.
Que tipo de inteligência você possui? Descubra!

Que tipo de inteligência você possui? Descubra!

O psicólogo americano Howard Gardner dedicou anos de pesquisa para o desenvolvimento da Teoria de Inteligências Múltiplas, em que considera que existem 9 tipos diferentes de inteligência humana. Segundo essa teoria, todos os seres humanos possuem um ou mais tipos de inteligência mais bem desenvolvida do que as outras, e isso explica porque algumas pessoas têm por exemplo um excelente raciocínio lógico e maior dificuldade com atividades interpretativas. E você? Qual é o seu tipo de inteligência?

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Os 9 tipos de inteligência humana


Segundo Gardner, é impossível dizer que uma pessoa é mais inteligente que a outra, pois não é possível comparar uma inteligência com a outra, cada um possui a sua e ela nos torna únicos. É o que confirma aquela máxima atribuída à Albert Einstein : “Todo mundo é um gênio. Se você for julgar um peixe pela sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que é estúpido”.  Veja a descrição dos 9 tipos de inteligência humana apontados pela teoria e descubra qual é a sua (ou quais são as suas!).

1- Lógico/matemática
São aquelas pessoas que possuem habilidade para o raciocínio dedutivo e que conseguem encontrar saídas para questões matemáticas. É também quem consegue a partir de objetos e questões abstratas enxergar os seus princípios. É a capacidade mais bem desenvolvida nos cientistas.

2- Musical
É a habilidade nata de quem consegue, de ouvido, identificar padrões musicais, executá-los, compô-los, percebendo os ritmos, timbres e tons.  Normalmente quem tem a inteligência emocional costuma ter pelo menos mais uma dessas desenvolvida: lingüística, corporal-cinestésica e espacial.  É a capacidade mais bem desenvolvida nos maestros, músicos, compositores e críticos de música.

Leia Também: A influência do Anjo Contrário e como restabelecer o equilíbrio


3- Linguística
É quem tem um dom natural com as palavras, conseguem dominá-las, escrevê-las e interpretá-las com facilidade. Tem gosto e facilidade com novos idiomas e tem o prazer de explorar a escrita. É um dom nato nos escritores, poetas, lingüistas e jornalistas.

4- Corporal-cinestésica
É quem tem uma consciência corporal ampliada e consegue controlar e orquestrar o movimento do corpo com muita habilidade. É predominante em pessoas que praticam a dança e esportes.

5- Espacial
Esse tipo de inteligência é típica das pessoas que conseguem enxergar o mundo com precisão milimétrica, tem a visão além do alcance para percebê-lo, modificá-lo e recriar experiências visuais em sua cabeça. É a capacidade de visão do arquiteto, dos escultores, dos artistas, geógrafos, cartógrafos, jogadores de xadrez e navegadores.

Leia Também: O recurso da meditação para entrar em contato com seu eu interior


6- Intrapessoal
Essa é a inteligência mais rara dentre todas, os seres humanos dotados dessa capacidade possuem um elevado entendimento das crenças, dos limites humanos, das preocupações, do autocontrole, dos domínios causadores de estresse e são capazes de neutralizar vícios.

7- Existencial
Essa é uma inteligência subjetiva que ainda carece de mais pesquisas para entendê-la, segundo o psicólogo americano. É a habilidade de entender, analisar e refletir sobre a existência humana e do mundo, é quem tem um pensamento livre de amarras para conseguir compreender e conceituar a vida. É o pensamento típico dos filósofos e líderes espirituais.

Leia Também: Inteligência espiritual – você sabe o que é isso?


8- Naturalista
É aquelas pessoas que têm uma sensibilidade maior para entender, classificar, perceber e lidar com a natureza, com os animais, com as plantas e com os minerais. Eles conseguem organizar mentalmente todos os poderes, habilidades e fenômenos ligados às causas naturais. É o tipo de inteligência dos biólogos e geógrafos, por exemplo.

9- Interpessoal
É quem tem a habilidade de entender a mente humana, os seus desejos e motivações. É a habilidade nata dos professores, religiosos, psicólogos e políticos.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!