.
Óleo essencial de Pau Rosa -  uma preciosidade da Amazônia

Óleo essencial de Pau Rosa - uma preciosidade da Amazônia

O óleo essencial de pau rosa é genuinamente brasileiro, tem propriedades que combatem o estresse, acalmam e ainda é afrodisíaco. Conheça todo o poder desse óleo essencial e veja como utilizá-lo.

O aroma e poder da Amazônia no óleo essencial de Pau Rosa

Nunca ouviu falar do óleo essencial de pau rosa? Ele foi recentemente introduzido na aromaterapia. Extraído da árvore Aniba rosaeodora, nativa da Amazônia, este óleo de aroma adocicado tem a taxa mais elevada de entre todos os óleos testados contra o crescimento de bactérias. Atualmente esta árvore já é cultivada em muitos outros países como na Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Peru, Colômbia e Equador.


Clique Aqui: Conheça os óleos essenciais dos signos


O poder no Linalol e seus benefícios

A componente chave por detrás do óleo essencial de pau rosa é o linalol, este componente é utilizado em fragrâncias famosas de perfumaria fina como a Chanel nº5.  A maior parte da produção deste óleo é destinada para a perfumaria, o restante é absorvido por diversos mercados como da aromaterapia.


Propriedades terapêuticas:

1- Reduz alterações de humor – especialmente em quem está passando por depressão, menopausa ou tensão pré-menstrual.

2- Abranda sentimentos de ansiedade, frustração e tristeza

3- Aumenta a autoconfiança e autoestima

4- É regulador de emoções.

5- Alivia insônia,  receio em viajar de avião e jet lag


Propriedades medicinais:

1- É calmante

2- Analgésico, anti-inflamatório, antibactericida e antiespasmódico

3– Antidepressivo

4– Afrodisíaco

5- Imunoestimulante

6- Inseticida


Propriedades para a pele

Os principais usos do óleo essencial de pau rosa são tem tratamentos para a pele. Ele trata a acne, as inflamações, ferimentos, queimaduras, eczemas e dermatites. É excelente na hidratação da pele seca e madura e na prevenção de rugas. Tem poder rejuvenescedor da pele. É também utilizado no tratamento de cicatrizes.


Clique Aqui: Óleo essencial: saiba mais sobre este universo à nossa saúde


Combinações com outros óleos essenciais

O óleo essencial de pau rosa combina muito bem com os óleos de Cedro, Olíbano, Sândalo, Rosa, Vetiver, Ylang Ylang, Patchouli, Limão, Gerânio e Lavanda.


Cuidados na utilização e conservação

Este óleo essencial só deve ser utilizado externamente. Ele deve ser evitado por mulheres grávidas e deve sempre ser utilizado diluído em outros óleos vegetais base. Conservar o frasco em um lugar fresco e seco. Proteger da luz.


Curiosidades sobre o óleo essencial de pau rosa

Este óleo essencial sempre foi utilizado pelos indígenas da floresta Amazônica para tratar as feridas e problemas de pele. Depois de descobertas as suas inúmeras propriedades, ele passou a ser explorado e boa parte da produção nacional é exportada. Hoje em dia, além da perfumaria, cosmética e aromaterapia, ele também é utilizado na construção de móveis pisos, instrumentos musicais produtos de higiene e beleza.

A extração deste óleo é controlada pois essa árvore já sofreu extensiva exploração não sustentável causando o risco de extinção. Por isso, este óleo atualmente é raro e caro.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual