.
Terapia floral no combate às emoções negativas

Terapia floral no combate às emoções negativas

A escolha correta de determinada essência floral pode trazer uma série de benefícios, inclusive no combate às emoções negativas. Esse sistema terapêutico já bastante indicado inclusive pela medicina tradicional, tem como objetivo tratar e fortalecer o indivíduo, para que ele próprio seja capaz de vencer os problemas que atrapalham sua vida.

Além dessa metodologia introduzida pela terapia floral, outros motivos contribuem em muito para que se faça uso das essências, como o fato de não terem praticamente nenhuma contraindicação ou efeito colateral.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

Terapia floral e o tratamento das emoções negativas

Ao pensar em qualquer sistema floral, possivelmente os florais originais de Bach são os primeiros que surgem à mente dos que têm alguma familiaridade com o tema. Criado pelo Dr. Edward Bach na Inglaterra há mais de 80 anos, este é o primeiro e mais popular sistema de essências no mundo, usado como base para outras vertentes.

Os remédios florais de Bach consistem em 38 essências florais, onde cada uma delas pode ser administrada em separado ou combinadas entre si, o que cria uma lista realmente extensa de possibilidades e opções de tratamento.

No caso do controle das emoções negativas, os florais de Bach funcionam basicamente as removendo, inundando o paciente com as energias positivas das flores de uma maneira bem específica.

Imagine-se uma pessoa repleta de inseguranças e tomada pela timidez. Ao fazer uso de um floral direcionado a essa finalidade, ele não estará atacando suas fraquezas, mas sim estimulando sua autoconfiança, florescendo a coragem em seu interior. Ou seja, é a sua própria coragem, sua própria força, quem será capaz de expulsar as inseguranças, graças ao suporte do floral.

Segundo os ensinamentos do próprio Dr. Bach, a verdadeira cura é aquela que trata o indivíduo, não a doença. Ele acreditava que tratar a doença apenas esconderia o problema, solucionando-o de forma paliativa. Para se ter uma cura real e permanente é preciso ajustar e corrigir os problemas que estão no interior do indivíduo. Só assim as causas da doença podem desaparecer.

“Toda pessoa tem uma vida para viver, uma obra a fazer, uma personalidade gloriosa, uma maravilhosa individualidade” – Dr. Edward Bach


Clique Aqui: Como amenizar os efeitos do “jet lag” com florais de Bach


Como escolher seu floral

Para escolher o melhor floral para você ou qualquer outra pessoa, é preciso antes saber quais as emoções negativas que estão evidentes. Porém, como sabemos, esse é um processo muito delicado, difícil e que pode levar muito tempo para que seja capaz de identificar com precisão as emoções e as causas envolvidas.

Sabendo disso, listamos a seguir alguns dos florais mais indicados por profissionais para combater sentimentos proporcionados por emoções negativas. Mas é importante perceber que em nenhum momento uma consulta com um profissional especializado deve ser dispensada.

Os florais aqui descritos se tratam dos mais indicados especialmente por possuírem um bom campo de abrangência, sendo uma ótima opção para remediar a situação enquanto se investiga mais a fundo o problema. Tendo entendido isso, vamos os florais.


  • Rescue Remedy

    Rescue Remedy

    Para aqueles que já têm alguma familiaridade com o mundo dos florais é bem provável que o Rescue Remedy já tenha sido o primeiro palpite. Caso contrário, se não tem a mesma familiaridade, saiba que essa é uma suposição muito certeira. O Rescue Remedy é um floral completo de muitas formas diferentes, estando também muito presente em momento de emoções fortes e negativas, especialmente quando não temos ainda a certeza do que estamos enfrentando.

    Como o próprio nome já indica, esse é um floral emergencial para quando nos encontramos em uma situação realmente difícil e de perigo iminente. Na verdade, um dos motivos desse ser um floral tão indicado para essas situações é devido a sua composição, formada por cinco essências florais distintas.

    Até aqui já é possível perceber o por que de ele ser tão usado e indicado quando enfrentamos momento difíceis e cercados de emoções negativas. Essa e uma fórmula poderosa, capaz de atender e atacar em múltiplas frentes, o que a torna perfeita para quando ainda não podemos fazer uma indicação mais precisa.

    Normalmente, um profissional de florais indica iniciar o uso imediato desse floral para que ele vá combatendo o problema e, principalmente, sirva como um freio ao avanço negativo da situação. Enquanto isso, o profissional pode dar segmento ao seu processo de investigação para descobrir o melhor floral para o paciente.

    Por hora, basta saber que, acima de tudo, este é um eficiente ponto de apoio para começarmos a sair do fundo do poço. Como dissemos, em sua composição encontram-se 5 florais-base, sendo eles:

    – Rock Rose: floral responsável por energizar nosso lado corajoso. Ele vai estimular a vontade de se levantar e lutar seja lá pelo que for, trazendo também uma maior calma mental;
    Impatiens: focando também na calma e na paciência em buscar as devidas soluções para os problemas, esse floral ajuda a pessoa a relaxar e pensar mais claramente e, principalmente, saber esperar pela a ajuda;
    – Cherry Plum: trabalhando também o clareamento mental, esse floral ajuda a trazer luz e eliminar as sombras que estavam turvando os pensamentos, permitindo ter uma visão melhor dos caminhos e alternativas que tem a frente, reduzindo assim a sensação de desespero. O Cherry Plum também reduz aquele medo agoniante da iminência de perder o controle sobre si mesmo;
    – Star of Bethlehem: esse, que é o penúltimo componente, é especialmente útil para aqueles que estão cercados de emoções negativas relacionadas a algum trauma, seja físico ou emocional. Ele ajuda a cicatrizar essas feridas emocionais e superar o trauma de um grande choque – acrescentando que esses traumas podem ser recentes ou muito antigos;
    – Clematis: última essência flora, ele serve como um auxiliar para todos os anteriores, por ajudar que a pessoa esteja lúcida e acordada para se concentrar em sua recuperação. É comum que as pessoas se desliguem em uma forma de defesa quando se encontram acuadas.

Clique Aqui: Terapia floral para tratar a tristeza, o desânimo e a depressão


  • Aspen

    Aspen

    Além do Rescue Remedy e obviamente da possibilidade de utilizar seus componentes florais em separado, ainda temos o floral Aspen como uma excelente escolha para quando se está cercado por emoções negativas – especialmente o medo do desconhecido.

    É muito provável que você já tenha vivenciado alguma situação onde sentiu medo por algo que não sabia exatamente explicar; isso é algo muito comum, por exemplo, nos casos de depressão e síndrome do pânico.

    O floral Aspen é uma ótima sugestão nesses casos, uma vez que ajuda a trazer mais clareza emocional e mental, estimulando a sua percepção de que esse medo provavelmente tem uma escala muito menor do que parece. Seus efeitos acalmam a mente e possibilitam um raciocínio lógico do paciente.

Clique Aqui: Terapia floral para déficit de atenção e hiperatividade


  • Crab Apple

    Crab Apple

    Outro floral que muitas vezes passa desapercebido, mas que segundo profissionais pode ajudar bastante é o Crab Apple. Ele é basicamente um floral para limpeza de emoções negativas, em especial aquelas ligadas a auto rejeição.

    Esse sentimento de rejeição negativa pode acontecer de muitas formas: desde um extremo descontentamento com sua imagem até uma sensação de que existe algo tóxico em si mesmo. Tais condições acabam também por fazer com que o paciente se concentre demais em certos detalhes de maneira obsessiva, se esquecendo do cenário geral.

    O Crab Apple ajuda a combater essa negatividade pessoal ao clarear sua visão e puxar novamente seu foco para o todo. Ao mesmo tempo, também procura ressaltar seus pontos positivos para que, de alguma maneira, se sobressaiam e dissolvam as manchas negativas de sua visão.

    Seu poder de limpeza emocional é reconhecido por muitos profissionais e pacientes. O Crab Apple é também muito versátil e não é nada incomum que seja utilizado junto a cremes e loções para o corpo e o rosto – basta acrescentar o floral e aplicar com a regularidade correta.

Clique Aqui: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

 

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: