.
O Salmo 68 e a glória divina sobre os inimigos e dificuldades

O Salmo 68 e a glória divina sobre os inimigos e dificuldades

Seja para uma pessoa seguidora das leis de Deus ou mesmo indivíduos não religiosos, possivelmente algum Salmo da obra do Rei David já chegou ao conhecimento de todos. Afinal, são 150 textos que juntos formam o Livro dos Salmos, uma coletânea de orações ritmadas para que pudessem ser declamadas em forma de cantos.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Esses “cantos”, como são definidos, têm finalidades específicas onde cada um deles possui sua própria temática pertinente à influência de Deus e dos anjos na vida dos homens. A capacidade atribuída à estas orações de proporcionar sintonia com as energias espirituais divinas faz com que estas tomem a forma de agradecimentos e pedidos à Deus.

Basicamente, os Salmos fazem com que as preces direcionadas à cada um deles cheguem mais claramente à Deus e seus anjos, além de serem capazes de demostrar toda a devoção de quem as realiza.

Leia Também: Salmo de confiança para restabelecer a coragem em seu cotidiano

Salmo 68: a glória e a justiça sobre os inimigos


O Salmo 68, um dos componentes desta obra não seria diferente dos demais, pois também possui sua temática e objetivo específico, assim como um pouco de história por traz de sua idealização. O Salmo 68 fala sobre a glória divina sobre os inimigos e tem sua criação relacionada à um momento de mudança, no caso com a mudança da arca do testemunho, a qual Deus teria ordenado que fosse deixada dentro do tabernáculo chamado de “santo dos santos”.

Durante o texto é pedido que Deus deixe claro quem são os ímpios e os justos. Sendo assim, tal oração é destinada justamente para pedir por auxílio na vitória sobre os adversários injustos e na superação de tarefas de grande dificuldade. Tal característica não precisa se referir necessariamente ao impasse com outra pessoa, mas também tem relação com as dificuldades encontradas no dia-a-dia durante situações onde todos os esforços não estejam obtendo êxito, por mais dedicados que sejam.

Como grandes inimigos a serem vencidos citados neste Salmo podemos classificar até mesmo doenças ou condições de saúde que esteja acometendo alguém, principalmente se tal pessoa for detentora de um coração justo e íntegro. A seguir, conheça então o Salmo que louva à Deus como o salvador e libertador de seu povo, pedindo à ele para que interceda pelos que se encontram em grande dificuldade:

“Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam. Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; assim como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus. Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.

Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele. Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

Ó Deus, quando saías diante do teu povo, quando caminhavas pelo deserto, (Selá.). A terra abalava-se, e os céus destilavam perante a face de Deus; até o próprio Sinai foi comovido na presença de Deus, do Deus de Israel. Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância, confortaste a tua herança, quando estava cansada.

Nela habitava o teu rebanho; tu, ó Deus, fizeste provisão da tua bondade para o pobre. O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas. Reis de exércitos fugiram à pressa; e aquela que ficava em casa repartia os despojos.

Ainda que vos tenhais deitado entre redis, contudo sereis como as asas duma pomba, cobertas de prata, e as suas penas, de ouro amarelo. Quando o Onipotente ali espalhou os reis, foi como a neve em Salmon. O monte de Deus é como o monte de Basã, um monte elevado como o monte de Basã.

Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para a sua habitação, e o Senhor habitará nele eternamente. Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo. Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.

Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação. (Selá.). O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte. Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas. Disse o Senhor: Eu os farei voltar de Basã, farei voltar o meu povo das profundezas do mar;

Para que o teu pé mergulhe no sangue de teus inimigos, e no mesmo a língua dos teus cães. Ó Deus, eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário. Os cantores iam adiante, os tocadores de instrumentos atrás; entre eles as donzelas tocando adufes. Celebrai a Deus nas congregações; ao Senhor, desde a fonte de Israel.

Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles, os príncipes de Judá com o seu ajuntamento, os príncipes de Zebulom e os príncipes de Naftali. O teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus, o que já fizeste para nós. Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.

Repreende asperamente as feras dos canaviais, a multidão dos touros, com os novilhos dos povos, até que cada um se submeta com peças de prata; dissipa os povos que desejam a guerra. Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos. Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao Senhor. (Selá.)

Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente. Atribuí a Deus fortaleza; a sua excelência está sobre Israel e a sua fortaleza nas mais altas nuvens. Ó Deus, tu és tremendo desde os teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!”

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!