.
Salmo 45 – palavras de beleza e louvor ao casamento real

Salmo 45 – palavras de beleza e louvor ao casamento real

Salmo 45 é um poema da realeza. Ele trata de um casamento real, e celebra o matrimônio humano de uma forma grandiosa. Ele retrata a alegria da cerimônia e também descreve profeticamente o Reino Glorioso de Deus. Acompanhe a interpretação deste salmo escrito pelos filhos de Corá.

O poder real e sagrado das palavras do Salmo 45

Leia este belo trecho do livro de salmo com fé e atenção:

  1. O meu coração trasborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual pena de um hábil escriba.
  2. Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
  3. Cinge a tua espada à coxa, ó valente, na tua glória e majestade.
  4. E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis.
  5. As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei; os povos caem debaixo de ti.
  6. O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
  7. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.
  8. Todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloés e a cássia; dos palácios de marfim os instrumentos de cordas e te alegram.
  9. Filhas de reis estão entre as tuas ilustres donzelas; à tua mão direita está a rainha, ornada de ouro de Ofir.
  10. Ouve, filha, e olha, e inclina teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai.
  11. Então o rei se afeiçoará à tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem.
  12. A filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
  13. A filha do rei está esplendente lá dentro do palácio; as suas vestes são entretecidas de ouro.
  14. Em vestidos de cores brilhantes será conduzida ao rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à tua presença.
  15. Com alegria e regozijo serão trazidas; elas entrarão no palácio do rei.
  16. Em lugar de teus pais estarão teus filhos; tu os farás príncipes sobre toda a terra.
  17. Farei lembrado o teu nome de geração em geração; pelo que os povos te louvarão eternamente.

(Salmos 45:1-17)


Clique Aqui: Salmo 43 – salmo de lamentação e fé (continuação do salmo 42)


Interpretação do Salmo 45

Para que você consiga interpretar toda a mensagem do poderoso Salmo 45, a Equipe WeMystic fez uma descrição detalhada de cada trecho dessa passagem, confira abaixo:

Versículos 1 a 5 – Tu és mais formoso

O contexto desse salmo é situado na antiga corte oriental de muita riqueza e opulência. A descrição detalhada da figura do noivo era própria deste tipo de cultura, como o Valente. Nesta época, no Oriente Médio, o rei deveria ser um grande guerreiro para ser um grande governante. Por isso, o modelo a ser seguido em Israel era Davi, o campeão que derrotou o gigante Golias. O valente é mencionado de forma messiânica, com glória e majestade. As vitórias conseguidas pelas mãos do rei seriam símbolo das posteriores obras de Jesus, o Salvador.


Versículos 6 a 9 – O teu trono, ó Deus

Estes trechos do Salmo 45 mostram a orientação messiânica deste poema. Aqui, o Rei é chamado de Deus, pois foi Deus que o ungiu. Os versículos falam da interação entre Pai e Filho, e ambos são chamados de Deus, e isso confirma a Divindade de Jesus Cristo. Na época do Antigo Testamento, uma determinada pessoa era escolhida para servir a Deus, o Ungido. Essa pessoa deveria ter vestidos únicos ou vestes sacerdotais incrivelmente limpos e magnificentes. O rei estaria cercado de mulheres radiantes com o destaque para a verdadeira rainha, com vestes e ouros ricos e preciosos. É uma cena que retrata o céu, com Cristo como Noivo e a Igreja como a Noiva. Ofir, um local provavelmente situado no sul da Arábia ou na Costa Leste da África era um local conhecido como fonte de ouro fino.


Clique Aqui: Salmo 41 – para acalmar sofrimento e perturbações espirituais


Versículos 10 a 17 – Ouve, filha

A bela noiva deixa a sua família para integrar agora a família de seu marido e rei. Ela deve adorá-lo, render homenagens a ele. As suas vestes de noiva era um vestido bordado de imensa beleza, pois nesta época, o vestido da noiva expressava a riqueza de sua família e orgulho e amor que tinham por ela.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual