.
Manjericão – como plantar e cultivar em casa

Manjericão – como plantar e cultivar em casa

O manjericão é uma planta que vale a pena ter em casa. Além de ser linda e aromática, é uma planta que pode ser amplamente utilizada na culinária e possui propriedades medicinais e terapêuticas que podem ser aproveitadas através do chá.  Veja no artigo como é fácil plantar e cultivar o manjericão em casa.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Como plantar manjericão


O manjericão pode ser plantado tanto em vasos como em hortas. O ideal é que você cultive o manjericão em vasos de 10 a 15 cm de profundidade.  Vamos mostrar aqui o passo a passo de como instalar o seu manjericão de forma ideal:

Leia Também: Tudo o que precisa saber sobre Banho de manjericão

  • Escolha um vaso com furos embaixo para escoar a água
  • Coloque pedras no fundo do vaso. Elas irão permitir que água escoe e evitar que a terra entupa os buraquinhos.
  • Coloque areia em cima das pedras, até cobri-las.
  • Adicione a terra fresca e adubada
  • Na hora de plantar, você pode comprar aqueles pequenos vasinhos de manjericão que encontramos em supermercado ou floriculturas, daí é só retirar do vasinho, centralizar em cima da terra já adicionada no vaso, e completar com terra. Se você preferir plantar a semente, faça buracos na terra com os dedos de pouca profundidade, cerca de 1 cm, e coloque 2 ou 3 sementes em cada buraco, tampe suavemente com terra.

Clima


O manjericão é uma planta que adora sol. Por isso, o indicado é mantê-lo em um local com luminosidade direta, para que ele apanhe pelo menos algumas horas de sol por dia. Ele gosta também de lugares com clima quente, acima de 18 graus. Para ambientes que abaixem dos 15 graus é indicado cultivá-lo em estufa.

Leia Também: Poder das Ervas para Proteção e Equilíbrio

Regas


O manjericão é uma planta que gosta bastante de água, mas que não pode ser encharcado. O ideal é que regue diariamente ou a cada 2 dias, sem colocar água demais. Ela precisa estar sempre úmida – não é bom nem secar demais a terra nem deixá-lo encharcado.

Leia Também: 10 ervas poderosas para atrair bons fluidos

Solo


O manjericão é uma planta bem tolerante quanto ao pH do solo, mas o ideal é que você mantenha o manjericão em um solo fértil, leve e cheio de matéria orgânica. Ele só não se dá bem em solos muito ácidos.

Leia Também: Conheça as principais propriedades medicinais do manjericão

Flores


As flores do manjericão são bonitinhas mas não é indicado mantê-las pois elas tiram toda a força da planta.  Por isso, quando elas começarem a aparecer, o ideal é que você corte com uma tesoura na bifurcação do ramo que está nascendo a flor.

Leia Também: 10 benefícios do manjericão para a saúde e beleza

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!