.
Devoção, proteção e confiança através da leitura do Salmo 46

Devoção, proteção e confiança através da leitura do Salmo 46

A devoção aos textos dos Salmos trazem inúmeros benefícios e resultados positivos para quem faz uso de seus poderes ritmados. Em resumo, um Salmo consiste em uma oração em formato cantado e que deve preferencialmente ser recitada de maneira poética e musical; dessa maneira, tais palavras teriam propriedades semelhantes aos mantras, proporcionando a sintonia e a conexão mais íntima com as forças divinas, bem como a imersão em energias positivas.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência Saiba aqui as suas Respostas! 10min consulta telefônica SÓ R$ 5.

Conhecidos pela versatilidade, os Salmos atendem a praticamente todas as situações da existência humana, tendo sido criados ao longo da história para suprir as necessidades do homem em momentos de tristeza, angústia, baixa autoestima e até mesmo em momentos de grandes alegrias. Mesmo escritos há tanto tempo, eles se adaptam quase com perfeição às aflições e ao desejo de proteção dos dias modernos.

Leia Também: Salmo de confiança para restabelecer a coragem em seu cotidiano

Devoção e segurança, palavras do Salmo 46


O Salmo de número 46 é uma oração de devoção e de atração para a força de espírito. Também é conhecido por alguns como “o Salmo de Lutero”, já que Martinho Lutero entoava a oração em seus momentos de grande aflição, tendo até mesmo servido de inspiração para um hino de nome “Castelo Forte é Nosso Deus”, no qual a oração foi citada.

O Salmo 46 é dedicado a agradecer toda a conquista e bênçãos recebidas pelas mãos de Deus, mostrando que o povo deve desfrutar de segurança mesmo em meio a todo o caos que se espalha pelo mundo, pois está sob sua proteção. Inclusive, os Salmos de número 47 e 48 provavelmente compartilham do mesmo plano de fundo e contextos semelhantes.

A temática utilizada em sua construção é tão icônica quanto a métrica escolhida, já que era muito incomum na época a utilização de uma regularidade na poesia hebraica. É possível notar contraste marcantes como as figuras de águas turbulentas, montanhas que se abalam junto à um rio tranquilo, terras desoladas, nações agitadas e Deus com uma voz calma e tranquila de comando sobre todas elas. Tudo isso presente em três estrofes de tamanhos quase idênticos, refrão e a palavra “Selá” devidamente posicionadas.

Leia Também: Salmo 91 – o mais poderoso escudo de proteção espiritual

Tudo em um Salmo acontece como forma de agradecimento em diversas formas e por muitos motivos como pela alegria alcançada através do amor verdadeiro. Atendendo também ao propósito de atrair inspiração musical, o texto propõe a devoção do povo em Deus e o afastamento de toda a discórdia e a falta de credibilidade.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)”

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: