.
Salmo 42 – palavras de quem sofre mas confia em Deus

Salmo 42 – palavras de quem sofre mas confia em Deus

O Salmo 42 provavelmente devia formar um poema único com o salmo 43. Ao que tudo indica, por ter se tornado um trecho muito longo, foi dividido em duas partes para melhor utilização no louvor. O salmo 42 é um salmo de lamento, com ênfase na confiança em Deus. Veja nossa interpretação.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

O poder das palavras sagradas do Salmo 42

Leia com atenção e fé às palavras do salmo:

  1. Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!
  2. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?
  3. As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?
  4. Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.
  5. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.
  6. Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.
  7. Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.
  8. Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
  9. A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?
  10. Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?
  11. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.

(Salmos 42:1-11)


Clique Aqui: Salmo 19: palavras de exaltação à criação divina


Interpretação do Salmo 42

Para que você consiga interpretar toda a mensagem deste poderoso Salmo 42, a Equipe WeMystic fez uma descrição detalhada de cada trecho dessa passagem, confira abaixo:

Versículos 1 a 4 – a minha alma anseia por ti, ó Deus!

Nestes versículos, o salmista mostra a sua ansiedade por sentir a presença de Deus. Ele mostra o seu sofrimento constante e chega a questionar ao Senhor onde ele está. Ele termina este trecho dizendo “com brados de júbilo e louvor” utilizando o verbo bramir para exprimir a sua sede espiritual por Deus. Ao mencionar a multidão que celebrava, ele relembra o Templo de Jerusalém e a saudade que ele sentia da adoração a Deus.


Versículo 5 – Por que estás abatida, ó minha alma

Essas palavras presentes no salmo 42 estão presentes também no salmo 43, reforçando a ideia de que seriam um texto único. O salmista se lembra que um dia ele vivenciará a presença de Deus e seu coração se enche de esperançar. Aqui, percebe-se a intenção de devoção à bondade de Deus.


Clique Aqui: Salmo 20: tranquilidade e paz de espírito


Versículo 6 – Lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.

Este trecho pode parecer complexo a quem não conhece a história. Desde a Terra do Jordão e desde os hermonitas refere-se à terra prometida que o povo exilado um dia acreditou que lhes pertenceria.


Versículos 7 e 8 – o Senhor ordena a sua bondade

Nestes versos do salmo 42 o salmista fala do abismo e das ondas que tem passado sobre ele, mostrando suas dificuldades e sofrimentos. Entretanto, a sua esperança não é abalada pois ele sabe da eterna bondade de Deus e ora a Ele.


Versículos 9 e 10 – Por que te esqueceste de mim?

Os últimos trechos deste salmo são confusos e perturbadores pois ele passa por momentos de duvidar do Senhor a outros que deposita toda a sua esperança em sua salvação. Ele diz que Deus é sua rocha, sua proteção, seu alicerce, mas ao mesmo tempo questiona a Deus onde ele está quando os adversários o feriram.


Clique Aqui: Salmo 21 – significado da palavra sagrada


Versículo 11 – Ele é o meu socorro e o meu Deus

Mesmo em meio ás dificuldades, dúvidas e dores, o salmista sabe que nada mais ele pode fazer se não esperar que Deus tenha misericórdia dele e o salve.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: