.
Oferenda para Ogum: para que serve e como fazer o paliteiro de Ogum

Oferenda para Ogum: para que serve e como fazer o paliteiro de Ogum

O paliteiro de Ogum é uma das oferendas mais conhecidas e mais oferecidas ao orixá. Isso porque o paliteiro tem como principal objetivo abrir caminhos, isto é, pedir a Ogum, o orixá da guerra, o guerreiro da umbanda, com toda a sua força e coragem que abra os caminhos da vida para a gente. Pedir que ele vá na frente, livrando o caminho de coisas negativas e permitindo que caminhemos mais tranquilamente.

O orixá da guerra Ogum e seus filhos

Ogum é um dos mais conhecidos orixás da umbanda. Celebrado por muitos, ele é um grande guerreiro, vencedor, que sempre trazia prosperidade e riquezas para o reino onde vivia após a invasão bem sucedida de outras cidades. Ele também foi quem ensinou os humanos a forjar equipamentos de aço e ferro além de ter forjado a faca utilizada em rituais de sacrifício de oferendas e, por isso, recebe alguns sacrifícios de outros orixás.

Sendo assim, os filhos do orixá Ogum são extremamente conectados com as características guerrilheiras dele. Não significa, porém, que são senhores da guerra, mas sim pessoas que se preocupam com o bem estar físico, são agitados e estão sempre focados em um objetivo específico. Além disso, os filhos de Ogum tendem a ser protetores daqueles que não sabem – ou não conseguem – se proteger por conta própria.


Clique Aqui: Ervas de Ogum: suas utilizações em rituais e propriedades de cura


A oferenda: como fazer o paliteiro de Ogum?

Além de ser uma ótima oferenda, o paliteiro de Ogum é extremamente fácil de fazer. Aqui está o que você vai precisar:

  • 1 Cará (ou 1 inhame caso não encontre o cará)
  • 1 pacote de palitos de mariô (pode usar também palitos de churrasco ou, ainda, palitos de dente)
  • Mel de abelha e azeite de dendê para regar

Como fazer:

  • IMPORTANTE: Desde o início do preparo, mantenha seus pensamentos positivos e com foco nos seus pedidos para Ogum
  • Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio
  • Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado
  • Utilize um alguidar para colocar o cará dentro
  • Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do cará
  • Regue com o mel de abelha e azeite de dendê

Viu como é fácil? O paliteiro de Ogum tem um modo de preparo simples, rápido e com poucos ingredientes, facilitando muito o trabalho. Agora você vai precisar colocar o paliteiro em algum lugar para que o orixá Ogum receba a oferenda. Caso consiga deixar em casa, precisa ser em uma laje, por exemplo, durante 7 dias com uma vela azul ao lado da oferenda.

Se não conseguir deixar em casa, coloque ao lado de uma linha de trem ou debaixo de uma árvore com uma copa com bastante folha, sempre com o seu pedido em mente e pensamentos positivos. Acenda uma vela azul oferecendo o paliteiro de Ogum para o orixá e estará pronto. Agora Ogum ajudará a abrir os caminhos da sua vida e poderá ajudar você nos seus pedidos.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.