.
Salmo 14 – estudo e interpretação das palavras de Davi

Salmo 14 – estudo e interpretação das palavras de Davi

O Salmo 14 é um salmo de sabedoria atribuído à Davi. Nele, o salmista fala da leviandade dos homens que vivem como se Deus não existisse. Veja a interpretação deste salmo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A confiança na justiça divina expressa por Davi

salmo 14

Leia as palavras sagradas abaixo com muita fé:

  1. Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem.
  2. O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus.
  3. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
  4. Acaso não tem conhecimento nem sequer um dos que praticam a iniqüidade, que comem o meu povo como se comessem pão, e que não invocam o Senhor?
  5. Achar-se-ão ali em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
  6. Vós quereis frustrar o conselho dos pobres, mas o Senhor é o seu refúgio.
  7. Oxalá que de Sião viesse a salvação de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

(Salmos 14:1-7)


Leia também: Salmo 4 – estudo e interpretação da palavra de Davi


Interpretação do Salmo 14

Versículo 1 – Não há Deus

Neste versículo, o salmista refere-se ao néscio. Essa palavra não se refere a pessoas que não tem capacidade mental, mas sim àqueles insensíveis moral e espiritualmente. São os ateístas práticos, aqueles que pensam que se existe um Deus, ele não importa em sua vida.  Esses, acabam por fazer o mal e obras abomináveis, pois não teme um Deus que o julgue.


Versículos 2 e 3 – Desviaram-se todos e se fizeram imundos

Neste treco do Salmo 14, Deus averigua se há alguém que o busca em meio aos néscios e não encontra ao menos um que faça o bem. A Bíblia ensina que existe o pecado em toda pessoa, que ninguém é perfeito, mas precisamos reconhecer nossos erros e pedir perdão a Deus, devotando-lhe confiança. Quem não pede perdão e não busca a Deus, é visto como um néscio.


Versículos 4 e 5 – Acaso não têm conhecimento

Os néscios e perversos não conhecem a verdade de Deus. Podem ter todo o conhecimento do mundo, das diversas áreas do conhecimento humano, mas se forem insensíveis moralmente e espiritualmente, aos olhos de Deus são néscios e por isso sofreram as consequências.  Já os que são fiéis, Deus libertou da prisão da perversidade e indicou o caminho a seguir. Deus está do lado dos justos e os defenderá sempre, na Terra e na eternidade.


Versículos 6 e 7 – O Senhor é o seu refúgio

Quando Davi fala de refúgio, quer dizer abrigo, como a sombra da copa de uma árvore. Ele foi um homem que gostou de viver ao ar livre e muitas vezes precisou se abrir contra a fúria da natureza. Ele usa essa experiência para descrever as formas como Deus protege o seu povo da tempestade do mal que castiga os fiéis. Por fim, ele fala da redenção de Israel como uma salvação futura, o futuro Reino de Deus.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!