.
Rasayana - a Ayurveda em favor da juventude e vitalidade

Rasayana - a Ayurveda em favor da juventude e vitalidade

Quem nunca ouviu falar em Rasayana pode achar esse nome confuso e mesmo exótico, o que não deixa de ser verdade. Afinal, Rasayana faz parte do conhecimento da Ayurveda, ainda que mais difundido em território indiano.

Para compreender o que é Rasayana é preciso antes entender bem os conceitos da Ayurveda, sendo ela uma forma de medicina milenar que acredita que tudo no universo é formado pelos 5 elementos fundamentais. Da mesma forma, seus estudos apontam que o equilíbrio entre seus doshas é a resposta para a cura de muitos males que afligem o ser humano.


A relação da Rasayana com a Ayurveda

A Rasayana pode ser resumida na Ayurveda como uma forma de terapia para o rejuvenescimento, muito famosa principalmente no sul da Índia - berço de um mestre de Ayurveda, conhecido pelos conhecimentos de Rasayana.

A tradição Indiana faz uso de 3 principais métodos de rejuvenescimento capazes de promover a vitalidade e a longevidade. Veja quais são e como atuam no paciente em busca da jovialidade:

Vatatapika

O primeiro deles é uma metodologia ambulatorial chamada de Vatatapika. Um fator muito importante é que apesar de ser chamado de ambulatorial, no Vatatapika não há a necessidade de um internação de fato, pois o paciente recebe seu tratamento em seu próprio cotidiano.

Uma vez inserido no tratamento, o indivíduo deverá aplicar a técnica através de uma rotina diária saudável que deve incluir uma dieta muito bem balanceada, o uso terapêutico de plantas medicinais específicas, a prática de massoterapia com óleos vegetais e uma parte de seu tempo dedicado a Yoga e meditação para promover vitalidade.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Kuti Pravesika

Já o segundo método, chamado de Kuti Pravesika, exige uma internação ambulatorial de fato, sendo este aplicado de maneiras variáveis como, por exemplo, sendo submetido a 3 etapas de tratamento. Uma primeira etapa que incluiria a terapia depuradora chamada de panchakarma a fim de eliminar o máximo de toxinas do corpo.

Na segunda etapa que se segue, acontece uma terapia rejuvenescedora utilizando uma dieta especial de leite orgânico e o medicamento Rasayana, composto de 48 ervas medicinais que leva o nome de Chyavanprash. O leite utilizado no tratamento provém de uma vaca especialmente criada para esse fim. Já a terceira etapa usualmente é marcada pela readaptação do paciente à sua rotina diária.


Leia também: Conheça os princípios e significados da Ayurveda.


Kayakalpa

O terceiro e último método, chamado de Kayakalpa, possui um caráter mais especial, já que somente é utilizado pelos iogues e monges no Himalaia. Infelizmente, existe muito pouca informação sobre esse método fora do círculos especiais aos quais tais monges pertencem.

Para ilustrar esse método pode-se utilizar o caso de Shriman Tapasviji Maharaj, um iogue e santo do Himalaia descrito na literatura indiana como tendo passado por 3 distintos Kayakalpas e vivido plenamente saudável até os 185 anos.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 
Artigos mais recentes

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!