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Saiba como usar as cores para atrair clientes para seu negócio

Saiba como usar as cores para atrair clientes para seu negócio

O poder das cores já vem sendo estudado há muitos anos pelos mais diversos setores do mercado. A cromoterapia utiliza o poder da vibração das cores para trazer benefícios para a nossa saúde e bem estar e já é reconhecida como um tratamento auxiliar muito eficaz. As cores são tão poderosas que elas podem ser o fator decisivo entre um negócio bem sucedido e fracassado. Como saber qual cor usar em seu negócio e em seus anúncios? Veja abaixo.

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O poder das cores para atrair clientes

Nos cursos de marketing, os alunos estudam a psicologia das cores para compreender o poder que cada uma delas possui na hora de atrair a atenção de potenciais clientes. Você sabe qual a influência da cor na escolha dos consumidores? Tem utilizado a cor na tentativa de atrair o seu público? Veja os dados abaixo coletados destes infográficos produzidos com a pesquisa do Viver de Blog.


As cores na escolha do consumidor

  • 84,7% dos consumidores considera que a cor é mais importante do que outros fatores na hora de escolher um produto
  • 1% dos consumidores fazem sua escolha com base no cheiro ou no som, 6% avaliam a textura, 93% avaliam o aspecto visual do produto antes de comprar. Entre 62% e 90% desta avaliação é baseada somente nas cores.
  • 80% das pessoas acreditam que a cor aumenta o reconhecimento da marca
  • Os anúncios em cores são 42% mais vistos do que os anúncios em preto e branco
  • As cores melhoram o aprendizado em até 68% e a compreensão do conteúdo em até 73%
  • 2 em cada 3 consumidores deixam de comprar um produto se ele não estiver na sua cor favorita.

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Como as cores influenciam as pessoas na hora da compra

 

Vermelho:

  • Estimula o apetite, por isso é muito utilizado em restaurantes e lanchonetes
  • Cria estado de alerta e urgência, por isso é muito utilizado em liquidações
  • Funciona muito bem para atrair pessoas que compram por impulso.

Amarelo:

  • É capaz de prender a atenção do cliente à vitrine
  • Mostra clareza
  • É indicado para informações que exigem cuidado e cautela
  • Boa cor para informar detalhes importantes do produto ou serviço

Azul:

  • É uma cor não invasiva, por isso é muito utilizada para negócios corporativos
  • Cria sentimento de segurança e confiança na marca
  • Diminui o apetite e estimula a produtividade
  • Associado à paz e à água

Laranja:

  • É uma cor que chama muito a atenção
  • Ideal para criar ações de compra impulsiva, como “Compre Agora!”, é a cor preferida dos impulsivos
  • Representa uma marca amigável, confiante, alegre.

Verde:

  • É uma cor associada com saúde, natureza, tranquilidade, dinheiro e marcas ricas
  • É uma cor usada para relaxar os clientes
  • Usado para promover a consciência ambiental e a necessidade do contato com a natureza

Violeta:

  • É uma cor que lembra a sabedoria, o respeito, nobreza
  • Muito utilizado para produtos de beleza e antiidade
  • Representa marcas criativas, inteligentes, imaginativas

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A diferença das cores para os homens e para as mulheres

Outro fator muito importante antes de escolher a cor do seu negócio, produto ou anúncio é verificar se o seu público é misto ou se é direcionado a um gênero. As preferências do sexo feminino e do sexo masculino mudam em relação às tonalidades, veja os dados:

Cores favoritas dos homens

Azul – 57%

Verde – 14%

Preto – 9%

Vermelho – 7%

Laranja – 5%

Cinza – 3%

Marrom – 2%

Branco – 2%

Amarelo – 1%

A cor que eles não gostam: 27% dos homens não gostam da cor marrom, é a sua cor menos favorita.


Cores favoritas das mulheres

Azul – 35%

Violeta (roxo) – 23%

Verde – 14%

Vermelho – 9%

Preto – 6%

Laranja – 5%

Marrom – 3%

Amarelo – 3%

Branco – 1%

A cor que elas não gostam: 33% das mulheres não gostam da cor laranja, é a sua cor menos favorita.


Pronto, agora você já pode avaliar a cor para o seu produto ou negócio com base no perfil dos clientes e no que deseja causar neles em seu anúncio.


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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

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