.
Florais de Bach para animais: o tratamento para o seu companheiro

Florais de Bach para animais: o tratamento para o seu companheiro

Assim como possuem efeito em seres humanos, os Florais de Bach também podem ser utilizados em animais. Seja para equilibrar um comportamento agressivo, livra-lo de algum medo ou algo que lhe aflija, e até mesmo prepara-lo para receber um novo animal ou criança em casa, os Florais de Bach proporcionarão a harmonia de seu amigo do mesmo modo que trata você e a sua família.

receitas de aromaterapia

Colo selecionar os Florais de Bach para animais?


Sem muitos segredos, os florais podem ser receitados para os animais a partir de uma observação do próprio dono.
Alguma coisa mudou em sua casa ou na rotina do animal? Você observa algo diferente nele ou alguma característica prejudicial ao bem estar? Coloque-se no lugar do bichinho e pense como gostaria que sua vida estivesse para alcançar um total equilíbrio.
A administração dos Florais de Bach para os animais também funciona de maneira muito simples. Por serem essências naturais, existe a possibilidade de superdosagem, minimizando os riscos ao animal, caso sejam prescritos florais desnecessários. Contudo, será mais seguro diluir os remédios em água para minimizar o conteúdo de álcool, especialmente ao utilizar os florais com animais de porte pequeno, como pássaros, por exemplo.
Existem, no entanto, locais que vendem florais sem álcool, normalmente voltados para o tratamento em crianças, animais ou pessoas que preferem evita-lo. O problema é que estes locais costumam ser difíceis de serem encontrados. Informe-se na sua região.

Os Florais de Bach para equilíbrio animal


Assim como na administração para humanos, os florais para animais devem ser utilizados apenas para tratar desequilíbrios de ordem emocional. Existindo algum sintoma físico ou quadro clínico que exija atenção, seja prudente e leve o animal a um médico veterinário. Tratar sintomas físicos com florais pode agravar a situação.
Conheça alguns sintomas emocionais e quais florais podem ser receitados para o tratamento:

Holly: indicado para os animais de temperamento difícil e mau humorados, tornando-os mais dóceis e receptivos;
Impatiens: para os animais agitados, apressados e impacientes, este é o floral ideal. Se o seu bichinho é daqueles que ficam descontrolados ao ouvir o barulho da coleira, que comem rápido e estão sempre inquietos, Impatiens pode resolver. 
Mimulus: se o seu animal é tímido, medroso e está sempre se escondendo, este floral pode torna-lo mais amável e corajoso;
Rock Rose: também indicado para animais medrosos, o Rock Rose pode amenizar o medo relacionado a fogos de artifício, trovões e de sair na rua;
Rock Water: indicado para os animais territorialistas. Se o seu companheiro vive demarcando os locais e possui problemas para ser adestrado, Rock Water pode amenizar estes sintomas;
Scleranthus: este floral é indicado para mudanças de humor, enjoos e para animais com problemas de equilíbrio;
Star of Bethlehem: ajude o seu companheiro a superar um trauma. Este poderoso floral é indicado para animais que sofreram algum trauma relacionado a maus tratos, fome e agressões físicas ou emocionais.
Sweet Chestnut: recomendado para aqueles animais que, por algum motivo, trocam de dono e se recusam a comer;
Vervain: mais uma opção para tratar a hiperatividade. É indicado para aqueles animaizinhos hiperativos, que não param quietos.
Walnut: este é o floral da adaptação. Recomendado para animais com dificuldade para adaptar-se a um novo lar ou após uma castração ou mudança na rotina;
Water Violet: este floral é de grande auxílio para os animais mais solitários e reservados. Transformando-os de arredios para sociáveis;
White Chestnut: se o seu animal tem alguma mania pouco saudável, como a de se coçar, mordiscar ou se lamber, White Chestnut pode ser o ideal para ele.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!