.
O que é a mitologia celta?

O que é a mitologia celta?

Nos primeiros séculos, a mitologia celta sobreviveu como uma tradição primariamente “de boca em boca”, influenciada significativamente pela geografia de suas terras. Sagas e lendas foram transmitidas de geração em geração através de narrativas e histórias que eram contadas.

Foi somente após a conquista romana que alguns desses mitos foram registrados por escrito. Mesmo assim, isso foi feito com freqüência por monges cristãos mais próximos do século 11, que registraram as próprias histórias, mas despojaram as crenças originais e os tons religiosos anteriores.

De onde é a mitologia celta

A mitologia celta vem de várias regiões e tribos diferentes. A maior parte deles é da Irlanda e também do País de Gales. Outras fontes incluem Cornwall, na Escócia e na região francesa de Bretanha. A mitologia celta é dividida em quatro ciclos ou grupos. O primeiro é o Ciclo Mitológico que detalha em grande parte várias invasões da Irlanda por divindades ou seres sobrenaturais. O segundo, o Ciclo Feniano, gira em torno do tema da caça. Em seguida, o Ciclo Ultoniano conta a história da tribo Ulaidh através da guerra e da vitória. E, finalmente, o Ciclo dos Reis é uma série de histórias inspiradoras baseadas em reis reais.


Clique Aqui: Descubra qual é a criatura mitológica associada ao seu signo


Mitologia celta hoje e seus principais deuses

Quando olhamos para a mitologia celta hoje, há uma série de semelhanças marcantes entre seus contos antigos e histórias cristãs na Bíblia. Os personagens da mitologia irlandesa são variados, mas tipicamente incluem divindades masculinas e femininas, reis e rainhas, ou outras figuras religiosas, guerreiros e animais.

Entre os mais conhecidos estão o Dagda, o chefe de outras divindades, e o Morrígan, uma deusa da guerra. Esses mitos eram frequentemente usados ​​como forma de defender as características e os traços mais apreciados pelos celtas, além de demonstrar certas lições de vida.

Infelizmente, a longa tradição de transmitir oralmente a mitologia celta parou em grande parte quando as pessoas na área se converteram ao cristianismo. Apesar disso, ainda podemos aprender sobre suas histórias incríveis a partir de escritos após as conquistas romanas que registraram versões básicas dos mitos. De fato, a mitologia celta experimentou um reavivamento durante o século passado e até influenciou vários filmes, videogames e histórias modernas, como a saga do Senhor dos Anéis.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.