.
5 formas de tratar náuseas e vômito com Ayurveda

5 formas de tratar náuseas e vômito com Ayurveda

Se você está minimamente familiarizado com a Ayurveda, provavelmente já consegue enxergar com clareza as possibilidades que essa medicina milenar oferece para amenizar manifestações do organismo, como a náusea e o vômito. Entretanto, alguns detalhes sobre o assunto podem ainda ser desconhecidos para a maioria — ainda que valiosos.

Primeiramente, é importante deixar claro as causas desses sintomas, sendo a náusea a sensação de enjoo que precede e anuncia a alta possibilidade do vômito. Uma pessoa nauseada encontra grandes dificuldades em seguir com sua rotina diária. No entanto, por mais incômoda que pareça essa situação, esse sinal de alerta não é necessariamente algo ruim.

Ayurveda no controle de náusea e vômito

A náusea é sintoma de que algo não está bem e, por mais que leve ao vômito, ela nada mais é do que a única forma que o organismo encontrou para lidar com um problema. Essa reação é a forma mais rápida de expulsar algo que não lhe fez bem.

Por mais desagradável que possa ser, há de se prestar atenção aos alertas do corpo. Apesar que nem sempre que essas sensações surgem, temos realmente algo para expulsar. Um bom exemplo é quando se exagera no consumo de álcool na noite anterior.

Como consequência do abuso, você passa o dia seguinte tomado pelo enjoo e a vontade de vomitar. Entretanto, o que causou esse mal, provavelmente já foi todo consumido ou eliminado, mas as sequelas do dano causado permanecem, assim como os sintomas.

Mulheres grávidas também vivenciam situações como essa. Não existe exatamente algo a ser eliminado do organismo, mas as inúmeras transformações que o corpo está passando podem levar a essa condição. Outros fatores também podem desencadear tais sintomas, como excesso de secreção ácida, vermes no cólon, intoxicação alimentar ou até mesmo uma gripe.

Seja como for, a boa notícia é que essas terríveis sensações podem ser contornadas e eliminadas de diversas formas — muitas delas as quais incluem itens básicos e que você provavelmente tem com fácil acesso em casa. Por meio da cura natural à base de ervas, você encontra inúmeros ingredientes que podem ajudar a aliviar as náuseas e vômitos, inclusive aqueles induzidos devido a enjoos matinais.


Clique Aqui: 5 remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia


Receitas ayurvédicas à base de ervas

Muitas ervas são descritas dentro a Ayurveda como remédios naturais contra náuseas, sendo que muitos têm eficácia devidamente comprovada, integrando inclusive bases de produção de certos medicamentos farmacêuticos.

O mais importante ao abordar o tema pela Ayurveda é perceber que, no sistema ayurvédico, existem três doshas fundamentais: vata, pitta e kapha, e a boa saúde é considerada um estado perfeito de equilíbrio entre esses três doshas. Nesse sistema, tais sintomas são frequentemente associados como sinais de excesso de pitta no estômago, o que pode levar ao aumento das secreções ácidas, irritando a mucosa gástrica e resultando em uma sensação de mal-estar.

Portanto, a primeira recomendação seria, a princípio evitar alimentos excessivamente quentes, fermentados ou condimentados. A partir daqui, listaremos alguns remédios caseiros que podem ser utilizados para combater a náusea e vomito.

Todos esses remédios e ervas fazem parte da Ayurveda e podem ser encontrados junto a outras inúmeras sugestões em “O livro completo de remédios caseiros da Ayurveda”, por Dr. Vasant Lad.

  • Tratar náuseas e vômito com Ayurveda - 1

    Suco caseiro

    Umas das primeiras sugestões de remédio para combater náusea e vomito com base nos estudos da Ayurveda, basicamente utiliza:

    Um copo d’água;

    Limão;

    Açúcar;

    Bicarbonato de sódio.

    Pegue um pequeno copo de água e adicione a ele dez gotas de suco de limão e meia colher de chá de açúcar. Mexa um pouco e em seguida acrescente 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexa até a mistura ficar bem homogênea. Beba todo o conteúdo.

    Essa pode parecer uma mistura muito simples, mas ela é realmente eficaz para reduzir as náuseas e vômitos quase que de imediato. Além disso, o suco de limão, se utilizado com água morna, ajuda na perda de peso rápida, pois promove a digestão e aumenta a taxa metabólica.

  • Tratar náuseas e vômito com Ayurveda - 2

    Cardamomo

    Uma verdadeira arma escondida na Ayurveda para combater sintomas de náusea e vômito é o cardamomo. Essa é uma sugestão de remédio que pode combinar muito bem com qualquer pessoa, independentemente do tipo de dosha dominante que possua. Tudo o que você precisa fazer é mastigar um pouco de cardamomo para aliviar a sensação incômoda.

    Normalmente, mastigar cerca de um ou duas sementes já é suficiente para sentir-se melhor, não é preciso nenhum exagero. O cardamomo é muito fácil de se encontrar. Ele também pode ser chamado Pacova em certas regiões e é uma espécie de parente do gengibre, com folhas grandes e vistosas.

    É importante ressaltar que a escolha do cardamomo a ser utilizado deve ser feita com calma, isso porque normalmente encontramos dois tipos de cardamomo à venda: o negro e o verde. O Cardamomo negro vai ser um supressor padrão de dosha, sendo capaz de subjugar e apaziguar todos os doshas kapha, pitta e vata. Já o Cardamomo verde vai especificamente estimular o pitta e acalmar o vata e o kapha. Preste atenção entes de consumir.

  • Tratar náuseas e vômito com Ayurveda - 3

    Gengibre

    Seguindo a mesma linha familiar do último exemplo, chegamos ao gengibre, um remédio eficaz para vários problemas de saúde e um excelente ingrediente capaz de prevenir tantos outros problemas graças as suas propriedades variadas — ressaltando, é claro, a propriedade anti-inflamatória do mesmo.

    Caso o enjôo e o vômito estejam sendo causados por problemas relacionados com a digestão ou alguma forma de intoxicação alimentar, a recomendação da Ayurveda é que prepare um pouco de suco de gengibre.

    Uma opção um pouco mais concentrada, mas muito rápida e eficaz é utilizar uma pequena colher de chá de polpa de gengibre ralada. É importante que o gengibre seja ralado na hora que for consumido, para manter todos os seus benefícios.

    Uma boa alternativa para aqueles que vão viajar ou passar por qualquer outra situação onde queiram prevenir as chances de sentirem náuseas, é consumir uma pequena xícara de chá de gengibre antes de sair de casa. Essa alternativa também costuma ajudar aqueles que tem náuseas ao andar de carro e de ônibus em viagens.

    Outra opção muito utilizada inclui o preparo de um pouco de suco de cebola, que deve ser consumida na proporção de uma colher de chá. No entanto, nem todos podem achar essa opção muito palatável e acabam indo em direção ao gengibre por ser mais saboroso e bem eficaz.

  • Tratar náuseas e vômito com Ayurveda - 4

    Cominho e Noz-Moscada

    Essa dupla também faze parte da seleção da Ayurveda por possuírem inúmeros benefícios —tanto que são utilizados em diversas outras formulações e receitas dessa medicina alternativa. No entanto, para nossa finalidade aqui basta o consumo de um simples chá, feito com uma pequena colher de chá de sementes de cominho e uma pitada de noz-moscada.

    Uma opção muito prática e que pode ser feita previamente para ser levada consigo a qualquer lugar, é deixar a noz-moscada mergulhada em pouco de água quente. Não coloque muita noz-moscada; a proporção é de apenas uma pitada para um copo de água quente. A água pode ser levada junto ao trabalho ou qualquer outro lugar em uma garrafa térmica, por exemplo.

  • Tratar náuseas e vômito com Ayurveda - 5

    Mel e Limão

    Não poderíamos deixar de citar algumas misturas clássicas como o mel e o limão, que mesmo fazendo parte das sugestões da Ayurveda, provavelmente já fizeram parte das receitas caseiras até mesmo de quem nunca ouviu falar nela.

    Uma mistura feita em partes iguais de suco de limão e mel também pode aliviar a sensação desconfortável induzida pela náusea, bem como reduzir drasticamente as chances de vômito. Uma mistura simples, tradicional, porém bem eficiente e agradável.

    Para aqueles que, no entanto, querem algo ainda melhor, a Ayurveda sugere que sejam adicionados alguns ingredientes como a hortelã e o gengibre, criando assim uma combinação com muito mais potencial de cura e uma lista realmente extensa de outros benefícios.

    As proporções são simples: misture uma colher de chá de suco de limão e suco de hortelã, ambos bem concentrados. Agora, adicione um pouco de gengibre esmagado e algumas gotas de mel. Se for um caso persistente de náuseas e vômitos, é recomendado que tome essa mistura duas ou três vezes por dia para obter alívio.

    Todos esses remédios são naturais, livres de quaisquer elementos químicos e só tem a acrescentar a sua saúde. É uma ótima forma de controlar esses sintomas sem efeitos colaterais indesejados. Os únicos efeitos colaterais aqui serão os benefícios adicionais à sua saúde, como controle inflamatório, adição vitamínica e mineral, entre outros.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar