.
Salmo 21 – significado da palavra sagrada

Salmo 21 – significado da palavra sagrada

Você conhece o significado do Salmo 21? Este é um dos mais conhecidos e poderosos salmos. É um Salmo de Davi, que fala que um Rei maior – no nosso Senhor Jesus Cristo – existe e nos protege. Confira o significado destes versos das escrituras sagradas na interpretação WeMystic.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Conheça o Salmo 21

salmo 21

Antes de analisar o significado deste poderoso salmo, convidamos a uma leitura reflexiva das palavras sagradas. Leia abaixo:

  1. Na tua força, ó Senhor, o rei se alegra; e na tua salvação quão grandemente se regozija!
  2. Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste a petição dos seus lábios.
  3. Pois o proveste de bênçãos excelentes; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.
  4. Vida te pediu, e lha deste, longura de dias para sempre e eternamente.
  5. Grande é a sua glória pelo teu socorro; de honra e de majestade o revestes.
  6. Sim, tu o fazes para sempre abençoado; tu o enches de gozo na tua presença.
  7. Pois o rei confia no Senhor; e pela bondade do Altíssimo permanecerá inabalável.
  8. A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam.
  9. Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará.
  10. A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens.
  11. Pois intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.
  12. Porque tu os porás em fuga; contra os seus rostos assestarás o teu arco.
  13. Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

(Salmos 21:1-13)


Interpretação do Salmo 21

O Salmo 21 pode ser dividido em 4 instantes, que facilitam a interpretação no estudo bíblico:

1- Declaração de glória a Deus pelo rei (v.1,2)

2- Análise da bênção de Deus sobre o rei (v. 3,7)

3- Expectativa da destruição definitiva de todos os inimigos do rei

4- Renovado compromisso do povo em louvar a Deus (v.13)


Versículo 1,2 – Se alegra em tua força

Os reis na antiguidade costumavam se alegrar pelo poder e força que detinham. Mas o rei Davi era sábio, e agradava-se do Todo-Poderoso, pois sabia que apenas ele poderia prover a salvação. A salvação que Davi se referia era a salvação espiritual.

Deus concedeu a Davi o livramento de toda pressão que um rei sofria de se achar o governante de tudo e de todos, e isso fez com que ele conseguisse reinar sem embaraço, sem a pressão por ser divino. O Senhor concede a seus filhos as aspirações e glórias quando existe dentro de si uma vontade de honrar Seu nome, de respeitar e temer a ordem divina.


Versículo 3,7 – Bênção de bondade

O rei Davi, nas palavras do Salmo 21, considera que tudo o que ele possui é um presente de Deus. Desde a sua coroa, seus bens, seu reinado, mas principalmente o dom da vida. Ele reforça que este é o maior presente que Deus lhe deu, tanto a vida na terra quanto a vida eterna.

Em retribuição a Deus por tantas graças a ele concedida, Davi confia cegamente no senhor. Ele sabe que está depositando sua confiança em algo certo, pois vê que Deus descarrega sua bênção em todos os seus filhos que o louvam com fé.  Davi reforça que cada um de nós, da plebe à nobreza, carrega dentro de si a benção da verdadeira realeza quando se coloca a confiança no Senhor nosso Deus.


Versículo 8,12 – Os inimigos do Senhor, são inimigos do rei

Estes versos de palavras fortes e intensas reforçam como todos aqueles que vão contra a palavra de Deus, desrespeitam também o rei. Os perversos que pretendem fazer mal ao Senhor não passarão, pois Ele triunfará, nenhum escapará de Sua ira. Davi confia que Deus porá em fuga todos aqueles que atentarem quanto à sua glória.


Versículo 13 – Exalta-te

A exclamação final, ao contrário dos últimos versos, volta ao tom de alegria que é iniciado este Salmo 21. A promessa de vitória atrelada à adoração a Deus marca o fim dessas palavras, dando fé e esperança ao povo cristão de que se Deus está convosco, jamais estará sozinho e nada precisa temer.


As palavras deste Salmo 21 refletem como todos nós precisamos buscar o Senhor. Se até mesmo um rei, que tinha todas as facilidades de ser poderoso e altivo por nascimento, inclinava-se ao poder de Deus-Pai, nós devemos fazer o mesmo. Porque somente Ele é capaz de nos trazer a salvação, a vida eterna e as respostas que buscamos nesta vida.

O Salmo nos dá a confiança de que, seguindo a Deus, nada precisamos temer. Enquanto louvarmos o Seu nome, Deus irá agir em nossa proteção e nos guiará para o caminho do Céus. Não há intento que prospere contra aquele que faz tudo de acordo com a vontade do Senhor. Ainda que as pessoas possam nos fazer o mal, o Senhor mudará a nossa história com bênçãos, só é preciso que nós tenhamos fé e não duvidemos jamais de Deus.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!