.
Poliamor: as dificuldades e barreiras de uma relação livre

Poliamor: as dificuldades e barreiras de uma relação livre

O poliamor é uma forma de construção dos relacionamentos não tão nova quanto se possa imaginar, encontrando-se a cada vez mais presente e aceita pela sociedade. Em tempos de rompimento de conceitos, tabus e a reflexão sobre como tudo isso muitas vezes torna-se um empecilho na busca pela felicidade, novas modalidades de se relacionar intimamente com outras pessoas vem aparecendo.

Possivelmente, seja com um amigo ou consigo mesmo, o impasse do coração dividido entre dois amores já ocorreu mais de uma vez. Diante disso, fica clara a dificuldade na escolha, onde o maior sofrimento consistia em ter de abandonar um dos pretendentes. Essa situação é tão comum que sua recorrência é tema de filmes e novelas, mas é importante frisar que a necessidade da escolha em alguns casos pode ser apenas uma questão social, de modo que muitos optam por abandonar essa imposição pelo único amor e acabam por formar um relacionamento sincero, respeitoso e completo com ambos presentes em sua vida.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Dificuldades encontradas diante do poliamor


Ainda que sua essência pareça de muito simples execução, um relacionamento construído como poliamor exige muito equilíbrio, maturidade e barreiras precisam ser ultrapassadas antes que este firme-se como deve ser. Esse tipo de relacionamento exige um excelente trabalho de diálogo e muita sinceridade entre todos os envolvidos, pois qualquer falha de comunicação ou mal-entendido pode sair com um resultado realmente desastroso.

Leia Também: Como funciona uma relação de poliamor?

Construir uma Família


Primeiramente devemos esclarecer que o poliamor se trata de um relacionamento entre mais de 2 pessoas, devendo ser tratado como tal, onde todos os envolvidos têm igual importância e requerem igual atenção. Isso quer dizer que é possível a formação de uma família, mesmo que fuja ao modelo tradicional; para isso é necessário que todos os membros dessa relação estejam em perfeita sintonia e preparados para lidar com uma situação a qual não se está acostumado, nem a sociedade.

Leia Também: Amor vs. Ciúme: a luta constante entre a posse e a autoconfiança

Aceitação Social


A sociedade tradicional é provavelmente a maior barreira a esse tipo de relacionamento, já que apesar de todo o progresso conquistado, ainda engatinhamos rumo a uma sociedade livre de preconceitos ou discriminação quanto às formas de amar.

Leia Também: Separe o amor da dor e saiba ser feliz em sua plenitude

Ciúmes


O ciúme pode ser um problema mesmo para quem está inserido em uma relação poliamorosa, uma vez que não é fácil nos livrarmos de certos conceitos após sermos bombardeados por conceitos familiares tradicionais por quase toda a vida.

Assim como em todo e qualquer relacionamento, é preciso saber aceitar e, principalmente, aprender a expressar nossa insatisfação e dizer aquilo que incomoda. O diálogo deve ser a maior arma contra as barreiras encontradas pelo poliamor.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!