.
Como rezar o Rosário e qual é a sua importância

Como rezar o Rosário e qual é a sua importância

Você sabe como rezar o Rosário? Já fez essa oração? Veja no artigo a importância do Rosário para a igreja e veja como rezar o Rosário.

Como rezar o Rosário: oração que nos conduz a Cristo

A importância do Rosário é tão grande para a Igreja que nós poderíamos ficar dias aqui a falar sobre ele. Vamos citar aqui, de forma simples e reduzida, alguns dos motivos que mostram a importância dessa oração e da importância de saber como rezar o Rosário:

  • Como rezar o Rosário

    Segundo a Igreja, Nossa Senhora teria ensinado a Oração do Santo Rosário a Domingos Gusmão, no século XII, para que ele combatesse os hereges cátaros na França. Com essa oração, feita a pedido do Papa Gregório IX, São Domingos teria convertido mais de 100 mil hereges, que foram tocados e choraram amargamente seus crimes, e até crianças fizeram penitências para se libertar do mal. Continue lendo o artigo para saber como rezar o Rosário.

  • Como rezar o Rosário

    O Rosário é considerado tão poderoso e tão terrível para os demônios, que muitos santos invocaram o poder dessa oração para expulsá-lo dos corpos de possessos, como testemunham muitas narrativas.

  • Como rezar o Rosário

    Quando os americanos jogaram as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em 1945, o poder do Rosário foi comprovado em testemunhos. Em Hiroshima, uma das bombas caiu a apenas 800 metros de uma casa paroquial. Tudo ao redor ficou destruído e carbonizado, exceto a casa e seus moradores, que ficaram completamente ilesos. Nenhum cientistas jamais conseguiu explicar este fato, mas um dos padres dessa paróquia explicou dizendo: “Naquela casa se rezava todos os dias, em comum, o Santo Rosário. Por isso, foi protegida por Nossa Senhora”.

  • Como rezar o Rosário

    Desde o aparecimento de Nossa Senhora em Lourdes e em Fátima, a ênfase e insistência por essa oração se faz sempre. Em Lourdes ela aparece sempre com o Rosário nas mãos. Em Fátima, em cada aparição, ele insistiu: “Rezem o Rosário diariamente”.

  • Como rezar o Rosário

    O Papa Bento XVI frisou a importância dessa oração dizendo: “A oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz diretamente a Cristo”. É uma oração a ser feita de coração, que repete a Ave Maria muitas vezes como forma de meditar a palavra de Deus e assimilar a Comunhão Eucarística.

  • O Rosário era a oração predileta do Papa João Paulo II. Ele disse: “O Rosário é a minha oração predileta (…). Ao mesmo tempo o nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os fatos que compõem a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade. Vicissitudes pessoais e vicissitudes do próximo e, de modo particular, daqueles que estão mais próximos de nós, que nos são mais queridos. Assim a simples oração do Rosário bate ao ritmo da vida humana”. Continue lendo o artigo para saber como rezar o Rosário.

Como rezar o Rosário

O Rosário compreende a oração de vinte mistérios da Fé Católica dividos em quadro grupo de cinco mistérios – que são os terços – e cada mistério deve ser rezado em um dia específico da semana. A oração do Rosário nos leva diretamente à meditação da Palavra de Deus e das passagens mais importantes do Evangelho. Os mistérios do Rosário são: os Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz. Veja, de seguida, como rezar o Rosário:

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

Primeira Parte:

Com a mão direita aberta, faça com o seu polegar uma pequena cruz na sua testa, lábios e peito, dizendo:

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Depois, faça o sinal da Cruz convencional, tocando com a ponta dos dedos da mão direita a testa, peito, ombro esquerdo e direito, dizendo:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

I – Oração Preparatória

“Antes de começar, faça a oração preparatória para invocar o Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”


 

II – Oferecimento do Rosário

Deve-se dizer as intenções que se quer incluir no Rosário e o porquê de estar realizando as orações.


 

III – O Credo

Segurando a cruz do Rosário com a mão direita, reze o Credo:

“Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.”


 

IV – Oração à Santíssima Trindade

Em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória-ao-Pai. A primeira Ave-Maria é orada em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos redimiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

Portanto, na primeira conta grande reza-se o Pai-Nosso, nas 3 pequenas a seguir reza-se 3 Ave-Marias. No intervalo entre a última conta pequena e a próxima grande, reza-se o Glória ao Pai, dizendo:

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.”


Leia também: Oração Poderosa – a forma de rezar que irá mudar a sua vida


Segunda Parte

Na segunda parte, são rezados os mistérios. Os Mistérios Gozosos são rezados às segundas-feiras e aos sábados. Os Mistérios Luminosos, às quintas-feiras. Os Mistérios Dolorosos, às terças e quintas-feiras e os Mistérios Gloriosos, às quartas e domingos.

 

I- Mistérios Gozosos – rezar às segundas e sábados

Primeiro Mistério – A anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora (LC. 1,26-38)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa Encarnação no seio de Maria; e vos pedimos, por esse mistério, e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja.”

Em seguida, reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai. Proceder da mesma forma com as orações nos mistérios seguintes.


 

Segundo Mistério – A Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (LC 1,39-56)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de vossa santa Mãe à sua prima santa Isabel e da santificação de São João Batista; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nosso próximo. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai


 

Terceiro Mistério – O nascimento do Menino Jesus em Belém. (Lc. 2,1-20)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao vosso nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos e ao amor a pobreza. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


 

Quarto Mistério – Apresentação de Jesus no templo

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa apresentação ao templo, e da purificação de Maria; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma grande pureza de corpo de alma. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


 

Quinto Mistério – O Encontro de Jesus no Templo entre os doutores da Lei. (Lc.2,41-50)

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra ao vosso reencontro por Maria; e vos pedimos, por este mistério; e por sua intercessão, a verdadeira sabedoria. Assim seja”.

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Aprenda a oração Salve Rainha e descubra a sua origem


II- Mistérios Dolorosos – rezar às terças e sextas-feiras

Sexto Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sexta dezena, em honra a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Sétimo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sétima dezena, em honra a vossa sangrenta flagelação; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe santíssima, a mortificação de nossos sentidos. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Oitavo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta oitava dezena, em honra de vossa coroação de espinhos; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Nono Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta nona dezena, em honra do carregamento da Cruz; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima dezena, em honra a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o calvário; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do purgatório. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Oração da Serenidade – entenda o seu significado


III – Mistérios Gloriosos – Rezar às quartas-feiras, sábados e domingos.

Décimo Primeiro Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta undécima dezena, em honra a vossa ressurreição gloriosa; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor a Deus e o fervor ao vosso serviço. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Segundo Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta duodécima dezena, em honra a vossa triunfante ascensão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do céu, nossa cara pátria. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Terceiro Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima terceira dezena, em honra do mistério de Pentecostes; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Quarto Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima quarta dezena, em honra da ressurreição e triunfal assunção de vossa Mãe ao céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção a tão boa mãe. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Quinto Mistério

Diga:

“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus esta décima quinta dezena, em honra da coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Oração por um milagre


IV – Mistérios Luminosos – rezar às quintas feiras

Os mistérios Luminosos foram instituídos pelo santo Papa João Paulo II em 16 de outubro de 2002, em uma Carta Apostólica. Ele presenteou os cristão e a igreja com 5 novos mistérios cheios de luz.


Décimo Sexto Mistério – o Batismo de Jesus no Jordão (cf. 2 Cor 5, 21)

Diga:

“Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que Se faz pecado por nós , o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-Lo na missão que O espera. Assim seja”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Sétimo Mistério – a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-12)

Diga:

“Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes. Assim seja”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Oitavo Mistério – Anúncio do Reino de Deus, com o convite à conversão (cf. Mc 1, 15)

Diga:

“Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão , perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Décimo Nono Mistério – a Transfiguração de Jesus (cf. Lc 9, 35 par)

Diga:

“Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O «escutem» (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Vigésimo Mistério – a instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

Diga:

“Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando «até ao extremo» o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.”

Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.


Leia também: Conheça a oração poderosa do agora


Terceira Parte:

Reza-se o Agradecimento:

“Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha:

 

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!

A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,

e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre,

ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

  1. Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
  2. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.”

Faça o Sinal da Cruz.

Gostou de saber como rezar o Rosário? Deixe seus comentário em abaixo. No WeMystic gostamos de saber a sua opinião sobre nossos artigos!


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual