.
Oração das horas - vésperas, laudes e completas

Oração das horas - vésperas, laudes e completas

A oração das horas é uma Liturgia oficial da Igreja Católica. Trata-se de uma oração diária, que deve ser feita em diversos momentos ao longo do dia. Ela é composta por cânticos, Salmos, a leitura de passagens da Bíblia e a elevação de preces a Deus. Os cristãos têm conhecimento do poder da oração, que eleva suas preces a Deus. Como Jesus Cristo, devemos rezar em todos os momentos.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

Oração das Horas: como rezar?

oração das horas

A oração das horas nos ajuda a manter este contato com o divino várias vezes por dia. Ela é dividida em oração da manhã, tarde e noite, que devem ser feitas respectivamente às 6h, 18h e 21h. São chamadas de oficio das leituras (madrugada), laudes (manhã), hora média (entre as laudes e as vésperas), vésperas (tarde) e completas (noite). Apesar de serem cinco orações, apenas três são rezadas mais frequentemente pelos cristãos. A oração do oficio das leituras e a hora média são orações facultativas.  Após o asterisco, deve ser feita uma pausa de um tempo (ou de um acento) e indica, em termos, que a frase melódica será concluída no verso seguinte. Conheça a oração das horas.


Leia também: O significado de horas iguais no relógio


Oração das horas: para que serve?

A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia de todos os cristãos, através de orações recitadas nas várias horas canônicas ao longo do dia. Esta é a essência das cinco horas canônicas da Liturgia das Horas que pode e deve ser recitada por todos os fiéis. Contudo, existem algumas pessoas que são obrigadas a rezá-las. É o caso dos sacerdotes e dos religiosos, mas nada impede que todos a recitem.


Leia também: Horas iguais e invertidas – o que isso quer dizer?


Oração das Horas: Laudes, Vésperas e Completas

Laudes: primeira oração das horas da manhã

Laudes ou oração da manhã, é um oração que deve ser rezada ao raiar do dia, às 6 horas da manhã. Vai abençoar os nossos primeiros pensamentos, antes de qualquer outra atividade, nos colocando em contato com Deus. Esta oração serva para louvar a Deus pela vida recebida. A oração das Laudes é composta por um Salmo, um Hino do Antigo Testamento e um Salmo de Louvor. É nesta hora canônica que também se recita o Benedictus ou o Cântico de Zacarias.

Vésperas: oração das horas da tarde

Vésperas ou oração da tarde, é uma oração que deve ser orada no fim da tarde, às 18h. Você pode agradecer a Deus pelo seu dia e todas as atividades que realizou. As vésperas são constituídas  por dois Salmos e um hino do Novo Testamento. Recita-se também nesta hora o Magnificat, que é o cântico de louvor a  Nossa Senhora.

Completas: oração das horas da noite

As Completas ou a Oração da Noite são realizadas antes de dormir, às 21h. Ela tem a função de complementar as orações do dia, principalmente a oração da tarde, e também é uma oração de confiança a Deus. As completas são compostas por um Salmo e o hino de Simeão.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.