.
Os benefícios do coentro para a medicina tradicional e Ayurveda

Os benefícios do coentro para a medicina tradicional e Ayurveda

Popularmente conhecido e difundido como uma especiaria culinária, o coentro recebe tamanha importância devido ao seu odor marcante quando triturados – aromatizando de uma maneira especial as receitas nas quais é inserido. O que poucos sabem, é que além de indispensável na cozinha, o coentro também reúne um infinidade de benefícios para a saúde.

O coentro para a medicina tradicional e Ayurveda


Mencionado em “As Mil e Uma Noites” como uma especiaria afrodisíaca, o coentro ficou associado à essa característica desde períodos que datam a Idade Média, entretanto, as pesquisas e descobertas acerca do famoso tempero cresciam exponencialmente, tornando-o inclusive parte de uma terapia milenar de cura indiana chamada Ayurveda.

Aliás, na Ayurveda a erva apresenta um conjunto de todos os sabores (doce, amargo, picante e adstringente), sendo uma potência quente para os frutos e fria para as folhas. O que isso significa? Significa que o coentro tem o poder de equilibrar os três doshas presentes na fisiologia humana, agindo das seguintes formas: Estimulando a digestão, amenizando o calor corpóreo, eliminando toxinas, aliviando cólicas e gases intestinais e também atua como antiparasitário, diurético e febrífugo.

Atuante de forma externa através da pasta dos frutos e folhas, o coentro auxilia em processos inflamatórios, alergias e até conjuntivites. Internamente, com a administração de chás ou alimentos com a erva, auxiliam no combate a acidez, má digestão, síndrome do intestino irritável, parasitose, disfunção erétil, infecção urinária e febre. É contraindicado o uso durante a gravidez.

Veja também:

 

Antes que se constate que essa erva atua somente mediante aplicações na fitoterapia Ayurvédica, saiba que os benefícios do coentro são reconhecidos também pela medicina tradicional, onde especialistas afirmam sua prevenção e tratamento para doenças como o colesterol alto, diabetes, insônia, candidíase, gastrite, psoríase, rosácea, úlcera e demais questões digestivas já citadas anteriormente.

De acordo com pesquisa divulgada pela revista “Phytoterapy Research”, o coentro foi considerado um medicamento bastante eficaz, tratando também do reumatismo e dores articulares. Em pesquisas realizadas em laboratório, a partir da administração do extrato de coentro observou-se a diminuição nos níveis de glicemia e aumento da produção de insulina em animais que tiveram a diabetes induzida.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!