.
O que é espiritualidade? Entenda o conceito

O que é espiritualidade? Entenda o conceito

Aqui no WeMystic publicamos semanalmente diversos artigos sobre o conceito de espiritualidade e como ela é importante para o nosso bem-estar e equilíbrio. Mas o que exatamente é a espiritualidade? Qual o significado deste conceito? Ele está diretamente ligado à religiosidade? Veja uma reflexão sobre o tema abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O conceito de espiritualidade

Quando buscamos no dicionário o conceito de espiritualidade, encontramos a seguinte definição:

  1. qualidade do que é espiritual.
  2. característica ou qualidade do que tem ou revela intensa atividade religiosa ou mística; religiosidade, misticismo.
  3. tudo o que tem por objeto a vida espiritual 
  4.  elevação, transcendência, sublimidade.

Este conceito é demasiado amplo para conseguir exprimi-lo em algumas linhas, pois ele dá margem a diversas perspectivas e interpretações. De uma forma geral, a espiritualidade é a busca de conexão com algo maior do que nós mesmos, envolve também a procura por um sentido na vida. É uma busca muito particular, que alguns podem descrever como uma experiência sagrada ou transcendental enquanto outros sentem apenas um sentimento de vivacidade e ligação com uma divindade superior – seja ela um Deus, deuses, a força da natureza, seu Eu interno, etc. Independente de qual seja a definição deste conceito, a espiritualidade pode mudar o significado que possui dentro da vida de cada um, adaptando-se às suas próprias experiências de vida.


A relação entre espiritualidade e religião

Normalmente estes dois conceitos aparecem interligados, entretanto uma pessoa espiritualizada não é necessariamente uma pessoa religiosa. Enquanto algumas pessoas ligam a sua vida espiritual intrinsicamente à uma religiosidade, uma igreja, um templo, mesquita ou sinagoga, outros encontram conforto em um relacionamento pessoal com Deus (ou poder superior) sem o intermédio de dogmas.

Apesar de diversos elementos da religião estarem incorporados ao conceito de espiritualidade, este último é um conceito mais amplo. Não são conceitos iguais, mas também não são totalmente distintos. Para ficar mais fácil de entender, vejamos como os questionamentos da espiritualidade são diferentes dos questionamentos religiosos.

Na espiritualidade: onde eu encontro pessoalmente o significado da vida? Como descobrir os meus próprios valores? Como encontrar conexão espiritual?

Na religiosidade: o que é o certo e o que é errado? O que Deus (ou a divindade em que acredita) nos guia a fazer? O que devo fazer para alcançar o caminho dos céus/vida eterna?

Apesar das diferenças, há também nestes dois conceitos uma interceção, um ponto de encontro no que diz respeito à crença, à busca de conforto, de reflexão, de ética, na reverência e respeito por algo sagrado e superior à nossa efêmera existência.


Leia também: Alcance a prosperidade com espiritualidade


Espiritualidade e saúde emocional

É muito comum as pessoas começarem a despertar interesse pela vida espiritual quando a sua saúde física ou emocional não vai bem. Independente desse ser ou não o melhor motivo para buscar essa ressignificação da sua vida, é fato que a espiritualidade traz um controle emocional e equilíbrio notável à quem a pratica diariamente. Na verdade, à medida que encontramos bem-estar emocional na espiritualidade, temos mais vontade de nos tornar espiritualizados, e isso é um ciclo benéfico, saudável e prazeroso. A busca de uma conexão consigo mesmo e com algo maior do que nós traz emoções positivas aos nossos dias, sentimento de paz interna, gratidão, aceitação, contentamento, completude. As emoções e a espiritualidade são distintas mais profundamente integradas, quando elas se unem o resultado é maravilhoso para o equilíbrio emocional e espiritual da pessoa.


Perguntas para desenvolver a espiritualidade

Desenvolver a sua espiritualidade passa por enfrentar questionamentos sobre si mesmo, sobre a sua essência, sobre sua vida, como por exemplo:

1- Eu sou uma boa pessoa?

2- Qual é o significado deste meu sofrimento? Qual a razão de eu estar sofrendo? Qual é o aprendizado que eu tenho que retirar desse momento?

3- Qual a minha conexão com o mundo ao meu redor? Qual diferença eu causo no ambiente e nas pessoas que me circundam?

4- Tudo acontece por alguma razão?

5- Como eu posso viver a minha vida da melhor maneira possível?

Essas são apenas algumas perguntas básicas. Se você tiver interesse em desenvolver a sua espiritualidade, independente se você tem ou não uma religião, convidamos a conhecer um pouco mais sobre este tema. Veja aqui como começar a exercer a sua busca espiritual e veja aqui 11 atitudes simples que potencializam a sua busca.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: