.
O significado da oração

O significado da oração

Antes de tentar encontrar o significado da oração, é importante dizer que é difícil definir a oração em palavras, pois ela é muito mais intensa do que uma simples conversa com Deus. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) definiu muito bem o significado de oração:  “A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”. (CIC 2558).

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Significado da oração: A Oração é um dom que Deus nos deu

Precisamos compreender primeiro que a oração não é nossa, é um dom que Deus nos deu para estabelecermos esse canal de comunicação com o Divino e a partir dele melhorar a nossa vida, a nossa essência, louvar o Pai e trazer o bem universal a todos os seres.
Os Padres do Deserto definiram oração como a possibilidade de julgar com Deus. Como assim? Segundo eles, ao orarmos conseguimos pensar com discernimento sobre a nossa própria vida, sobre a nossa relação com os outros, sobre as relações humanas em geral. Assim, ordenamos os nossos pensamentos, aprofundamos e nos interioramos, buscamos o crescimento espiritual e o amadurecimento sob a luz do que é sagrado.
Faça aqui o seu Pedido de Oração

significado da oração

A oração é feita apenas de palavras?

Elas são expressas por palavras, mas sem intenção não passam de palavras alinhadas uma depois da outra. A fé é que traz poder à oração.

E como sabemos se uma oração é forte ou não?

É uma oração forte quando, através de suas palavras, ela consegue nos comover, nos fazer refletir, nos colocar em estado de graça e de entrega, consegue nos conectar com o Divino. Não existe uma forma certa ou errada de orar, o relacionamento de cada pessoa com Deus é algo muito particular. Entretanto, não devemos inventar uma maneira de rezar pois a Igreja já determinou, através de séculos de experiência, a melhor forma de nos conectar ao Pai.

A importância da oração

De acordo com o Padre Francis Cardeal Arinze, a oração é insubstituível e o momento de entrar em contato com Ele, frente a frente, é único, é um verdadeiro encontro espiritual. “Isso pode acontecer na intimidade do próprio quarto, diante do sacrário, debaixo de uma árvore, no alto de um monte ou à beira-mar. Pode acontecer mesmo ao volante do carro ou em algum momento da Missa. ” O importante é que a oração brote do nosso coração. Seja com ou sem palavras, com palavras decoradas ou orações autênticas, que nos vêm à mente. Sabe quando estamos diante de uma paisagem bonita e sentimos a presença de Deus, sentimos a necessidade imediata de agradecer, louvar e fechar os olhos? Isso também é orar. Orar é estabelecer este contato com o Divino.

Veja aqui a Lista de Orações Poderosas

O que torna uma oração poderosa?

Você já deve ter visto em algum lugar a indicação de uma oração poderosa. Mas se todas as orações são impulsionadas pela fé, o que torna uma oração mais poderosa que a outra? Algumas características podem ser apontadas:
Incessante e contínua
As orações mais poderosas são compostas por ciclos, novenas, ou mesmo orações contínuas. Vemos muitas pessoas dizendo: Quanto tempo tenho que orar para que Deus me ouça? Quando a pessoa quer condicionar a sua fé a um tempo exato de louvor, a oração perde poder. As mais poderosas são aquelas que envolvem dedicação, esforço, sem esquecimentos, sem deixar que a fé seja motivada apenas pela conquista de sua benção. A oração poderosa é aquela que alimenta a sua fé, todos os dias. Orações oradas em grupo, todos ligados pela mesma oração e com a mesma intenção, tem ainda mais poder.

A qualidade da oração

Uma oração é poderosa quando ela é feita de coração, com vontade de orar, que você se sente pleno e realizado ao terminar o momento sagrado. Orai sem cessar (1 Ts 5, 17), assim sua fé é alimentada, e quanto mais fé, mais poder tem a oração.

A oração deve ser pura e sincera

Uma oração deve ser feita de coração aberto, com fervor, tendo a certeza que está sendo ouvido. Não é bom orar com inquietações e preocupações, pois isso atrapalha toda a sinceridade e delicadeza do momento. A oração pura é quando você abre as portas do santuário que é o seu coração para Deus entrar.

Como elevar a sua oração à Deus?

A oração e fé devem andar juntas, e se assim for, ela chegará ao Pai. A Igreja sugere que tenhamos nosso momento de oração diário. Um momento de acalmar o nosso coração, respirar profundamente, olhar para dentro de nós mesmos, fechar os olhos e estabelecer essa conexão com o Divino. Você pode orar com palavras próprias ou reproduzir, com atenção e valor à cada palavra, orações poderosas. Como sugestão: se você for pedir uma benção ou pedir por misericórdia – ore ajoelhado. Se for agradecer ou receber graças – ore com as palmas das mãos viradas para cima, em sinal de recebimento ou com as mãos postas, em oração.

Veja também:

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: