época, eles espalharam calúnias contra o santo, que por cinco vezes precisou fugir de sua sede episcopal.

Nos períodos em que precisou se refugiar, ele foi para o deserto no qual conheceu e pode conviver com Santo Antão. Durante cinco anos ele ficou escondido no lugar e sai apenas à noite para dirigir sua Igreja e para consolar a seus fiéis.

Ele foi um homem santo, firme e inquebrantável com seus números escritos. Atanásio  sempre manteve sua fé no Verbo Divino Encarnado viva.

Aos 77 anos de idade, ele faleceu sendo reconhecido por seu trabalho, fidelidade e fundamentais obras que escreveu para a Santa Igreja. Assim, ele foi declarado Doutor da Igreja.


Leia também: Santo do dia 03 de maio: São Filipe e São Tiago


Oração para o santo do dia

Deus, nosso Pai, cremos com toda a mente e com todo o coração que Jesus, vosso Filho, é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. É o “Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós …”. É a Ternura e a Misericórdia do Pai manifestada aos homens, aos homens de boa vontade, amantes da justiça e da verdade. É o Ressuscitado que caminha junto com o povo na sua luta de libertação, continuamente nos convocando à comunhão e à fraternidade. Pelo seu Espírito confessamos: Jesus é o Senhor.


Leia também: Santo do dia 04 de maio: São Floriano


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!