.
Pentagrama e o seu significado místico

Pentagrama e o seu significado místico

O pentagrama é uma estrela de cinco pontas, desenhada com uma linha contínua, utilizada há milhares de anos por diferentes culturas como o símbolo do laço infinito. Ele representa a proteção contra os demônios e também a verdade, sendo uma espécie de amuleto anti o mal.

As portas e janelas são especialmente protegidas por esse símbolo. Dos cristãos aos monges, o pentagrama sempre representou a verdade implícita, de um certo misticismo religioso e nenhuma associação maligna ou de má fé.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

O significado do pentagrama

pentagrama

Há quatro possíveis associações ao pentagrama, utilizadas pelos ocultistas. A primeira seria a representação da humanidade, ou do corpo humano, com dois pés, cabeça e dois braços não desenhados. A segunda seriam os cinco sentidos (visão, audição, tato, cheiro e paladar), o terceiro os cinco elementos da terra (espírito, fogo, ar, água e terra).

O quarto e último seriam os cinco ciclos da vida, sendo eles o nascimento (início de tudo), infância (momento de criação de bases), maturidade (comunhão com outras pessoas), velhice (momento de reflexão e sabedoria) e morte (tempo do término para um novo início).


Leia também: As sete linhas da Umbanda – os exércitos dos Orixás


O pentagrama enquanto bruxaria

Na bruxaria, o pentagrama é um elemento essencial, assim como a cruz é para os cristãos. Ele representa a sua fé e o homem dentro do círculo, que é o mais alto símbolo da comunhão entre os deuses.

As pontas do pentagrama na bruxaria representam cinco diferentes elementos.

PONTA 1 – ESPÍRITO: representa os criadores, a Deusa e o Deus que guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos quatro elementos e estes elementos são as outras quatro pontas.

PONTA 2 – TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, que são os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

PONTA 3 – AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Está relacionado à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.

PONTA 4 – FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Está ligado às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.

PONTA 5 – ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade.

Qualquer bruxo que detenha um alto conhecimento sobre os elementos do pentagrama e como utilizá-los terá domínio e poder sobre os mesmos, e até outras magias.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.