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Mindfulness: as técnicas de atenção total para gerenciar o stress

Mindfulness: as técnicas de atenção total para gerenciar o stress

Ainda pouco conhecidas, as práticas do mindfulness tornam-se a cada fia mais difundidas e constatadas por todo o mundo, sendo este um prático e eficaz método para lidar com o descontrole das emoções e situações de stress.

Como seu próprio título sugere, o mindfulness significa nada menos que atenção total, sugerindo em suas técnicas que deixemos de lado do estado de “piloto automático” e passemos a tomar a plena consciência de todo o que fazemos ou sentimos, a todo momento. Em sua base, o mindfulness tem como objetivo fazer como que o indivíduo esvazie sua mente de pensamentos ou emoções, prestando atenção somente no presente, praticando o desapego do passado e deixando de criar expectativas sobre o futuro.

Afaste as más energias da sua vida!

Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam estar a perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor.

 

Apesar de parecer fria e indiferente, a técnica é simples, facilmente praticada e promete resultados bastante satisfatórios nos planos a curto e longo prazo em sua vida.

Como aplicar as técnicas de Mindfulness no dia-a-dia


Por trás de um trabalho árduo, mas que dedicou foco e atenção, o desenrolar de tamanho esforço gera resultados de qualidade e satisfação. É exatamente este o sentido de estar mindfull. Quando se prova um alimento e podemos de fato sentir o seu sabor, textura e aroma, isso também é estar em um estado de mindfulness. No entanto, ao realizar tarefas automáticas ou empurrar os alimentos com pressa e até mesmo sem mastiga-los corretamente, estamos perdendo experiências, sentidos e aprendizados. Quando aplicados este conceito relacionado ao mindfulness vemos que realmente a prática dessa técnica realmente pode trazer benefícios imediatos e a longo prazo em nossas vida.

O primeiro passo para começar a mudança é analisar e avaliar seu cotidiano. Quantas vezes você já se pegou estressado com o trabalho, afazeres domésticos, trânsito ou o acúmulo de funções? Diante de tantas preocupações, a frustração de não conseguir realizar todas pausadamente e com perfeição acama sendo somatizada, onde o corpo comunica sinais físicos e mentais que é hora de parar e mudar seus hábitos; sinais estes muitas vezes ignorados, pois funcionamos em um estado robótico. Uma vez identificados tais comportamentos prejudiciais para seu rendimento e saúde física e mental, observe padrões, acolha-os e aceite-os, pois somente desta forma será possível alterar a forma como se composta e reage diante destas situações.Se você se identificou com esses sentimentos ou situações, está na hora de parar e rever sua conexão "mente-corpo", observar os padrões de pensamentos e emoções (bons e ruins), acolhê-los e aceitá-los. Assim, você terá a oportunidade de alterar a forma como gere e reage diante das situações de estresse.

De modo prático, ter disciplina é uma valiosa ferramenta para se sentir saudável nos mais diversos aspectos, seja ele mental, emocional ou físico. Com isso, ganhamos o benefício da compreensão, ideias, agilidade, aceitação, disposição e foco; além de tudo, verá uma considerável melhor em seu senso crítico, prezando sempre pelo melhor. Diante dessa mudança será possível observar que para realizar várias tarefas não é preciso abraçar todas de uma só vez, mas sim executa-las individualmente com total atenção e dedicação.

Para este mês, atente-se a um exercício básico de mindfulness e note as sensações: escove os dentes com a mão oposta à de maior habilidade e repare nas sensações. Descubra uma maior percepção corporal e permita-se aplicar seu processo de novos aprendizados, obtendo assim uma neuroplasticidade cerebral.


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