.
Óleo essencial de Neroli contra sintomas da menopausa

Óleo essencial de Neroli contra sintomas da menopausa

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou como a inalação do óleo essencial de Neroli pode ser eficaz para abrandar os sintomas da menopausa. Veja ele age e como utilizar o óleo essencial para menopausa.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira nossa loja virtual só com produtos que você gosta e afaste as más energias. Aproveite as últimas novidades enquanto durarem nossos estoques! ESPIAR LOJA >>

Óleo essencial de Neroli: o óleo essencial para menopausa

Apesar de ter esse nome diferente, o óleo essencial de Neroli é extraído da flor da laranjeira amarga. Ele é considerado um dos mais finos e requintados óleos da aromaterapia, e é rico em propriedades medicinais: é afrodisíaco, antisséptico, antibacteriano, sedativo leve, tônico, carminativo, desodorante e digestivo.


Na medicina estética

Na medicina cosmética, esse óleo também é muito popular. Seu poder de hidratação e rejuvenescimento promove a revitalização da pele, clareamento de estrias, reduz irritação e manchas, trazendo uma regeneração rápida da pele saudável. Além, é eficaz contra a acne. No cabelo, ajuda a fortalecer e aumentar a sua elasticidade.


Propriedades em estados emocionais e energéticos

Por último, esse óleo ainda oferece propriedades terapêuticas psico-emocionais e energéticas. O aroma suave do óleo essencial de neroli é capaz de diluir pensamentos frios de indignação provocados pela grosseria ou injustiça de alguém. Ajuda a acalmar, eliminando a histeria, problemas de nervos, ansiedade crônica e até ataques de pânico. Como aumenta a sensação de euforia, ele pode ajudar também pacientes com depressão.  No campo energético, esse óleo ajuda a encontrar caminhos de luz, despertando realizações espirituais e potencial de meditação. Ele ajuda a sentir a harmonia espiritual do mundo. No reiki, é utilizado para abrir e sintonizar o chakra do coração para a vibração do amor e para potencializar a energia e sensualidade feminina. Por isso é muito comum ver esse óleo sendo utilizado em poções do amor, amuletos e rituais tântricos.


Clique Aqui: Conheça os óleos essenciais dos signos


O óleo essencial de neroli e a menopausa

Um estudo americano investigou o efeito do óleo essencial de neroli sobre mulheres em estado de menopausa.  Portanto, 63 mulheres saudáveis e com idades inferiores a 65 anos foram convidadas a participar do estudo. Foram distribuídos aleatoriamente para inalação óleo essencial de neroli para um grupo e óleo essencial de amêndoa doce (para controle) para outro. Elas inalavam o aroma desses óleos duas vezes por dia durante 5 dias. Os sintomas e sensações sentidos pelas mulheres eram avaliados antes e depois da inalação. O resultado apontado foi o seguinte – as mulheres que inalavam o óleo essencial de Neroli:

  • Tiveram melhorias significativas no desejo sexual e no desempenho físico
  • Tiveram a pressão arterial sistólica e diastólica reduzidas
  • Melhoraram as taxas de cortisol e as concentrações de estrogênio
  • Reduziram a sensação de estresse
  • Reduziram os fogachos (ondas de calor)
  • Afastou a pré-disposição a quadros depressivos

Nesse grupo de mulheres avaliadas, elas inalaram óleo essencial de neroli na concentração 0,5% e tiveram melhorias significativas de acordo com os pesquisadores. Eles concluíram que o óleo essencial ajuda na regularização do sistema endócrino e por isso, além de aliviar sintomas da menopausa, ajuda também no tratamento da TPM (tensão pré-menstrual).


Como utilizar o óleo essencial para Menopausa

Ele pode ser utilizado para inalação, basta colocar em um difusor no ambiente, difusor pessoal ou pingar algumas gotas em uma bola de algodão e inalar 2 vezes por dia. Pode também ser adicionada algumas gotas deste óleo em cremes e shampoos para melhorias da pele e cabelo. Para realizar massagens com este óleo, sugerimos dilui-lo em um óleo vegetal base, como óleo de coco, e massagear o peito, a nuca e as têmporas, por exemplo.


Clique Aqui: Óleo essencial: saiba mais sobre este universo à nossa saúde


Por que esse nome: óleo essencial de neroli?

O nome mais lógico deste óleo seria óleo essencial de flor de laranjeira, entretanto este nome é devido a uma história interessante. Diz a lenda que o termo neroli era designado para nomear a flor de laranjeira no século XVII devido à paixão da princesa Marie-Anne de la Tremóille pelo aroma da flor. As pessoas então passaram a relacionar esse aroma à jovem princesa da cidade de Nerola, que sempre perfumava suas luvas e roupas com essa suave fragrância. Então, de pouco a pouco, esse óleo passou a se chamar Neroli, em homenagem à princesa. Cabe aqui lembrar que o óleo de neroli puro é raro e caro, pois para 1 litro do óleo são necessárias 2 toneladas de flores de laranjeira. Por isso, a maioria dos óleos que encontramos disponíveis já são de baixa concentração. Mas as suas propriedades podem ser absorvidas mesmo em baixas concentrações, como a do estudo citado neste artigo.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual