.
Hierarquia na Umbanda: falanges e graus

Hierarquia na Umbanda: falanges e graus

Umbanda é uma religião brasileira muito especial e diversa. Por ser uma religião fruto de reuniões populares, algumas doutrinas, ensinamentos e perspectivas podem mudar consideravelmente dependendo da região de onde estamos no Brasil.

Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre os níveis de hierarquia na Umbanda. Este conjunto pela hierarquia na Umbanda não deve ser entendido como algo acima de tudo e de todos. A humildade deve permanecer mesmo nos mais altos níveis. Com isto, podemos começar.

Hierarquia na Umbanda: níveis e graus

A Umbanda possui em sua hierarquia 7 níveis de evolução, ou seja, sete camadas por onde as entidades permanecem em sentimento e espiritualidade. Em cada nível, consideramos que haja um grau, por isso que muitas vezes ambos os termos “nível” e “grau” são vistos como sinônimos. O nível zero, para vos dar um pequeno exemplo, é o grau humano, ou seja, no nível 0 existem apenas humanos em decisão de encarnação, que vivem no plano terrestre. Neste também encontraremos os animais, etc.

Conforme o nosso espírito for se consolidando em uma vivência respeitável e perfeita, nossos ânimos se desenvolvem para um avanço hierárquico, assim começamos a ascender nos níveis da umbanda. Desta maneira, conforme vamos “subindo”, a nossa necessidade de ficar reencarnando desaparece, visto que a pureza começa a nos manter intactos na linhagem.

De igual maneira, se levamos uma vida ruim, sem amor ao próximo, vamos aos níveis negativos, nos aproximando da hierarquia na umbanda negativa, onde o nível -7 seria o Exu, em uma versão muito negativa.


Clique Aqui: Linha do oriente na umbanda: uma esfera espiritual


Hierarquia na Umbanda: falanges

E, por fim, é muito bom que entendamos o conceito de falanges. Quando falamos em “falanges” no assunto de hierarquia na umbanda, precisamos saber que estas se tratam de subdivisões pelos níveis. Então, entidades como o Exu caveira, Capa Preta, João Preto, Cabocla Jandira, etc. – são entidades que estão subdividas em seus grupos respectivos.

Estas divisões servem para nos abrilhantar com a maravilhosa diversidade que existe em cada um destes níveis. É exatamente por isso que nós não deslizamos com tanta facilidade de um nível ao outro, visto que mesmo as falanges, que são subdivisões pelos níveis, podem ainda se subdividir outras vezes. Estes agrupamentos espirituais resguardam energias e vibrações adequadas para os graus, nos permitindo uma ascensão ou queda. Tudo isto dependendo de como guiamos nossas vidas.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.