.
Opus Dei- a instituição evangelizadora da igreja Católica

Opus Dei- a instituição evangelizadora da igreja Católica

A Opus Dei, também chamada de Prelazia da Santa Cruz, é uma prelazia pessoal da Igreja Católica, a única instituição atual do ordenamento canônico. A mensagem se baseia na convicção de que todos podem ser santos e felizes vivendo com Deus em seu dia a dia. A Opus Dei é hierárquica e composta por leigos, casados ou solteiros, e sacerdotes. Basicamente, a instituição busca difundir a vida cristã, na família e no trabalho. Trata-se de uma chamada universal à santidade e a santificação do trabalho cotidiano.  Conheça um pouco mais sobre a Opus Dei.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

A história

A fundação da Opus Dei ocorreu em 2 de outubro de 1928. Seu fundador foi Josemaría Escrivá de Balaguer, sacerdote espanhol canonizado em 2002, quando passou a ser reconhecido como santo pela Igreja. A Opus Dei foi instituída no Brasil em 1957, a primeira sede foi construída em Marília, no estado de São Paulo.

“Opus Dei” é um termo em latim que significa “Obra de Deus”. Em 28 de novembro de 1982, o papa João Paulo II constituiu a Opus Dei como prelazia pessoal – nome dado a uma estrutura institucional da Igreja Católica Romana que é composta por um prelado, clérigos e leigos, que se dedicam a determinadas atividades pastorais. As prelazias pessoais são a promoção da vida cristã e da tarefa evangelizadora da Igreja, de forma que complemente as dioceses.


Clique aqui: Agnus Dei – conheça o significado desta expressão religiosa


A organização

Os sócios da Opus Dei, homens ou mulheres, não precisam deixar suas profissões para ter dedicação exclusiva ao trabalho pastoral. Assim como não há necessidade de alterar seu estado civil, pessoas casadas, solteiras e viúvas podem participar. A instituição também é aberta àqueles que desejam seguir uma vida sacerdotal. Porém, de acordo com estatísticas da Opus Dei, mais de 90% dos membros são leigos – os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja.

A Opus Dei tinha em 2005 aproximadamente 85 mil membros espalhados pelos cinco continentes. Todos os fiéis são membros em igual grau, com direitos, deveres e autoridade sob a orientação do prelado, líder pastoral da prelatura. Os membros da Opus Dei são divididos em duas classes: os supernumerários e os numerários.

Supernumerários

A maior parte da sociedade da Opus Dei é composta por membros supernumerários. Normalmente, são mulheres ou homens casados, que possuem carreiras tradicionais e que buscam santificar seus deveres profissionais e familiares como parte principal da sua vida cristã. Os supernumerários dedicam diariamente um tempo à oração. Além disso, participam de palestras específicas de formação humana e teológica e anualmente, de retiros espirituais. Devido às suas obrigações profissionais e familiares, não têm a mesma disponibilidade às atividades da prelatura que os outros membros.

Numerários

Os numerários são aqueles homens e mulheres que se dedicam totalmente ao celibato. Eles vivem para servir exclusivamente aos objetivos apostólicos da Opus Dei. Alguns numerários vivem com suas famílias, muitas vezes por ser mais conveniente para suas profissões. Enquanto outros, conseguem ficar plenamente disponíveis para as atividades apostólicas e para ajudar na formação dos demais fiéis da prelazia. Estes numerários vivem nos centros da Opus Dei e conseguem conciliar com suas carreiras profissionais. Também existem as numerárias auxiliares, que se dedicam ao trabalho doméstico dos centros e das sedes da prelazia.


Clique aqui: Salmo 17: a certeza de Davi quanto à justiça de Deus


Curiosidades

Inúmeras teorias de conspiração são contadas a respeito da Opus Dei. Muitos dizem ser uma sociedade secreta ou seita, que usa a religião para executar seus interesses pessoais. Também há relatos de ex-sócios sobre torturas e regras extremamente rígidas e autoritárias, como a proibição de visitas aos familiares. Existem depoimentos de pessoas que desenvolveram problemas psicológicos, devido às torturas psicológicas vividas na Opus Dei.

A instituição ficou muito famosa após a publicação do livro “O Código Da Vinci” em 2003, do escritor norte-americano Dan Brown. Mais tarde, em 2006, o livro também ganhou uma versão em filme, sob a direção de Ron Howard. Na história do livro, a Opus Dei é uma seita religiosa manipuladora, que protege a localização do Santo Graal e guarda o segredo de que Jesus teve um relacionamento com Maria Madalena, podendo ter descendentes ainda vivos na Terra.

Também existe a teoria de que a Opus Dei estaria ligada à Maçonaria. No entanto, são instituições bem diferentes. A Opus Dei pertence à Igreja Católica e é composta por trabalhadores e membros do clero. Enquanto a Maçonaria, foi fundada no início do século XVIII e é composta por personalidades influentes da sociedade.


Clique aqui: Cruz Credo – descubra o significado desta expressão


Uma vida de sacrifícios e oração

A filosofia da Opus Dei incentiva cultivar a penitência e a oração, como forma de manter o objetivo de levar uma vida santificada. Por isso, os sócios da prelazia possuem algumas práticas frequentes: assistir diariamente à Santa Missa, confissão sacramental assídua, leitura e meditação do Evangelho, etc.

Os fiéis da prelazia também são muito devotos à Nossa Senhora. É comum fazerem sacrifícios, assim como Jesus Cristo. Renunciam pequenos prazeres, doam seus salários, praticam jejum, entre outros.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: