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O que é meditação, benefícios, vantagens e como começar

O que é meditação, benefícios, vantagens e como começar

Esse texto é dedicado a todos aqueles que são novos na prática de meditação e que querem começar a realizar as técnicas mas que ainda não conhecem muito bem sobre. Vamos explicar tudo sobre meditação! Desde o surgimento da prática até como fazer e também apresentar todos os bons motivos para tornar a meditação habitual em nossas vidas. Conheça o que é meditação, quais os seus principais benefícios e o que fazer para começar a meditar.

O que é Meditação?

Muitas coisas na vida que estão para além do nosso controlo. No entanto, é possível assumir a responsabilidade por nossos próprios estados mentais – e tentar mudá-los para melhor.

A meditação é um meio de transformar a mente. As práticas de meditação são técnicas que estimulam e desenvolvem a concentração, a clareza, a positividade emocional e a visão tranquila da verdadeira natureza das coisas. Ao se envolver com uma prática de meditação em particular, irá aprender os padrões e hábitos de sua mente, e a prática ensina uma forma de cultivar maneiras novas e mais positivas de ser.

A meditação não se trata de se tornar uma pessoa diferente, uma pessoa nova ou mesmo uma pessoa melhor. A meditação visa a conscientização do Eu de perspectiva saudável. Não se trata de desligar seus pensamentos ou sentimentos. Trata-se, sim, de aprender a observá-los  e aceitá-los sem julgamento. E, eventualmente, você pode começar a compreendê-los melhor e compreender melhor o seu Eu interior.

Como surgiu a meditação?

Essa é uma boa pergunta! Sabendo o que é meditação, importa saber como ela surgiu. Não estamos falando de algo que começou a pouco, mas de uma prática milenar. A meditação surgiu a mais de 5.000 anos antes de Cristo e era praticada pelos Védicas, uma pequena civilização. A partir deles a pratica se espalhou e começou a ser transmitida desde os mestras até os discípulos, que conforme iam propagando também evoluíam e se tornavam mestres. Dessa forma a meditação foi crescendo, ganhando mais adeptos a prática e evoluindo cada vez mais.

O maior ensinamento dessa prática é a forma como ela pode ser realizada, e o curioso é que existem diferentes formas de meditar. Entre os pontos principais e técnicas de meditação estão:

  • Respiração
  • Concentração
  • Exame do corpo
  • Repetição de mantras ou orações
  • Atenção

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Quais são os benefícios da meditação?

o que é meditação

Algo que é muito importante em qualquer prática são os benefícios que elas apresentam. A meditação possui diferentes vantagens para quem a pratica e é considerada uma ótima atividade, porém, seus efeitos surgem a medida em que ela é realizada. Assim é com qualquer atividade, quanto mais a praticamos, mais evoluímos em nossos feitos.

Na meditação não é diferente, o grande segredo em torno dessas atividades é manter a constância. Sempre que nos empenhamos em buscar algo, devemos reservar um tempo para isso e ter a consciência de que devemos nos dedicar. Existem diferentes benefícios na meditação, vamos listar alguns de curto e longo prazo.

A curto prazo:

Melhora a atenção: O que é bastante positivo em nosso dia a dia, principalmente em atividades que exigem muito de nós e que por muitas vezes não conseguimos estar inteiramente presente, com nosso corpo e pensamentos equilibrados.

Controla a respiração: Durante a prática aprendemos a controlar a forma como respiramos, o que por consequência nos conduz a ter mais calma durante o dia, principalmente em situações que mexem com o nosso emocional.

A longo prazo:

Autoconhecimento: Quanto mais você pratica, mais você está em conexão consigo e percebe seu corpo, seus pensamentos e tudo que te envolve. Se conhecer é essencial na meditação, você mede seus limites e aprende como supera-los e ultrapassá-los.


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Quais são as formas de meditar?

Existem diferentes formas de meditação, alguns praticam de olhos fechados, outros de olhos abertos, alguns em grupo, outros sozinhos. Entre as formas de meditação, existem grupos que preferem praticar com mantras, já outros em silêncio. Existem alguns métodos com uma vela acesa, quando se olha fixamente para a vela como um ponto focal de atenção. Algumas pessoas que já possuem níveis superiores de meditação, também conseguem meditar em locais públicos, com isso, entendemos que existem diversas formas de meditação e em todas elas, os benefícios estão relacionados ao corpo, a mente e também a alma.

A meditação está associada a religião?

Existem religiões que praticam a meditação. Nesses casos, toda a prática é voltada para o lado espiritual e todos os ritos e formas de realizar a meditação são voltados para um ponto focal de atenção, no caso do catolicismo, Deus e o Espirito Santo. Na religião católica, a meditação é muito comum, mas sempre guiada por algo, como o evangelho, ou leituras de santos, ou salmos, ou até mesmo orações próprias. Medita-se nas palavras que estão sendo proferidas e acredita-se na ação de Deus por meio desses momentos de pura imersão, atenção e concentração nos ensinamentos de Jesus. Essa meditação é também conhecida entre os religiosos como “adoração”, pois todos esses momentos são voltados para a fé no desconhecido, no que não é visível aos olhos, mas que está sempre presente dentro do coração.

Alguns santos da Igreja católica escreveram poesias, cânticos, testemunhos, em momentos de pura imersão na adoração e meditação nas palavras da sagrada escritura e a partir disso, os leitores desses escritos também são convidados a meditar nas palavras e no mistério que envolve a fé em Jesus e em seus feitos.


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Tipos de meditação:

Sabendo o que é meditação e que ela não está necessariamente associada a religião, conheça alguns tipos de meditação que são praticadas por diferentes grupos:

Meditação Budista: É feita em silencio, prestando a atenção na respiração e também na repetição de mantras que são entoados durante a prática. O Budismo busca o foco na vida presente, desejando se desligar dos desejos humanos.

Meditação Zazen: Esse tipo de meditação é vinda do Budismo, proveniente de uma tradição japonesa. A técnica aplicada é a do “não pensamento”, é uma luta pelo equilíbrio de convidar a mente a não pensar em nada.

Meditação Transcendental: Essa técnica não está relacionada diretamente a doutrinas, não requer esforço mas muito controle mental.

Meditação Indiana: As técnicas dessa prática estão relacionadas a tradição do ioga, também utilizam incenso.

Meditação Cristã: Como foi dito, possui um ponto de atenção voltado par Deus e para o lado espiritual da fé, esse tipo de meditação é o mais realizado em igrejas e em momentos de oração, é comum e é uma prática habitual entre os fiéis.

Porquê devo meditar? 

Muitas pessoas recorrem a meditação apenas por ser uma forma de encontrar equilíbrio e de alcançar níveis elevados de autoconhecimento. Além de ser uma prática que trás paz e é muito positiva para o corpo e para a mente. A meditação será sempre uma alternativa muito valiosa para aqueles que querem se dedicar a essa prática. Por ser algo que nos trás benefícios de forma eficaz, a meditação é recomendada por alguns especialistas que tratam da mente, como uma forma de acalmar os pensamentos e também de transmitir mais tranquilidade diante das adversidades e estresses cotidianos.

A decisão de começar a meditar é inteiramente nossa, a prática é muito positiva, mas nem todos conseguem alcançar níveis de concentração para realiza-la. Ao mesmo tempo que é simples, a meditação também precisa de muita prática, para aperfeiçoar todas as técnicas e obter seus ganhos.

Ninguém começa uma prática sem que exista um bom motivo, ainda mais quando será necessário no mínimo  dedicação, empenho, disciplina e muita disposição. Por isso, devemos começar a meditar quando acreditamos que todos os benefícios são favoráveis para nossa vida. Ao começar a meditar, todas as nossas atividades ganharão muito mais eficiência e mais dedicação em nossos resultados, todos os ganhos são certos e positivos, da mesma forma deve ser a nossa escolha: certa e positiva.

Já me decidi, quero meditar! 

Agora que você chegou até aqui e tomou sua decisão, queremos que você entenda tudo sobre meditação e que todos os seus resultados se convertam em alegria e satisfação plena com a prática. Agora você irá alcançar altos níveis de confiança e muitos ganhos positivos para sua vida. A prática requer muita dedicação, mas o ponto focal de tudo é a decisão. A meditação será sempre uma ótima alternativa para seus ganhos e para suas conquistas, você irá aprender a se concentrar no que realmente importa, deixando para trás o que te atrapalha e o que não te acrescenta!

Começando a meditar…

Comece aos poucos, dedique algumas horas do dia, observe todas as recomendações, procure um ambiente agradável e faça tudo o que foi previsto para você nesse post. É muito positivo que a prática seja disseminada e por isso, quanto mais você se envolver numa atividade, mais você saberás obre ela e avançará em seus projetos.

Importante: é aquele velho clichê “a prática leva a perfeição”, quanto mais você se dedicar em praticar, mais ganhos e resultados você vai encontrar em sua vida. A meditação exige paciência e muita concentração, logo você avançará em seus níveis de satisfação e todos os seus resultados serão positivos.

Não desanime!  Sabemos que nossos feitos serão melhor aproveitados quando estivermos em sintonia pura com as práticas e com a disciplina necessária para manter em equilíbrio nossos pensamentos e nossas atividades.

Em qualquer atividade que fizermos, se colocarmos empenho e dedicação, conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos e nossas metas. Nosso bem estar depende de uma decisão que deve ser tomada todos os dias e essa decisão, depende apenas de nós mesmo. Não deixe que o estresse do cotidiano atrapalhe seus feitos, ao contrário, garanta sua saúde mental e o equilíbrio em todas as suas decisões. Quanto mais você pratica o autoconhecimento por meio da meditação, mais ganhos para sua vida você obterá, com mais saúde mental e positividade.

Agora que você sabe o que é meditação e quais os seus benefícios… é dessa que vai começar a meditar?!

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