.
Normopatia: a síndrome da maria-vai-com-as-outras

Normopatia: a síndrome da maria-vai-com-as-outras

Uma das expressões que mais escutamos em nossos dias é a que engloba o sentido de “Maria-vai-com-as-outras”. Nada mais é do que o comportamento de seguir o próximo sem um estímulo ou criatividade próprios. Esse tipo de hábito que vem se tornando um vício ultimamente é estudado por especialistas como a síndrome da Normopatia.

Normopatia: o que é?

Normopatia nada mais é do que o impulso – por muitas vezes involuntária – de seguir algum estilo de vida, alguma forma de ser, que se assemelhe a uma parcela suficientemente grande da sociedade. As pessoas que se veem nessa síndrome são geralmente inseguras e não se sentem preparadas para serem o que são, para desvendarem a sua alma.

Quem nunca se deparou com homens musculosos que só falam de academia e só pensam em hipertrofia? Mulheres que só gastam no mínimo mil reais para ter aquela bolsa importada de Paris? Ou pessoas que postam fotos o dia todo no Instagram ou Facebook, se passando por alguém que nunca foram? Como isso afeta a nossa vida?


Clique Aqui: Reflexão: você vive tentando resolver os problemas dos outros?


Normopatia material

Esse primeiro caso de normopatia acontece quando o desejo de ser igual ao outro parte de um impulso material. Ah, aquela tal pessoa tem um iPhone X, eu também preciso ter. Aquele cara tem o carro do ano, preciso comprar igual. Esse jogo mimético, esse comportamento de imitação é prejudicial pois perdemos a nossa essência para copiar os gostos e comportamento da maioria. Perdemos um pouco de nós.

“Cada um de nós é único. Cada ser humano tem seu brilho e sua contribuição a dar para todos os que ainda estão por vir. Não seja iluminado por ninguém, portanto, seja Sol.”
Swami Paatra Shankara

Normopatia física

Nesse segundo caso, o impulso é corpóreo, ou seja, é quando queremos imitar o corpo de quem vimos, de quem seguimos no Instagram. Seja através da musculação, do bronzeamento, do corte de cabelo da moda, até mesmo a dieta ou o que vamos comer. Se tal pessoa come banana com 1 colher de canela e meia de açúcar mascavo, teremos que fazer o mesmo!


Clique Aqui: Como não absorver a energia negativa dos outros


Normopatia mental

E, por último, uma das mais perigosas, que está no centro até mesmo de correntes políticas como o fascismo, é a normopatia mental. Ela acontece quando não conseguimos deixar de imitar as atitudes e comportamentos de outras pessoas. Se uma pessoa aparenta ser bonita e inteligente e votou para tal candidato, vou ter que votar nele também, pois quero ser como ela.

São nesses momentos que o perigo se apresenta de maneira sutil, fake news são creditadas, mentiras são contadas sem pudor e, quando você percebe, pode ser tarde demais!


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.