.
Ojá de cabeça – como é usado na Umbanda?

Ojá de cabeça – como é usado na Umbanda?

Em cada religião existe uma vestimenta sacerdotal, desde o mais iniciante até o mais graduado. Nas religiões afro-brasileiras isso se dá de acordo com as regras de cada casa. Têm casas em que os médiuns usam calças, batas, camisetas e jalecos. Enquanto as mulheres podem usar calças, saias, batas jalecos etc. Porém, existem algumas vestimentas típicas como o ojá de cabeça, filá, toalha de pescoço, porá, entre outros. Neste artigo, vamos falar sobre o ojá de cabeça e sua função na Umbanda.

Ojá de cabeça

O ojá de cabeça, também chamado de pano de cabeça ou torço, é feito com um pano em forma de faixa, com tamanho variável. Existem diversos formatos de pano de cabeça, que podem ter diferentes significados. O fundamento desta peça se baseia na proteção do que é sagrado, considerada uma das partes mais importantes do corpo humano no rito da Umbanda, chamada de Coroa. A cabeça é uma parte do corpo muito respeitada, pois liga o material ao espiritual.

O pano de cabeça, ou ojá, não é apenas um enfeite do traje feminino. Seu uso é de extrema importância. Além de marcar a hierarquia, tempo de iniciação entre os médiuns, serve como proteção para a coroa, contra energias pesadas e algumas quizilas. A vestimenta também demonstra uma forma de respeito a um determinado ritual.

A coroa é o local de contato entre o mundo físico e espiritual. Através dela, recebe-se a energia astral, que é transmitida aos consulentes. Além de proteger a coroa, o ojá também funciona como um filtro de pensamentos e projeções mentais ruins. Ele blinda o médium de más energias, que podem chegar ao terreiro durante trabalhos.

As abas do pano de cabeça se relacionam ao Orixá da filha de Santo e a sua idade de Santo. Se seu Orixá for feminino, deve usar duas abas saindo da amarração. Se for masculino, será utilizada somente uma aba saindo da amarração. É necessário ter discernimento ao usar o pano de cabeça. Ele não é um simples turbante. O pano também não deve ser maior do que o das médiuns acima de sua hierarquia no terreiro.

As médiuns mais novas da casa costumam usar o pano branco, com amarração simples. Enquanto as mais velhas podem usá-lo colorido e com amarrações mais enfeitadas. Em festas, elas costumam vestir a cor do Orixá homenageado.


Clique aqui: Roupas de Umbanda – o significado do traje dos médiuns


Por que apenas as mulheres usam o ojá de cabeça?

Apesar de alguns terreiros terem homens com panos de cabeça, o uso é originalmente restrito às mulheres. Os homens costumam usar o filá, ou Barrete, que é um chapéu pequeno e sem abas, empregado com o mesmo intuito do ojá de cabeça feminino. Ainda assim, o filá só poderá ser utilizado quando atingem um grau mais elevado na casa, como os ogãs, Sacerdotes e pais pequenos. Algumas casas autorizam o uso do pano de cabeça por homens em situações específicas como rituais de falecimento de um médium da casa, ou rituais com o uso de azeite de dendê quente, que podem causar quizilas nos filhos de alguns Orixás específicos.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.