.
Oração das horas - vésperas, laudes e completas

Oração das horas - vésperas, laudes e completas

A oração das horas é uma Liturgia oficial da Igreja Católica. Trata-se de uma oração diária, que deve ser feita em diversos momentos ao longo do dia. Ela é composta por cânticos, Salmos, a leitura de passagens da Bíblia e a elevação de preces a Deus. Os cristãos têm conhecimento do poder da oração, que eleva suas preces a Deus. Como Jesus Cristo, devemos rezar em todos os momentos.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Oração das Horas: como rezar?

oração das horas

A oração das horas nos ajuda a manter este contato com o divino várias vezes por dia. Ela é dividida em oração da manhã, tarde e noite, que devem ser feitas respectivamente às 6h, 18h e 21h. São chamadas de oficio das leituras (madrugada), laudes (manhã), hora média (entre as laudes e as vésperas), vésperas (tarde) e completas (noite). Apesar de serem cinco orações, apenas três são rezadas mais frequentemente pelos cristãos. A oração do oficio das leituras e a hora média são orações facultativas.  Após o asterisco, deve ser feita uma pausa de um tempo (ou de um acento) e indica, em termos, que a frase melódica será concluída no verso seguinte. Conheça a oração das horas.


Leia também: O significado de horas iguais no relógio


Oração das horas: para que serve?

A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia de todos os cristãos, através de orações recitadas nas várias horas canônicas ao longo do dia. Esta é a essência das cinco horas canônicas da Liturgia das Horas que pode e deve ser recitada por todos os fiéis. Contudo, existem algumas pessoas que são obrigadas a rezá-las. É o caso dos sacerdotes e dos religiosos, mas nada impede que todos a recitem.


Leia também: Horas iguais e invertidas – o que isso quer dizer?


Oração das Horas: Laudes, Vésperas e Completas

Laudes: primeira oração das horas da manhã

Laudes ou oração da manhã, é um oração que deve ser rezada ao raiar do dia, às 6 horas da manhã. Vai abençoar os nossos primeiros pensamentos, antes de qualquer outra atividade, nos colocando em contato com Deus. Esta oração serva para louvar a Deus pela vida recebida. A oração das Laudes é composta por um Salmo, um Hino do Antigo Testamento e um Salmo de Louvor. É nesta hora canônica que também se recita o Benedictus ou o Cântico de Zacarias.

Vésperas: oração das horas da tarde

Vésperas ou oração da tarde, é uma oração que deve ser orada no fim da tarde, às 18h. Você pode agradecer a Deus pelo seu dia e todas as atividades que realizou. As vésperas são constituídas  por dois Salmos e um hino do Novo Testamento. Recita-se também nesta hora o Magnificat, que é o cântico de louvor a  Nossa Senhora.

Completas: oração das horas da noite

As Completas ou a Oração da Noite são realizadas antes de dormir, às 21h. Ela tem a função de complementar as orações do dia, principalmente a oração da tarde, e também é uma oração de confiança a Deus. As completas são compostas por um Salmo e o hino de Simeão.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: