.
Reiki e meditação: entenda a relação entre ambas as técnicas

Reiki e meditação: entenda a relação entre ambas as técnicas

Um sistema natural que se baseia na harmonia das energias que fazem parte do ser humano e do meio que o cerca: essa pode ser uma das maneiras utilizadas para explicar o que é o Reiki. Essa que é uma técnica antiga que vem se popularizando no ocidente já há alguns anos, onde procura restaurar o estado de harmonia energética de um indivíduo com o objetivo de cura; e a meditação está intimamente ligada a esse processo. Saiba mais sobre Reiki e meditação.

A meditação é muito mais do que uma técnica com objetivos similares ao do Reiki; ela é uma parte fundamental dessa técnica e é preciso entender bem como as duas funcionam para utilizar sua combinação de maneira efetiva.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Reiki e meditação: Entendendo o Reiki

A antiga técnica de cura japonesa que leva o nome de Reiki envolve um mestre de Reiki ou praticante que coloca suas mãos em diferentes partes de seu corpo. Através desse posicionamento, ele inicia um processo de emanação energética, onde procura infundir nestas partes a energia que ele está emanando, conhecida como a “energia da força vital”, a qual flui livremente através do mestre e em seu ser.

Um ponto muito importante aqui é que para utilizar sua própria energia em processos de cura em outras pessoas, esse mestre de Reiki deve ser capaz de sintonizar sua própria energia da força vital com a energia do “paciente” em questão.

Quanto mais graduado for o praticante ou o mestre de Reiki, mais altos serão os níveis de energia da força vital que ele possui e por consequência, maior é o seu poder de manipulação e cura. Nos praticantes de níveis mais básicos a interpretação deve ser que quanto mais altos forem seus níveis de energia da força vital, mais energético, feliz e vivo poderá se sentir; quanto mais baixos, maiores também serão suas chances de adoecer.

Nas pessoas que estão submetidas à cura através de um mestre, a energia do mestre é diretamente proporcional aos níveis que ele poderá melhorar de seu paciente. Os praticantes que promovem a cura nos outros também possuem um limite de atuação em outras pessoas, já que, se houver esforço excessivo, seus níveis de energia ficam muito baixos, tornando-os mais suscetíveis à doenças, estresse e desgaste.

As pessoas podem aprender a usar o Reiki não apenas através de um treinamento tradicional de estudo literário, mas também por terem a capacidade de usá-lo de acordo com o que é passado para eles pelo professor durante uma aula de Reiki. A transmissão de habilidades é conhecida como “sintonização”, e aqueles que passaram pelo processo podem usar Reiki em terceiros, bem como em si mesmos – sempre com o objetivo geral de melhorar a saúde, o bem-estar e promover a cura.


Leia também: A relação complementar entre o Reiki e a Acupuntura


Reiki e meditação: Entendendo a Meditação

Enquanto o Reiki usa uma técnica específica transmitida de pessoa para pessoa, técnicas de meditação são muito mais variadas. Você pode praticar a meditação sob orientação de um profissional experiente em lugares como centros de meditação, centros espirituais que oferecem a meditação junto a outras práticas e até mesmo em algumas academias que já oferecem tais programas. Embora não haja um método ideal de meditação, o importante é encontrar o qual seja o melhor para você.

A meditação representa um estado de paz profunda em que a mente está alerta e “aberta” ou o que pode ser chamado de estado de “consciência superior”, quando sua mente está totalmente consciente do momento presente. Nesse estado mental que é obtido através da meditação, a mente fica completamente desprovida de todos os pensamentos destrutivos e inquietantes que estamos acostumados no dia a dia.

Esse estado meditativo é normalmente alcançado com muito treino e dedicação. Para se alcançar esse nível de consciência, no início o praticante se coloca em um estado totalmente imóvel onde seja mais fácil atingir um completo relaxamento do corpo; então ele vai se desligando das distrações mentais aos poucos até que possa liberar sua consciência para um outro modo de compreensão. No entanto, com a prática e evolução, o indivíduo é capaz de atingir esses estados meditativos mais facilmente e pode até ser capaz de o fazer enquanto caminha tranquila e lentamente pela praia ou se conectar com esse estado mesmo em meio a agitação de um metrô lotado.

Em geral, o objetivo mais comum dos praticantes de meditação é o alívio do estresse, mas ela também é muito utilizada para alcançar uma maior consciência espiritual e um autoconhecimento mais profundo.


Leia também: Sem férias? A meditação pode ser ainda melhor


O ponto de encontro entre o Reiki e a Meditação

Se procurarem lembrar, foi dito que era muito importante entender que para utilizar sua energia em processos de cura, seja em si mesmo ou em outras pessoas, o praticante de Reiki deve ser capaz manipular a sua frequência energética, seja para transmutar suas próprias energias como para sintonizar com a energia de terceiros. É aqui que a meditação dá as mãos ao Reiki, pois é justamente através de um estado meditativo que o praticante de Reiki é capaz de manipular e sintonizar sua energia em diferentes frequências.

Sendo assim, o Reiki e a meditação são poderosos aliados e trabalham muito bem juntos para produzir uma sensação geral de bem-estar e paz. Todo bom praticante de Reiki deveria aperfeiçoar suas capacidades meditativas para obter um controle ainda maior sobre sua própria saúde e sobre a transmissão energético a um terceiro elemento.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: