.
Guia de Florais de Bach: 38 essências para o equilíbrio emocional

Guia de Florais de Bach: 38 essências para o equilíbrio emocional

Essências, remédios ou elixires, o fato é que os Florais de Bach vêm conquistando a confiança até mesmo dos mais céticos quando o assunto é homeopatia. Elaboradas a partir de flores maduras, plantas, arbustos ou mesmo nascentes, essas essências foram criadas entre os anos de 1928 e 1936 pelo homeopata, imunologista e bacteriologista inglês Edward Bach, e prometem trazer a cura do indivíduo por meio do equilíbrio emocional.

Florais de Bach e seus respectivos grupos emocionais

Divididos em sete grupos emocionais gerais por seu criador, os 38 florais de Bach são relacionados, individualmente, com um específico estado emocional. Para se encontrarem tão bem-definidos em seus grupos, Bach entendeu como necessidade unificar a origem das doenças em sete defeitos: cobiça, crueldade, egoísmo, gula, ignorância, instabilidade mental, ódio e orgulho. Tais doenças quais poderiam encontrar o equilíbrio através de também sete caminhos: alegria, amor, certeza, esperança, fé, paz e sabedoria.

Basicamente, cada um dos 38 remédios descobertos representam e servem para equilibrar uma determinada característica ou estado emocional. Sob o conceito de saúde, o indivíduo deverá procurar, por meio das essências, atingir a harmonia, a integração, a individualidade e a integridade. Para Bach, todas as doenças são oriundas de conflitos da alma. Uma pessoa em desequilíbrio precisa, antes de mais nada, tratar sua personalidade, e não a doença propriamente dita.

O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar

Dr. Edward Bach

Para selecionar os florais de Bach que você necessita, pense que tipo de pessoa você é e de que forma se está sentindo. Quanto mais próximo do seu estado emocional chegar com a escolha de seus florais, maiores as chances de cura e estabilidade. Caso essa autoavaliação esteja muito complexa, ou conflitante entre dois ou mais florais, é aconselhável que procure orientação de um profissional capacitado. Conheça os 38 florais de Bach existentes e em quais grupos emocionais estão inseridos:

1. Grupo emocional: Medo

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral de Bach Aspen – um floral para quem tem medo do desconhecido

Indicado para indivíduos com medo infundado e indefinido, majoritariamente de coisas desconhecidas, sentimentos de ansiedade, apreensão e maus pressentimentos.
Seu tratamento permite ao paciente viver o novo como uma aventura e repleto de confiança.

Floral Cherry Plum – o floral para quem tem medo de perder o controle

Aconselhado para pessoas com descontrole mental, emocional ou físico. Também eficaz contra o medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo. O tratamento com o Floral de Bach Cherry Plum proporciona controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.

Floral Mimulus – o floral de combate ao medo cotidiano

Indicado para o medo de coisas conhecidas, como doenças, dor, escuro ou pobreza. Também trata a timidez. Como resultado, o Floral de Bach Mimulus devolve a coragem para enfrentar estas situações.

Floral Red Chestnut e a preocupação excessiva pelo bem-estar alheio

Aos que sofrem com o excesso de preocupação pelo bem estar de seus entes queridos e frequente pensamento desprotetor, este floral transforma o pensamento em positividade.

Rock Rose – o floral da salvação para sentimentos de terror

Terror e medo paralisante. Se diante de situações emergenciais, o indivíduo se sente imobilizado pelo medo, este Floral de Bach é responsável por devolver-lhe a coragem heróica.


2. Grupo emocional: Insegurança

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral Cerato — a essência floral para inseguros e influenciáveis

Indicado para a falta de confiança nas próprias decisões. Se necessita da confirmação de terceiros para algo, o Floral de Bach Cerato devolve a intuição e a voz interior.

Floral Gentian – o floral para quem desanima diante dos obstáculos

Se o indivíduo se sente facilmente desencorajado após uma determinada situação, perdendo completamente a fé, este floral retoma o otimismo e a perseverança.

Floral Gorse – o floral de esperança aos que desistiram de lutar

Para desânimos muito graves e sensação de que perdeu completamente as esperanças, Gorse o incentiva a lutar até o fim.

Floral Hornbeam – o floral para os que se cansam antes do esforço

Se tarefas do dia-a-dia e obrigações do trabalho te deixam inseguro e preguiçoso, Hornbeam devolve a segurança e o ânimo em realiza-las com prazer.

Floral Scleranthus – o floral para pessoas constantemente indecisas

Oscilações de humor e dificuldade em optar entre várias possibilidades. O tratamento com este floral devolve o equilíbrio e a clareza de decisão acompanhada de ações.

Floral Wild Oat – o floral para os indecisos sobre o rumo da vida

Incerto ou insatisfeito sobre quais direções tomar na vida? O Floral de Bach Wild Oat lhe dá a direção e perseverança.


3. Grupo emocional: Falta de Interesse no Futuro

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral Chestnut Bud – o floral dos que não aprendem com erros

Se vive com a incapacidade de aprender com seus próprios erros, este floral lhe permite observar tudo ao seu redor e aprender com as experiências.

Floral Clematis – Clematis é o floral para os sonhadores

Sonhar com o futuro sem trabalhar no presente, idealizar mas não concretizar. Para esta finalidade, o floral promove interesse, inspiração e pés no chão.

Floral Honeysuckle – o floral dos que vivem o presente pensando no passado

Um pouco de nostalgia não faz mal, mas quando o indivíduo passa a viver preso à memórias do passado, o Floral de Bach Honeysuckle permite este equilíbrio, fazendo com que, inclusive, o indivíduo aprenda com as experiências passadas e as aplique no futuro.

Floral Mustard- o floral para melancolia sem causa aparente

Tristeza profunda, sem motivo aparente, que vem e vai sem maiores explicações podem ser tratadas com este floral, trazendo estabilidade, alegria e serenidade.

Floral Olive – o floral para pessoas física e emocionalmente esgotadas

Sentimentos de exaustão após esforço mental ou físico são substituídos por energia da vida e luta para enfrentar as dificuldades de nossa existência.

Floral White Chestnut – um floral para se livrar de tormentos mentais

Mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes se tornam uma mente tranquila e repleta de paz.

Floral WildRose – o floral dos resignados e indiferentes sobre a vida

Se tanto faz viver ou morrer e a sensação de andar à deriva, apático e resignado, o Floral de Bach Wild Rose devolve o interesse em viver a vida com alegria e motivação.


4. Grupo emocional: Solidão

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral Heather – o floral para pessoas carentes e com medo da solidão

Se há excesso de preocupação por si mesmo e uma personalidade egoísta, este floral permite uma melhor compreensão e comunicação com os outros.

Floral Impatiens

Como sugerido pelo próprio nome, é indicado para pessoas que sofrem com impaciência e irritabilidade, principalmente com pessoas mais lentas, seguido de ansiedade e tensão mental. O tratamento com Impatiens permite a compreensão e paciência com os demais.

Floral Water Violet – o floral dos sábios que apreciam a solidão

Se o indivíduo é sério, reservado e não se interessa pelos assuntos alheios, o Floral de Bach Water Violet traz a alegria e a vontade em compartilhar seus conhecimentos e vivências.


5. Grupo emocional: Hipersensibilidade a influências e ideias

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral Agrimony – o floral que revela e apazigua o sofrimento interior

Aos que disfarçam tristeza e uma tortura mental com um rosto sempre alegre, escondendo seus verdadeiros sentimentos devem buscar o auxílio de Agrimony para ser verdadeiro e demonstrar a real alegria de viver.

Floral Centaury – um floral para quem tem dificuldade em dizer não

Pessoas submissas e com dificuldade em dizer não podem passar a expressar suas vontades de maneira forte e definida. Serve ao outro, mas preserva a sua vontade própria.

Floral Holly – o floral para sentimentos de ódio, inveja e ciúmes

Ódio, inveja e ciúme. Sentimentos gerados por um indivíduo que se sente injustiçado pela vida. O Floral de Bach Holly o permite vencer as dificuldades aceitando-as e transformando-as com amor e dedicação.

Floral Walnut – o floral para se proteger da opinião alheia

Dificuldade de se adaptar em períodos de transição e ou mudança podem ser transformadas no rompimento dos laços negativos com o passado. Influências externas se tornam um fortalecimento da individualidade.


6. Grupo emocional: Desalento e Desespero

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral Crab Apple – o floral para comportamentos obsessivos

Indicado pra indivíduos que possuem um sentimento de auto rejeição, insatisfeitos com sua aparência ou mesmo com sua personalidade. Crab Apple melhora a auto estima em níveis físicos e mentais.

Floral Elm – o floral para os fortes e sobrecarregados

Se entra em desespero pela sobrecarga de obrigações que a vida lhe impõe, mas acredita em sua capacidade, Elm auxilia o indivíduo a assumir sua responsabilidade, vendo a saída de como lidar com a sobrecarga de obrigações.

Floral Larch – o floral dos que só acreditam no próprio fracasso

Diante da falta de confiança em sua própria capacidade e do medo do fracasso, este floral o faz confiar em sua capacidade e desenvolver seus potenciais.

Floral Pline – o floral para os que se culpam excessivamente

Culpa e auto reprovação. Se todos os seus atos ou atos alheios são seguidos de sentimento de culpa e julgamento, o Floral de Bach Pine lhe torna merecedor de ser feliz, mostrando que os erros acontecem para o crescimento.

Floral Oak – o floral dos fortes, mas que ignoram a exaustão

Os indivíduos que necessitam da ajuda de Oak só pensam em trabalhar e servir, se esquecendo do lazer e não respeitando seus limites. O resultado de seu tratamento são comportamentos bravos e fortes, porém, que respeitam seus limites.

Floral Star of Bethlehem – o floral que consola choques e traumas”

Diante da necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas, o tratamento com este floral proporciona um corpo e mente livres de tensão, pondo fim aos resquícios de trauma.

Floral Sweet Chestnut – o floral para os que chegaram ao limite

Indicado para angústia mental extrema, quando todas as chances parecem esgotadas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel. O tratamento o ajuda a encontrar a saída para seu sofrimento.

Floral Willow – o floral dos amargurados e vítimas do destino 

Diante de ressentimentos, rancor e amargura, sentindo-se injustiçado pela vida, Willow reascende o otimismo, fazendo com que o indivíduo assuma a responsabilidade por sua própria vida e responsabilidade.


7. Grupo emocional: Preocupação excessiva com os outros

(Clique no nome do floral para saber mais sobre sua utilização e indicações.)

Floral Beech – o floral dos intolerantes perante as diferenças

Intolerante, crítico, arrogante, com tendência a julgar tudo e todos. Este é o desequilíbrio que Beech visa tratar. Como resultado, o indivíduo passa a ser mais tolerante, enxergando positividade no próximo.

Floral Chicory – o floral para os apegados e ciumentos

Possessividade é a palavra que define um indivíduo que necessita de Chicory. Egoísta, cobra tudo o que faz pelo outro, combinado a um ciúme excessivo. Este floral promove a preocupação com o bem estar alheio e a confiança no próximo.

Floral Rock Water – o floral para inflexíveis mestres de si mesmos

Se anda exigindo muito de si mesmo, repreendendo as suas e as ações de terceiros por uma rigidez excessiva, Rock Water permite viver em harmonia, sem cobranças e com a mente aberta.

Floral Vervain – o floral dos entusiasmados e inflexíveis

Indicado para quem quer convencer a todos com suas próprias ideias, é fanático e luta por causas justas. Este Floral de Bach promove o equilíbrio de todo este entusiasmo, tornando-o mais verdadeiro.

Floral Vine – o floral pra tiranos e pessoas que dominam pela força

Para pessoas com excesso de autoridade, inflexíveis e ambiciosos, Vine as torna líderes compreensivos, que enxerga saída nas situações mais difíceis.


O sistema original de cura por meio de florais também inclui uma fórmula de emergência, chamada Rescue Remedy. Outras combinações previamente misturadas são oferecidas por alguns produtores de florais, porém, elas tendem a ser ineficientes, uma vez que representam misturas generalizadas que não são preparadas individualmente para cada caso.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar