.
Como rezar o Rosário e qual é a sua importância

Como rezar o Rosário e qual é a sua importância

Você sabe como rezar o Rosário? Já fez essa oração? Veja no artigo a importância do Rosário para a igreja e veja como rezar o Rosário.

Como rezar o Rosário: oração que nos conduz a Cristo

A importância do Rosário é tão grande para a Igreja que nós poderíamos ficar dias aqui a falar sobre ele. Vamos citar aqui, de forma simples e reduzida, alguns dos motivos que mostram a importância dessa oração e da importância de saber como rezar o Rosário:

  • Como rezar o Rosário

    Segundo a Igreja, Nossa Senhora teria ensinado a Oração do Santo Rosário a Domingos Gusmão, no século XII, para que ele combatesse os hereges cátaros na França. Com essa oração, feita a pedido do Papa Gregório IX, São Domingos teria convertido mais de 100 mil hereges, que foram tocados e choraram amargamente seus crimes, e até crianças fizeram penitências para se libertar do mal. Continue lendo o artigo para saber como rezar o Rosário.

  • Como rezar o Rosário

    O Rosário é considerado tão poderoso e tão terrível para os demônios, que muitos santos invocaram o poder dessa oração para expulsá-lo dos corpos de possessos, como testemunham muitas narrativas.

  • Como rezar o Rosário

    Quando os americanos jogaram as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em 1945, o poder do Rosário foi comprovado em testemunhos. Em Hiroshima, uma das bombas caiu a apenas 800 metros de uma casa paroquial. Tudo ao redor ficou destruído e carbonizado, exceto a casa e seus moradores, que ficaram completamente ilesos. Nenhum cientistas jamais conseguiu explicar este fato, mas um dos padres dessa paróquia explicou dizendo: “Naquela casa se rezava todos os dias, em comum, o Santo Rosário. Por isso, foi protegida por Nossa Senhora”.

  • Como rezar o Rosário

    Desde o aparecimento de Nossa Senhora em Lourdes e em Fátima, a ênfase e insistência por essa oração se faz sempre. Em Lourdes ela aparece sempre com o Rosário nas mãos. Em Fátima, em cada aparição, ele insistiu: “Rezem o Rosário diariamente”.

  • Como rezar o Rosário

    O Papa Bento XVI frisou a importância dessa oração dizendo: “A oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz diretamente a Cristo”. É uma oração a ser feita de coração, que repete a Ave Maria muitas vezes como forma de meditar a palavra de Deus e assimilar a Comunhão Eucarística.

  • O Rosário era a oração predileta do Papa João Paulo II. Ele disse: “O Rosário é a minha oração predileta (…). Ao mesmo tempo o nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os fatos que compõem a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade. Vicissitudes pessoais e vicissitudes do próximo e, de modo particular, daqueles que estão mais próximos de nós, que nos são mais queridos. Assim a simples oração do Rosário bate ao ritmo da vida humana”. Continue lendo o artigo para saber como rezar o Rosário.

Como rezar o Rosário

O Rosário compreende a oração de vinte mistérios da Fé Católica dividos em quadro grupo de cinco mistérios – que são os terços – e cada mistério deve ser rezado em um dia específico da semana. A oração do Rosário nos leva diretamente à meditação da Palavra de Deus e das passagens mais importantes do Evangelho. Os mistérios do Rosário são: os Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz. Veja, de seguida, como rezar o Rosário:

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Primeira Parte:

Com a mão direita aberta, faça com o seu polegar uma pequena cruz na sua testa, lábios e peito, dizendo:

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Depois, faça o sinal da Cruz convencional, tocando com a ponta dos dedos da mão direita a testa, peito, ombro esquerdo e direito, dizendo:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

I – Oração Preparatória

“Antes de começar, faça a oração preparatória para invocar o Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”


 

II – Oferecimento do Rosário

Deve-se dizer as intenções que se quer incluir no Rosário e o porquê de estar realizando as orações.


 

III – O Credo

Segurando a cruz do Rosário com a mão direita, reze o Credo:

“Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.”


 

IV – Oração à Santíssima Trindade

Em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória-ao-Pai. A primeira Ave-Maria é orada em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos redimiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

Portanto, na primeira conta grande reza-se o Pai-Nosso, nas 3 pequenas a seguir reza-se 3 Ave-Marias. No intervalo entre a última conta pequena e a próxima grande, reza-se o Glória ao Pai, dizendo:

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.”


Leia também: Oração Poderosa – a forma de rezar que irá mudar a sua vida


Segunda Parte

Na segunda parte, são rezados os mistérios. Os Mistérios Gozosos são rezados às segundas-feiras e aos sábados. Os Mistérios Luminosos, às quintas-feiras. Os Mistérios Dolorosos, às terças e quintas-feiras e os Mistérios Gloriosos, às quartas e domingos.

 

I- Mistérios Gozosos – rezar às segundas e sábados

Primeiro Mistério – A anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora (LC. 1,26-38)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa Encarnação no seio de Maria; e vos pedimos, por esse mistério, e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja.”

Em seguida, reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai. Proceder da mesma forma com as orações nos mistérios seguintes.


 

Segundo Mistério – A Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (LC 1,39-56)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de vossa santa Mãe à sua prima santa Isabel e da santificação de São João Batista; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nosso próximo. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai


 

Terceiro Mistério – O nascimento do Menino Jesus em Belém. (Lc. 2,1-20)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao vosso nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos e ao amor a pobreza. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


 

Quarto Mistério – Apresentação de Jesus no templo

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa apresentação ao templo, e da purificação de Maria; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma grande pureza de corpo de alma. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


 

Quinto Mistério – O Encontro de Jesus no Templo entre os doutores da Lei. (Lc.2,41-50)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra ao vosso reencontro por Maria; e vos pedimos, por este mistério; e por sua intercessão, a verdadeira sabedoria. Assim seja”.

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Aprenda a oração Salve Rainha e descubra a sua origem


II- Mistérios Dolorosos – rezar às terças e sextas-feiras

Sexto Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sexta dezena, em honra a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Sétimo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sétima dezena, em honra a vossa sangrenta flagelação; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe santíssima, a mortificação de nossos sentidos. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Oitavo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta oitava dezena, em honra de vossa coroação de espinhos; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Nono Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta nona dezena, em honra do carregamento da Cruz; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima dezena, em honra a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o calvário; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do purgatório. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Oração da Serenidade – entenda o seu significado


III – Mistérios Gloriosos – Rezar às quartas-feiras, sábados e domingos.

Décimo Primeiro Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta undécima dezena, em honra a vossa ressurreição gloriosa; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor a Deus e o fervor ao vosso serviço. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Segundo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta duodécima dezena, em honra a vossa triunfante ascensão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do céu, nossa cara pátria. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Terceiro Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima terceira dezena, em honra do mistério de Pentecostes; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Quarto Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima quarta dezena, em honra da ressurreição e triunfal assunção de vossa Mãe ao céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção a tão boa mãe. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Quinto Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus esta décima quinta dezena, em honra da coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Oração por um milagre


IV – Mistérios Luminosos – rezar às quintas feiras

Os mistérios Luminosos foram instituídos pelo santo Papa João Paulo II em 16 de outubro de 2002, em uma Carta Apostólica. Ele presenteou os cristão e a igreja com 5 novos mistérios cheios de luz.


Décimo Sexto Mistério – o Batismo de Jesus no Jordão (cf. 2 Cor 5, 21)

Diga:

“Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que Se faz pecado por nós , o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-Lo na missão que O espera. Assim seja”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Sétimo Mistério – a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-12)

Diga:

“Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes. Assim seja”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Oitavo Mistério – Anúncio do Reino de Deus, com o convite à conversão (cf. Mc 1, 15)

Diga:

“Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão , perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Nono Mistério – a Transfiguração de Jesus (cf. Lc 9, 35 par)

Diga:

“Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O «escutem» (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Vigésimo Mistério – a instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

Diga:

“Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando «até ao extremo» o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Conheça a oração poderosa do agora


Terceira Parte:

Reza-se o Agradecimento:

“Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha:

 

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!

A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,

e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre,

ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

  1. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
  2. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.”

Faça o Sinal da Cruz.

Gostou de saber como rezar o Rosário? Deixe seus comentário em abaixo. No WeMystic gostamos de saber a sua opinião sobre nossos artigos!


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: