.
Kenyoku-ho: a técnica de banho seco do Reiki

Kenyoku-ho: a técnica de banho seco do Reiki

Também conhecida como Kenyoku-ho, a técnica do banho seco no Reiki funciona como uma forma de limpeza e purificação do indivíduo. Sua utilização mais comum é em limpezas energéticas que antecedem a entrada em locais sagrados, mas o banho seco por ir muito além disso. Basta que se compreenda e respeite não somente a ação de limpeza, mas também o poder da energia Reiki para extrair todos os benefícios da técnica.

O que é o banho seco do Reiki?

Desenvolvida a partir dos princípios de Reiki, a técnica do banho seco busca, puramente, limpar o indivíduo de excessos energéticos. Indicada pelo Mestre Usui, essa limpeza consiste em movimentos de “varredura” sobre os braços e na diagonal, sobre o peito. Tais movimentos, quando realizados corretamente, removem ligações e colocam a mente em postura centrada, permitindo ainda uma maior eficácia e suavidade nos tratamentos com Reiki.

Acredita-se que o banho seco foi introduzido em 1925, pelo Mestre Chujiro Hayashi, como parte do ritual de entrada no Dojo (escola de artes marciais japonesas). O procedimento buscava representar a limpeza energética antes que os alunos pudessem entrar em local sagrado.

Até os dias atuais, tempos japoneses fazem uso do ritual, ainda que em forma de Temizu, ou seja, utilizam-se da água para realizar a limpeza. Apesar de haver diversas variações quanto a execução do banho seco, a finalidade é sempre a mesma, limpar suas energias, desbloquear os chackras e, fundamentalmente, sentir a limpeza.


Clique Aqui: Hon Sha Ze Sho Nen: o terceiro símbolo do Reiki


Benefícios do banho seco

Mesmo quando a intenção do indivíduo não é a de se submeter a um tratamento mais específico com Reiki, o banho seco no cotidiano promove o equilíbrio e o relaxamento, ajudando a liberar toxinas, reduzindo energias negativas e níveis de estresse. Basicamente, a prática funciona como uma forma de auxiliar o corpo físico e espiritual a restaurar suas capacidades de auto cura.

Existe uma infinidade de vantagens que a técnica reserva aos adeptos dessa poderosa energia. Muito mais que uma técnica complementar aos tratamentos Reiki, o banho seco funciona como um eficaz método de desintoxicação biológica e energética.

No corpo físico, alguns dos benefícios associados à técnica incluem o estímulo hormonal, firmeza da pele e remoção de células mortas, tonificação dos músculos e um sistema imunológico mais resistente.


Como fazer o banho seco

Ainda que seja popularmente utilizado como uma técnica de limpeza energética para que se possa adentrar locais sagrados, o banho seco do Reiki pode ser feito antes e depois de qualquer tratamento.

O procedimento também é recomendado aos profissionais da saúde que precisam se desligar de seus pacientes, ou sempre que você se sentir que sua energia se encontra em desarmonia. Discutiu com alguém? Está se sentindo triste? Esgotado? Ansioso ou preocupado? Então não tenha medo de utilizar o banho seco, e repeti-lo por quantas vezes achar necessário.


Clique Aqui: Dai Ko Myo: o símbolo mestre do Reiki e seu significado


Se preparando para a técnica

Como foi dito anteriormente, seguir os passos corretos e acreditar no que se está fazendo é um enorme passo para que o banho seco seja um sucesso. Portanto, é importante salientar que existe um procedimento prévio, onde o indivíduo que deseja realizar a técnica precisa se preparar para meditar e canalizar a energia Reiki. Veja como proceder.


Primeiro passo: encontrando o lugar

Nem pense em fazer o banho seco em meio a multidões ou ambientes turbulentos. Encontre um lugar calmo, onde você consiga dar início a sua ligação à energia Reiki, começando pela meditação Gassho (mãos unidas, próximas ao peito, podendo os polegares tocarem o chackra cardíaco). Apesar de o banho seco possa ser feito com a pessoa sentada ou deitada, acredita-se que a técnica se torna mais eficaz quando feita em pé.

Concentre-se na respiração e na energia que flui dentro de você. Esvazie seus pensamentos e recite os cinco princípios do Reiki para permanecer nesse estado de paz interior.

  1. Só por hoje, sou calmo
  2. Confio
  3. Sou grato
  4. Trabalho honestamente
  5. Sou bondoso

Segundo passo: peça orientação ao Reiki

O segundo passo do preparo consiste no segundo pilar do Reiki, Reiji-Ho. Nele, você deverá elevar suas mãos, ainda em Gassho, e posiciona-las no chackra da terceira visão. Peça ao Reiki para que te oriente, te guie ao Bem Supremo, sempre com serenidade. Lembre-se de agradecer.


Terceiro passo: canalizando a energia Reiki

Neste passo, você deverá canalizar a energia Reiki, direcionando seus chackras para a Terra. Procure sentir como se você possuísse raízes. A intenção de Chiryo, o terceiro pilar, é que você consiga projetar a sua mente sobre uma forte ligação com a Terra e seu núcleo. Sua mente deverá estar vazia e focada, em um constante fluxo de energia Reiki.


Clique Aqui: Sei He Ki: o símbolo Reiki de proteção e cura emocional


Passo a passo para o banho seco

Apesar de ausente de contraindicações, muitos especialistas recomendam que, antes de praticar o Kenyoku-ho, o indivíduo se permita ligar à energia Reiki e cumpra com os três pilares do Reiki (Gassho, Reiki-Ho e Chiryo), deixando com que a energia flua livremente.

Caso se sinta bem após esse procedimento, pode não ser necessário fazer a limpeza. No entanto, se sentir que existe algo que precisa ser eliminado ou equilibrado dentro de você, confira os passos a seguir. Lembre-se sempre de agradecer ao final do banho seco.


Dos ombros aos quadris

  • Comece deslizando firmemente a mão direita desde o ombro esquerdo até o quadril direito, cruzando o peito. Repita duas vezes;
  • Repita o procedimento com a mão esquerda, deslizando-a com firmeza desde o ombro direito até o quadril esquerdo, novamente cruzando seu peito. Repita mais duas vezes.

Ao longo dos braços

  • Coloque a mão direita sobre o ombro esquerdo, colocando as pontas dos dedos onde termina o ombro e apontando a palma na mão para seu corpo;
  • Estique o braço esquerdo, mantendo os dedos da mão esquerda também esticados. Posicione seu braço para a frente, ligeiramente apontado para o chão — assim sua energia será direcionada para a terra;
  • Deslize a mão direita (sobre o ombro) por todo o seu braço esquerdo, até que saia pelas pontas de seus dedos;
  • Repita o processo por duas vezes, passando o procedimento para o outro braço.

Da cabeça aos pés

  • Com as palmas das mãos voltadas para si, toque o topo de sua cabeça somente com a ponta dos dedos;
  • Comece a deslizar os dedos percorrendo todo o seu corpo, lentamente, até chegar aos seus pés;
  • Respire profundamente e repita o processo por mais duas vezes.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar