.
O que significa a palavra missa?

O que significa a palavra missa?

Quem cresceu com uma educação católica, ouviu sempre dizer que Domingo é dia de ir à missa. As reuniões de celebração religiosa da Igreja ganharam essa palavra. Mesmo quando se trata de celebrações especiais: missa de casamento, funerais, missas de sétimo dia, essa palavra volta a aparecer. Mas você, já se questionou quanto ao real significado dessa palavra?

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O significado da palavra Missa

missa

De acordo com o Dicionário Priberam, missa é uma flexão do verbo missar na 2ª pessoa do imperativo afirmativo. Missar significa enviar, mandar, endereçar. Na Igreja Católica, a missa tornou-se a celebração do sacrifício de Cristo, que é feita pelo padre no altar por meio da Eucaristia.

Em outras religiões, são utilizados outros termos para as celebrações, como culto, por exemplo. Como no início do Catolicismo as celebrações eram feitas em latim, o celebrante dizia ao fim: “Ite, missa est”. Que quer dizer: Ide, que o evito já está feito. Quer dizer que o corpo de Cristo já está entregue a Deus e aos cristãos, já foi enviado através do Anjo e agora aguarda o acolhimento do Pai.


A explicação do Papa Bento XVI

O papa emérito Bento XVI, em sua encíclica Sacramentum Caritatis, também abordou o significado desta palavra . Segundo ele, na antiguidade missa significava despedida. Mas que no Cristianismo, essa palavra atingiu um sentido mais profundo. Esta palavra hoje também carrega o significado de missão, reforçado pelo caráter missionário da Igreja Católica. Para ele: “O Povo de Deus pode ser ajudado a compreender mais claramente esta dimensão essencial da vida da Igreja entendendo a despedida como ponto de partida”. Portanto, missa para ele é muito mais do que uma conclusão da celebração, uma despedida, mas sim o começo da missão de cada fiel dentro da Igreja ao frequentar as celebrações e os desígnios de Deus. Para ele, a conclusão da celebração deve ser feita com outras palavras como “Ite ad Evangelium Domini annuntiandum” (“Ide e anunciai o Evangelho do Senhor”) e “Ite in pace, glorificando vita vestra Dominum” (“Ide em paz, glorificando ao Senhor com a vossa vida”). Já missa, tem um significado muito mais profundo.


Leia também: Sou católico mas não concordo com tudo o que a Igreja diz. E agora?


Em conclusão

Missa então é muito mais do que o envio ou o encerramento de uma celebração. É o ponto de partida para a jornada sagrada de cada cristão. Os sacerdotes têm a missão divina de apresentar aos fiéis o caminho da luz através das reuniões semanais na casa do Pai.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: