.
Roupas de Umbanda – o significado do traje dos médiuns

Roupas de Umbanda – o significado do traje dos médiuns

Quem frequenta terreiros de Umbanda já deve ter percebido que os trajes são muito importantes nessa religião. Cada um dos membros veste roupas de umbanda específicas, e o “guarda roupa” dos médiuns possui peças-chaves com significado. Veja o que o traje deles quer dizer.

Roupas de Umbanda: O branco do traje dos Médiuns

Em todas as giras de Umbanda é possível perceber que os médiuns se trajam com roupas brancas impecáveis. Você sabe o porquê? Veja alguns pontos sobre as roupas de Umbanda:

  • roupas de Umbanda

    A roupa só pode ser usada na gira

    Os trajes utilizados nos trabalhos mediúnicos não podem ser utilizados em outras ocasiões. A roupa branca, o pano da cabeça e qualquer outra indumentária utilizada pelo médium não pode ser utilizada no seu dia a dia. Por isso, ele sai de casa com sua roupa comum e somente no terreiro colocam o traje adequado. Essa restrição faz parte do respeito à religião, da distinção do sagrado e do profano, a roupa para o trabalho mediúnico precisa ser única. É comum, inclusive, que os médiuns guardem suas roupas de trabalho mediúnico separadas das demais em casa.

  • roupas de Umbanda

    Limpeza é fundamental

    A roupa do médium é branca como símbolo de pureza e limpeza. O traje precisa ser limpo e higienizado toda vez depois de usar. Não é aconselhável utilizar um traje usado em outra gira antes de passar pela lavagem. Isso acontece porque a lavagem é capaz de eliminar energias negativas que podem ter ficado hospedadas na roupa. Em alguns casos, quando a incorporação é carregada e pesada, muitos médiuns costumam fazer a defumação da roupa depois de lavá-la.

  • roupas de Umbanda

    Todas as cores em uma só

    A roupa do médium é branca pois, além de ser a cor oficial da Umbanda, essa cor é resultado da união de todas as cores refletidas. Assim é a Umbanda: a junção de muitas influências em uma só crença, um só Deus em muitas linhas de trabalho, todas em busca da caridade e do amor. Além de representar a paz, o branco da roupa do médium é também a cor da Umbanda.

  • roupas de Umbanda

    O branco ajuda no trabalho mediúnico

    De acordo com a crença umbandista, o branco contribui terapeuticamente com o trabalho do médium, pois ajuda a concentrar, atrai bons fluidos e ainda homenageia Oxalá, regente da fé, do sentido religioso e pai da criação do mundo.

  • roupas de Umbanda

    A importância do torço e do filá

    O torço e o filá têm como função proteger a cabeça (também chamada de coroa ou ori) do médium. A coroa é o ponto de contato entre o mundo espiritual e o mundo físico, é através dela que o médium recebe energia astral para emanar aos consulentes.

    Além disso, o torço e o filá também são considerados como filtros de pensamentos e projeções mentais ruins, eles protegem os médiuns das energias carregadas que podem chegar do plano astral. Outros terreiros ainda consideram esses filamentos como respeitos às forças espirituais e divinas presentes na gira.

Atenção: lembramos os nossos leitores que nem todos os terreiros seguem essas “regras” para o traje do médium, cada terreiro é único, por isso variações podem surgir. No ICA Instituto Cultural Aruanda, por exemplo, os médiuns da casa carregam junto da roupa um cordão de cetim colorido e cada uma dessas cores irá representar um orixá à qual esses médiuns se iniciaram. Essa é uma prática específica desse local, e mesmo assim é considerada essencial e sagrada pelos seus médiuns.

E no seu terreiro? Como é o traje dos médiuns? Eles seguem alguns dos princípios citados no artigo acima? Deixe o seu comentário!


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual