.
Salmo 14 – estudo e interpretação das palavras de Davi

Salmo 14 – estudo e interpretação das palavras de Davi

O Salmo 14 é um salmo de sabedoria atribuído à Davi. Nele, o salmista fala da leviandade dos homens que vivem como se Deus não existisse. Veja a interpretação deste salmo.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

A confiança na justiça divina expressa por Davi

salmo 14

Leia as palavras sagradas abaixo com muita fé:

  1. Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem.
  2. O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus.
  3. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
  4. Acaso não tem conhecimento nem sequer um dos que praticam a iniqüidade, que comem o meu povo como se comessem pão, e que não invocam o Senhor?
  5. Achar-se-ão ali em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
  6. Vós quereis frustrar o conselho dos pobres, mas o Senhor é o seu refúgio.
  7. Oxalá que de Sião viesse a salvação de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

(Salmos 14:1-7)


Leia também: Salmo 4 – estudo e interpretação da palavra de Davi


Interpretação do Salmo 14

Versículo 1 – Não há Deus

Neste versículo, o salmista refere-se ao néscio. Essa palavra não se refere a pessoas que não tem capacidade mental, mas sim àqueles insensíveis moral e espiritualmente. São os ateístas práticos, aqueles que pensam que se existe um Deus, ele não importa em sua vida.  Esses, acabam por fazer o mal e obras abomináveis, pois não teme um Deus que o julgue.


Versículos 2 e 3 – Desviaram-se todos e se fizeram imundos

Neste treco do Salmo 14, Deus averigua se há alguém que o busca em meio aos néscios e não encontra ao menos um que faça o bem. A Bíblia ensina que existe o pecado em toda pessoa, que ninguém é perfeito, mas precisamos reconhecer nossos erros e pedir perdão a Deus, devotando-lhe confiança. Quem não pede perdão e não busca a Deus, é visto como um néscio.


Versículos 4 e 5 – Acaso não têm conhecimento

Os néscios e perversos não conhecem a verdade de Deus. Podem ter todo o conhecimento do mundo, das diversas áreas do conhecimento humano, mas se forem insensíveis moralmente e espiritualmente, aos olhos de Deus são néscios e por isso sofreram as consequências.  Já os que são fiéis, Deus libertou da prisão da perversidade e indicou o caminho a seguir. Deus está do lado dos justos e os defenderá sempre, na Terra e na eternidade.


Versículos 6 e 7 – O Senhor é o seu refúgio

Quando Davi fala de refúgio, quer dizer abrigo, como a sombra da copa de uma árvore. Ele foi um homem que gostou de viver ao ar livre e muitas vezes precisou se abrir contra a fúria da natureza. Ele usa essa experiência para descrever as formas como Deus protege o seu povo da tempestade do mal que castiga os fiéis. Por fim, ele fala da redenção de Israel como uma salvação futura, o futuro Reino de Deus.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual