.
Quartzo Fumê: o poderoso cristal das concretizações

Quartzo Fumê: o poderoso cristal das concretizações

Pertencente ao grupo dos quartzos, o quartzo fumê é também conhecido como esfumaçado ou morion. De coloração variável, o cristal pode se apresentar nas cores marrom-claro a marrom-escuro, em nada alterando suas propriedades. Quando aquecido, pode se converter em citrino. Pedras em tons de cinza (preto e branco) tratam-se pedras sintéticas.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

Propriedades do quartzo fumê

Conhecido pelos antigos druidas como o Cristal do Poder, o quartzo fumê era considerado sagrado, possuidor de um grande poder divino. Outras culturas, como tribos e xamãs, o quartzo era utilizado para guiar almas para o além, bem como conectar os vivos com espíritos de outros mundos.

Honrado também como pedra da fertilidade, por seus benefícios aos órgãos sexuais, o cristal funcionava como pedra do luto aos romanos, que a utilizavam como forma de obter ânimo para seguir em frente após uma perda. Já os árabes a tinham como símbolo de amizade e fidelidade, e afirmavam que a mesma mudava de cor diante de ameaças ou infortúnios.

Independentemente da cultura, o quartzo fumê é um dos mais eficientes cristais para neutralizar vibrações negativas, desintoxicar e aterrar energias. Assim como outras pedras de cor marrom, esse cristal está sintonizado com a energia de sustentação da Terra. Portanto, essa ligação com o elemento apenas reforça seu conhecimento sobre a natureza e o meio ambiente, transferindo toda essa energia e cuidado ao seu portador – que também passa a olhar para a natureza com outros olhos.

O quartzo fumê é a pedra dos “pés no chão”, e tem como maior virtude a capacidade de concretização. Isso quer dizer que deve sempre ser utilizado quando desejar muito realizar algo. Além de possibilitar a realização, a pedra te mantém realista, não deixando com que se envolva com ilusões e se frustre posteriormente. Ainda que muita gente se recuse em enxergar a verdade, é fundamental que o indivíduo nunca se desconecte da realidade se quiser prosperar, se sentir seguro e ser feliz.

Em um amplo espectro, são atribuídas ao quartzo fumê propriedades como a boa sorte, a limpeza da aura, o fortalecimento dos laços de amizade, a vontade de viver e tantos outros benefícios para o corpo, a mente e o espírito.

Os cristais de quartzo fumê podem ser encontrados em algumas localidades específicas, sendo originários da Suíça (o maior país produtor), Itália, Estados Unidos, Brasil, Rússia, Escócia, Ucrânia e Madagascar.

Pessoas nascidas sob os signos de Virgem e Sagitário estão associadas aos poderes do quartzo fumê. Profissões como advogados, engenheiros e outras que envolvam comunicação também são beneficiadas por ele.


Leia também: O poder do quartzo para superar conflitos internos


Efeitos terapêuticos para o corpo

Apesar de ser uma pedra altamente espiritual, o quartzo fumê possui um vasto leque de propriedades terapêuticas para o corpo físico de seu portador. Dentre as mais importantes podemos ressaltar o fortalecimento dos músculos e juntas, prevenindo doenças relacionadas, além de proteger órgãos internos como coração e estômago.

Outras características desse cristal atuam sobre o pâncreas e especialmente os rins, promovendo a limpeza e regeneração dos mesmos. Órgãos sexuais são beneficiados, bem como estímulo à sexualidade e aumento da virilidade. Doenças do abdômen, pernas e quadris veem consideráveis resultados positivos quando expostas a esse cristal. Dores de cabeça e câimbras também podem ser amenizadas.

Reações frequentes como tontura, visão embaçada, vertigem e zumbido no ouvido são melhoradas ao portar a pedra junto ao corpo ou durante meditações. Pessoas que sofrem com a retenção de líquidos podem fazer uso dela para assimilar os minerais ao corpo.

O quartzo fumê permite ainda uma melhor absorção e distribuição de cálcio, fortalecendo ossos e mostrando-se útil para o tratamento de osteoporose, fraturas e também dentes frágeis. A pele também vê resultados, já que a pedra fortalece sua camada de proteção.

Devido às pequenas quantidades de radiação natural presentes dentro dos cristais de quartzo fumê, seu uso é recomendado para pessoas portadoras de doenças provenientes da radiação ou que estejam sendo submetidas a tratamentos quimioterápicos.


Efeitos emocionais e espirituais do quartzo fumê

Pessoas com características dispersivas, desmemoriadas e que vivem sempre no mundo da lua podem se ver consideravelmente mais concentradas com o uso do quartzo fumê junto de si. A estrutura psicológica de quem vive com um medo sem propósito e inseguranças também é fortalecida pelo cristal, que ajuda inclusive no tratamento da síndrome do pânico e da depressão, promovendo a calma. Tendências suicidas serão amenizadas com seu uso.

Seu uso para fins mentais promove pensamentos pragmáticos e positivos, eliminando toda e qualquer contradição e diminuindo problemas de comunicação. O quartzo fumê se mostra ainda um imbatível antídoto para o estresse, desintoxicando o indivíduo em todos os níveis.

Protetor contra ataques psíquicos e emocionais, a pedra absorve para si as energias negativas e as transmuta, devolvendo-as para a Terra em forma neutralizada. O quartzo fumê ainda atua na absorção da poluição eletromagnética emitida por equipamentos eletrônicos e linhas de energia.


Leia também: Simpatia do quartzo rosa para esquecer um grande amor para sempre


Como usar o seu quartzo fumê

Diante de todas as propriedades apresentadas, existem diversas formas de utilizar o quartzo fumê a fim de obter tais efeitos – sejam eles físicos, espirituais ou emocionais. Uma das opções é usá-lo em volta do pescoço como um colar composto por vários cristais ou um único pingente. Nessa modalidade, o quartzo contribuirá para aumentar seus instintos de sobrevivência, ajudando-o a alcançar objetivos pessoais ou profissionais.

Também através de um colar, pessoas depressivas e tendenciosas ao suicídio devem utiliza-lo em uma correntinha a fim de proporcionar vontade de viver e equilibrar as emoções. Quem está em processo de parar de fumar, pode utilizar o colar para reduzir o desejo pelo cigarro, suavizar a raiva e a ansiedade relacionadas com a saída da nicotina do organismo.

Excelente para meditação, o quartzo fumê alinha os três chackras de baixo. No entanto, é no primeiro chackra que pode ser usado para meditar e extrair benefícios. É através do chackra básico que o quartzo fará seu papel bloqueando o corpo espiritual contra a entrada de energias negativas.

A meditação te dará a força necessária para caminhar, mesmo quando existe o medo de errar; com ela você verá a vontade em aprender sempre mais, bem como reconhecer os erros quando estes ocorrerem. Em adição, terá um efeito especial em limpar a aura de seu usuário.

Aqueles que sofrem com pesadelos recorrentes podem utilizar o cristal debaixo do travesseiro. Assim, ele o ajudará na manifestação de sonhos agradáveis enquanto dissolve as energias negativas que atrapalham seu sono.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: