.
Qual o significado dos movimentos feitos durante a missa? Descubra!

Qual o significado dos movimentos feitos durante a missa? Descubra!

Quando pessoas que não são católicas participam da Santa Missa, costumam estranhar os movimentos que são feitos durante a cerimônia. Geralmente, não conseguem entender o porquê de se sentar, ajoelhar, ficar de pé ou caminhar em determinados momentos. Até mesmo quem é católico, muitas vezes não sabe o real significado destes atos e os faz por simples costume. Porém, existe um simbolismo para cada um dos movimentos corporais feitos durante a missa. Todas as palavras, posturas ou atos significam alguma coisa. Neste artigo, vamos falar sobre a razão para sentar-se, ficar de pé, ajoelhar-se ou andar durante a Santa Missa.

Sentar-se

Ao ficar sentados, estamos em uma postura de escuta. Os católicos costumam se sentar na primeira leitura, que geralmente é do Antigo Testamento, no Salmo, que costuma ser cantado, e na segunda leitura, do Novo Testamento e não do Evangelho. Os fiéis também se sentam durante a homilia e o ofertório. Simbolicamente, o ato de sentar está ligado ao ato de escutar. Ele é muito importante para os momentos de reflexão da Missa.

Ficar de pé

Esta é a principal posição para orar. Ficar de pé é a postura de oração para os judeus mesmo antes do tempo de Jesus. Em diversas partes da Bíblia, vemos que os fiéis se mantinham de pé para orar. Por isso, os católicos seguem usando esta postura. Podemos citar como exemplo de momentos que fica-se de pé para oração durante a missa a saudação inicial, o Pai Nosso e a oração dos fiéis.

Durante o credo, fica-se em pé para dizer juntos o que os cristãos acreditam desde os primeiros tempos com a forma do Credo Niceno ou Credo dos Apóstolos. Os católicos também ficam de pé para afirmar a unidade e crença conjunta, como cristãos. No momento do Evangelho, ficar de pé demonstra respeito. São feitas diversas leituras da Bíblia durante a Missa, mas, neste momento, fica-se de pé com um respeito particular, pois ali se encontram as palavras e atos de Jesus. Para a procissão, fica-se em pé no início e no fim da Missa, como sinal de respeito ao Padre ou Bispo que celebra a cerimônia.

Ficar de joelhos

Ao entrar na Igreja, é feita a genuflexão, que consiste no ato de agachar e tocar o chão com um dos joelhos. Desta forma, se reconhece humildemente a presença de Jesus no sacrário, na Eucaristia. Os católicos creem que Jesus está presente com o seu corpo, sangue, divindade e alma na Eucaristia. Acredita-se que quando Jesus disse “Este é o meu corpo”, foi de forma literal. Jesus é simbolizado com o pão e o vinho, mas sua presença é verdadeira e completa. Isto é algo que os primeiros cristãos acreditavam e que continua sendo uma crença na Igreja Católica. Esta fé é expressa no ato da genuflexão.

O ato de ajoelhar é uma postura de adoração e respeito. Outro momento da Missa que os fiéis se ajoelham é quando se preparam para receber a Eucaristia (o corpo e Sangue de Jesus Cristo na Sagrada Comunhão). Depois de receber a comunhão, os fiéis se ajoelham novamente, pois acreditam que Jesus está presente na Comunhão. Se creem que estão na presença de Cristo, ficar de joelhos é um ato espontâneo. Por este motivo, os católicos sempre se ajoelham nesta parte da Missa e se mantém de joelhos até que as hóstias que foram consagradas voltem para o sacrário.


Clique aqui: Entenda o Sacramento da Ordem – a missão de propagar a palavra de Deus


Caminhar

O ato de caminhar, especialmente de modo processional, é extremamente importante no Rito Romano e os católicos devem saber como fazê-lo. Geralmente, a caminhada é feita com as mãos postas, vagarosamente e mantendo uma distância da pessoa que está à frente. Quando se anda no Presbitério, por exemplo, também é essencial fazê-lo com calma e de forma ordenada, sem demonstração de pressa, mesmo que se tenha certas vezes.

A importância da postura durante a Santa Missa

Estes são apenas alguns significados dos movimentos realizados pelos católicos durante a Missa. De fato, tudo é carregado de simbolismos durante a cerimônia. Os atos citados acima, são apenas uma descrição básica do que os fiéis fazem com os seus corpos durante a Missa. Como toda a estrutura durante a cerimônia, e o que envolve o catolicismo, existem diversas ferramentas que ajudam os fiéis a sintonizarem seu coração, mente e alma até Jesus.

Se você é católico e deseja se relacionar verdadeiramente com Cristo, aceite e abrace os significados por trás do que está fazendo. As alegrias, riquezas e graças disponíveis para os fiéis durante a Santa Missa na Igreja Católica vão te levar cada vez mais para perto de Deus.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.