.
Óleo essencial de eucalipto contra gripes e resfriados

Óleo essencial de eucalipto contra gripes e resfriados

Você sabia que o óleo essencial de eucalipto é capaz de prevenir gripes, resfriados e outros problemas respiratórios? Veja como utilizar e qual o tipo de óleo de eucalipto é indicado para este fim.

O poder do óleo essencial de eucalipto (eucaliptol)

O eucaliptol – de nome técnico 1.8 cineol – é rico em diversas propriedades medicinais. Este componente químico do óleo essencial eucalipto é:

  • Antiviral
  • Antibacteriano
  • Antifúngico
  • Anti-inflamatório
  • Analgésico
  • Expectorante
  • Mucolítico
  • Ajuda a libertar a tensão das dores de cabeça
  • Supressor da tosse
  • Antiespasmódico
  • Purifica o ar

Por todas essas propriedades, percebemos o porquê que este óleo essencial ajuda na prevenção e no combate às gripes e resfriados.


Clique Aqui: Óleo essencial: saiba mais sobre este universo à nossa saúde


Como utilizar o óleo essencial de eucalipto

Existem diversas formas de utilização do óleo essencial de eucalipto, como:

1- Para alívio de gripes e resfriados

Nesses casos, o indicado é fazer uma inalação do vapor do óleo essencial com 1.8 cineol. Se você tiver um vaporizador, utilize 2 gotinhas e inale para alívio rápido. Se não tiver, coloque uma panela com água no fogo, adicione de 2 a 5 gotas do óleo essencial e quando começar a evaporar coloque uma toalha sobre a cabeça e respira profundamente esse vapor. Tome muito cuidado para não se queimar.

Você pode também aplicar o óleo essencial no difusor pessoal, e inspirar várias vezes por dia o aroma descongestionante desse óleo. Além disso, o óleo essencial diluído em outro óleo base pode ser utilizado para fazer massagens, o que acelera o processo de recuperação.


2- Para libertação da tensão e de dores

Os óleos com 1.8 cineol são muito eficazes para a libertação da dor. Para dores musculares, recomenda-se misturar o óleo essencial em um óleo base (como de amêndoas doces, por exemplo) e massagear o local suavemente. A inalação do vapor e utilização de aromatizadores também ajudam a evitar as dores de cabeça e dores musculares em geral. A sensação de relaxamento é imediata ao sentir o aroma.


3- Para purificar o ar

Você já reparou que muitos produtos de limpeza têm aroma a eucalipto? Não é a toa. O poder antifúngico, antibacteriano, antiviral e anti-inflamatório colabora para a purificação em geral. Se você deseja fazer a purificação do ar da sua casa, siga os passos:

  1. Feche todas as portas e janelas da casa ou do cômodo que você deseja purificar.
  2. Com um difusor elétrico, acrescente uma quantidade considerável de óleo essencial, recomendamos de 50 a 100 gotas, dependendo do tamanho do ambiente.
  3. Saia do espaço e garanta que não fique ninguém, nem animais domésticos.
  4. Após cerca de 2 a 3 horas, volte ao ambiente, desligue o difusor, abra portas e janelas e deixe o ar circular novamente.

Essa limpeza é indicada quando alguém esteve doente em casa ou mesmo quando recebemos muitas pessoas em casa e precisamos limpar e purificar o ambiente.


Clique Aqui: Óleo essencial de Olíbano – o rei dos óleos essenciais


Cuidados necessários com o óleo essencial de eucalipto

Todos os óleos essenciais têm de ser usados com cuidado, pois em caso de mal uso podem provocar consequências negativas. Nunca exceda a indicação de utilização do seu óleo, nem o aplique diretamente na pele, é sempre preciso diluir. Tenha cuidado para guarda-lo bem fechado e ao abrigo da luz, pode ele pode oxidar e causar irritação na pele ou sensibilização. Não utilize em crianças menores de 7 anos nem em animais domésticos, pois é muito forte para eles. Quem sofre de asma também precisa de cuidados para utilizar qualquer óleo que possua 1.8 cineol.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual