.
Muiquiratã: as lendas sobre o misterioso sapo da sorte e da coragem

Muiquiratã: as lendas sobre o misterioso sapo da sorte e da coragem

Possivelmente já avistado em algum jardim ou peça decorativa, o Muiraquitã, apesar de seu aspecto peculiar, passa muitas vezes despercebido quanto ao seu significado. Como é conhecido através da lenda indígena, a peça consiste em um amuleto da sorte confeccionado no formato de um sapo feito em pedra ou argila. Já seu modelo original, conhecido e cobiçado ainda nos primórdios da colonização da Amazônia, costumava ser produzido em pedra jade.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

A lenda do Muiquiratã


De acordo com a lenda por trás do Muiquiratã, o animal em formato de sapo ou rã era confeccionado pelas mãos das índias guerreiras e sem marido, conhecidas como Amazonas, as quais eram habitantes das margens do rio de mesmo nome. Para isso, sempre durante as noites de luar, assim que a luz da Lua iluminava as águas do rio, elas mergulhavam e lá buscavam por pedras para modelar com o aspecto do mascote e então ofereciam o artefato a seus amantes como um talismã.

Os homens, quando estes recebiam um exemplar do Muiquiatã penduravam o amuleto em seus pescoços, levando-o consigo quando saíam para caçar; a crença creditada ao objeto a boa sorte, a bravura e a felicidade ao guerreiro. Atualmente, sapo também atua de forma semelhante ao homem moderno, trazendo-lhe sorte e coragem no dia a dia, na dura rotina do trabalho, nas tarefas de casa e no cuidado com a família.

Leia Também: Como fazer uma bonequinha da sorte vietnamita

Como encontrar o Muiquiatã


Não limitado somente à imagem de um sapo, hoje em dia o amuleto também é encontrado em outras formas de animais, como jacarés, serpentes, tartarugas e onças, além de padrões estéticos diferentes. O artefato pode se apresentar em formas cilíndricas, antropomórficas e zoomórficas, sendo os de maior fama os de cor verde (jade) e de forma batraquiana (sapo).

Além da boa sorte, o amuleto representa ainda atributos terapêuticos, cuidando da saúde de quem o possui e ainda fornecendo esperança a mulheres e casais que desejam ter filhos; a pedra lapidada também pode simbolizar a fertilidade e proporcionar mais felicidade no casamento.

O artefato pode ser encontrado em lojas esotéricas em forma de objetos decorativos para a casa ou até mesmo em pingentes, para serem usados como talismãs pessoais, assim como o meio adotado pelos indígenas.

Leia Também: Elefante indiano: os significados do amuleto de sorte milenar


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!