.
Reiki em idosos - como a prática pode promover conforto e bem estar

Reiki em idosos - como a prática pode promover conforto e bem estar

A aplicação de Reiki em idosos pode ser extremamente benéfica principalmente em tempos como a terceira idade se vê em descaso, seja pelo sistema de saúde ou mesmo pelos seus familiares. É muito comum observar situações onde idosos que já perderam seus parceiros não podem contar sequer com o apoio e a companhia da família – essa realidade é extremamente prejudicial à saúde mental, emocional e por consequência, física.

Com sua estrutura mental e emocional desestruturada é comum que o corpo reaja negativamente, agravando quadros de doenças e dificultando em muito a sua recuperação. Afinal, mesmo que tenham alguma companhia e pessoas com quem conversar, elas não suprem a necessidade de carinho e contato físico que só os entes queridos são capazes de oferecer. Alguns tentam suprir essa necessidade de afeto com animais de estimação que podem ser cães, gatos, pássaros ou qualquer outro.

É aí que entram os benefícios que terapias como o Reiki podem oferecer, sendo esta ainda uma opção muito viável quando comparada a outras terapias que poderiam trazer alívio e alento. Idosos muitas vezes podem encontrar barreiras psicológicas para se submeter a uma massagem por exemplo, por terem de despir boa parte de suas roupas, mas com o Reiki isso já não acontece e ele pode ser igualmente benéfico para aliviar dores articulares decorrentes de doenças como a artrite.

Como o Reiki atua no tratamento em idosos


Mãos em Reiki

A técnica pode ser utilizada em um espectro bem amplo de necessidades dos idosos, como tratar distúrbios do sono que são muito comuns nessa fase. O Reiki pode ser utilizado também como uma forma preventiva para fortalecer o idoso antes que ele passe por algum procedimento cirúrgico, por exemplo.

Mesmo que não seja um caso operatório, as prováveis visitas frequentes ao hospital e internações podem acabar abalando o psicológico, o que também pode ser amenizado. Afinal, o Reiki pode ser utilizado para promover mais conforto e alívio, criando uma aura mais estável e que mantenha sua mente e emoções em níveis saudáveis.

A técnica só traz benefícios e pode ser aplicada normalmente como em qualquer adulto, embora o terapeuta precise estar atento com alguns detalhes particulares: é importante que o idoso consiga deitar-se sobre a mesa de tratamento. Caso não seja possível, pessoas com mobilidade reduzida podem ser submetidas ao Reiki sentadas em uma cadeira, cama ou no local onde achar mais confortável e conveniente.

Para idosos que não sofrem de quaisquer enfermidades ou limitações, o Reiki pode ser uma excelente terapia complementar para promover mais bem estar, conforto, prevenir a baixa imunidade e aumentar disposição para executar suas tarefas do dia a dia como se tivesse vários anos a menos.

Outro benefício para a terceira idade é a possibilidade de receber o tratamento em sua própria residência ou mesmo à distância por profissionais habilitados a essa prática, podendo usufruir dessas vantagens de maneira relaxada e confortável.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!